A promotora do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, recebeu ontem denúncias que apontam indícios de irregularidades na contratação da obra da Arena Fonte Nova, impetrada pelo PMDB baiano através do presidente do partido, deputado Lúcio Vieira Lima. Na ação encaminhada pelo peemedebista, notícias veiculadas recentemente pela imprensa e documentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram anexadas, com o pedido de que sejam fiscalizadas as supostas irregularidades na obra. De acordo com o deputado Lúcio Vieira Lima, a omissão do governo do estado em relação à estimativa do custo global do empreendimento, bem como a hipótese da falta de documentação que comprove a regularidade do empreendimento, foram os principais motivos para que o PMDB tomasse esta atitude.
LDO é aprovada em comissões da Assembleia
Após discussões que acirraram os ânimos entre as bancadas do governo e oposição, foi aprovado ontem, em uma reunião conjunta nas Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, da Assembleia Legislativa, o parecer da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – projeto do executivo que estabelece os princípios que vão nortear a elaboração do orçamento para o próximo ano. Durante o debate, oposicionistas, insatisfeitos com o não acatamento pelo relator do projeto, Joseildo Ramos (PT), das emendas apresentadas pela bancada, radicalizaram nos discursos e expuseram o que consideram as fragilidades do atual do governo. Apesar da avaliação negativa das emendas, o líder da maioria, Zé Neto (PT), admitiu a possibilidade de que uma delas seja novamente analisada e adicionada à matéria. Segundo ele, após passar nos colegiados, a LDO já pode ser apreciada no Plenário da Casa, na próxima semana.
Motorista de ônibus é baleado a caminho do trabalho
Um motorista de ônibus foi baleado no lado direito do tórax, por volta das 6h desta quarta-feira, quando estava indo trabalhar, na Ladeira da Paz, no bairro de Cosme de Farias, de acordo com informações de uma agente do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), na Vasco da Gama. A vítima identificada como Gilmar Gomes de Lima, que aparenta ter cerca de 40 anos, trabalha para a empresa Vitral. A agente do posto policial da unidade hospitalar informou que não sabe se o homem foi levado por populares ou por uma viatura da polícia militar que cobre o bairro. O motorista segue internado e não há informações sobre o seu estado de saúde.
Bombeiros baianos só podem apagar fogo até o 6º andar
O corpo de bombeiros de Salvador não tem estrutura para apagar incêndios em prédios com mais de seis andares. Os equipamentos de segurança são de uso coletivo, quando deveriam ser individuais. Cilindros de oxigênio estão vencidos. Apenas das viaturas de Autobusca de Salvamento (ABS) atendem à Grande Salvador. Estes são alguns dos problemas enfrentados todos os dias pelos bombeiros, conforme depoimento de militares ouvidos ontem por A Tarde (alguns avaliam até que o limite seja de três andares) e que preferem manter o anonimato.
Ameaça do tráfico fez prefeitura suspender ação de militares contra dengue
A suspensão da participação do Exército no combate à dengue em Salvador foi causada pelas ameaças aos agentes de endemia por traficantes após a primeira ação dos militares na capital baiana. Ontem, ao anunciar que soldados do Exército voltariam a trabalhar no combate ao mosquito, restritos porém aos focos na construção civil, a Prefeitura de Salvador confirmou a intimidação sofrida pelos agentes. Em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação, a Prefeitura de Salvador explica que, com a decisão, “pretende evitar que os agentes de endemias sofram ameaças por atuação nas áreas de maior criminalidade, uma vez que os bandidos, muitas vezes, ameaçavam os profissionais por conta da presença do Exercito”. Mesmo tendo agendado a participação dos soldados do Exército em três mutirões, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acabou cancelando a prática depois do primeiro e único dia de trabalho, que ocorreu em Tancredo Neves. De acordo com agentes que trabalharam junto aos militares, no dia seguinte à ação com os soldados, eles foram ameaçados por bandidos armados.
Guardas municipais iniciam paralisação de 72 horas hoje
Em assembleia realizada ontem a Guarda Municipal de Salvador decidiu paralisar suas atividades por 72 horas a partir desta quarta-feira. A paralisação tem o objetivo de convocar a prefeitura de Salvador para negociar sobre a situação dos Guardas Municipais que ainda não foram contratados pelo município. A assembleia aconteceu com membros do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador – Sindseps e a Associação dos Guardas Municipais – Asguard. Em 13 de maio, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município o decreto de nº 21.749, anunciando novas regras para avaliação de servidores que estão em estágio probatório e não especificou quais serão as normas, nem os prazos que serão utilizados para avaliar os guardas municipais. Por isso, os agentes decidiram parar as atividades.