Os agentes da Delegacia Especializada de Proteção ao Turista de Porto Seguro (Deltur), do município de Porto Seguro, identificaram o homem acusado de ter roubado um casal de turistas em uma praia do município e ter postado o vídeo do crime no YouTube. Segundo informações do policial de plantão, na manhã de quinta-feira, uma equipe coordenada pelo Delegado Ricardo Feitosa tentou prender Renei de Sá Santos, 19 anos, que conseguiu fugir. Renei estava em sua casa, onde mora com os pais, em Arraial D’ajuda, quando a equipe chegou com uma viatura não padronizada, para não provocar a desconfiança do acusado. Apesar do cuidado da polícia, Renei percebeu o cerco e fugiu por um matagal. O acusado abandonou na fuga duas mochilas com vários objetos – máquinas, relógios e óculos – que seriam das vítimas. “Ele não roubou apenas o casal, mas também outras pessoas”, disse o policial. O delegado pedirá a prisão preventiva de Renei. Segundo a polícia, uma pessoa, que não teve o nome revelado, viu o vídeo e identificou o assaltante pelo seu perfil no Facebook. Após a denúncia, a polícia civil foi comunicada e partiu para a busca do acusado que, no momento, está foragido.
Fábrica da Azaleia pode deixar a Bahia e demitir 18 mil
A fábrica da Vulcabras/Azaleia, localizada em Itapetinga, ameaça deixar a Bahia e se instalar em Nova Délhi, capital da Índia. Com isso, cerca de 18 mil pessoas serão demitidas. A empresa já dispensou três mil funcionários nos últimos sete meses, de acordo com cálculo da prefeitura de Itapetinga, onde fica a matriz. A fábrica tem filiais em outros 13 municípios baianos. Em maio, a Vulcabras também fechou uma unidade em Parobé, no Rio Grande do Sul, anunciando que levaria a produção para a Índia. O principal atrativo para a empresa é o salário de um operário na capital indiana, que é de cerca de US$ 85.
PF vai investigar invasão de e-mails de Dilma
A Polícia Federal abriu inquérito ontem para investigar a invasão do correio eletrônico e a violação de e-mails da presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral do ano passado. O crime teria sido cometido por um rapaz de 21 anos, segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”. Ele teria copiado cerca de 600 mensagens da presidente e tentado vender o material para políticos de oposição. Entre os políticos procurados está o ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Fraga examinou parte das mensagens, mas rejeitou a proposta. Um das conversas entre o ex-deputado com o hacker foi gravada. O hacker teria copiado também três mil e-mails do ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu. Uma das mensagens interceptadas faz parte de um diálogo entre o ex-ministro e o escritor Paulo Coelho. O rapaz teria invadido o correio eletrônico de outros influentes políticos em busca de informações comprometedoras. Entre os e-mails da presidente que teriam sido violados está uma troca de mensagens entre ela e o presidente de um banco. Em outro e-mail constam informações sobre a saúde da presidente.
ONU aumenta pressão contra Brasil para investigar tortura
A ONU reforçou, agora de forma mais contundente, os pedidos para que o Brasil inicie investigações imediatas sobre a tortura nos anos da ditadura. A organização pede ao País para abandonar sua posição em relação à lei de anistia e também para abrir os arquivos militares. A nova declaração foi feita por Navi Pillay, número 1 da ONU para Direitos Humanos.
Homem lança droga em delegacia e acaba preso
Viciado em crack assumido, Nailton Alves dos Santos, 25 anos, foi preso por policiais civis na tarde desta quinta-feira, 30, logo após arremessar dois pacotes de maconha direto no pátio onde ficam detentos do Complexo Policial dos Barris. Segundo o delegado Carlos Henrique Lins, plantonista da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), que funciona no complexo, Nailton disse que receberia R$ 10 para realizar a entrega da droga. “Em depoimento, ele relatou que a mulher de um tal de Ratinho, que seria um dos presos, o procurou com a proposta”, confirmou o delegado. Por volta de 15 horas, investigadores saíam da 1ª Delegacia Territorial, também no complexo, quando avistaram Nailton atirando os pacotes pelo gradil que cobre o pátio da carceragem. O rapaz foi detido e encaminhado à DTE, onde acabou autuado por tráfico de drogas. Conforme o delegado, Nailton já responde a outro inquérito pelo mesmo tipo de delito.