Um adolescente de 16 anos foi apreendido por volta das 5h30 desta quinta-feira, no município de Buerarema, no sul da Bahia, acusado de ter sequestrado uma funcionária da Coelba. Segundo a polícia, por volta das 20h30 de ontem, o carro da vítima, um Peugeot, de cor prata, placa NTN-2972, foi tomado de assalto em frente a sua casa, no bairro Castélia, em Itabuna. Maria Luiza Azevedo Nobrega, de 52 anos, foi levada pelos criminoso, mas conseguiu fugir após pular do veículo. Com a fuga, o adolescente acabou batendo o carro nas proximidades de um posto de combustível e abandou o carro, que foi apresentado na Delegacia de Buerarema. Na manhã de hoje, uma guarnição da PM foi solicitada por passageiros de um ônibus, que suspeitaram de homem que estava no interior do coletivo. A polícia chegou no coletivo e abordou o suspeito. Com o adoçescente W. S. S., menor foi encontrado um revólver calibre 32, sem numeração aparente. Ele confessou ter praticado o roubo. O adolescente contou em entrevista a uma rádio que pediu resgate de R$ 10 mil à vitima para fazer cirurgia no olho. O jovem que usa um tapa olho foi baleado há alguns meses, quando praticou um assalto. O acusado que confessou ter matado cinco pessoas disse que não atirou contra Maria porque não quis. Ele ficará a disposição do Ministério Público.
Paulo Afonso: Homem é preso acusado de prática ilegal da medicina
Um homem foi preso na tarde de quarta-feira, por agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de Paulo Afonso, acusado de prática ilegal da medicina. A prisão ocorreu por volta das 17:30h, no Km 1, da BR-110, durante abordagem ao veículo Fiat Uno, de placa HVV-9905/CE, que estava com cinco funcionários de uma ótica sediada em Fortaleza/CE. Durante a fiscalização, os policiais constataram que Leandro Lopes de Souza, de 25 anos, que se identificou como sendo “técnico em óptica e optimetria”, realizava exames optimétricos em diversas cidades, diagnosticando problemas visuais e indicando aos pacientes o uso de óculos com lentes de grau, comercializados pelos seus funcionários. O suspeito disse que estava autorizado pelo Decreto Federal 20.931/32 e pela Portaria 397/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego a realizar tais exames diagnósticos e receitar a utilização de óculos de grau. Porém, segundo a PRE, a autorização não existe e a proibição pode ser reforça no disposto pelo Art. 13 do Decreto 24.492/34, que diz: “Art. 13 – É expressamente proibido ao proprietário, sócio gerente, ÓTICO PRÁTICO e demais empregados do estabelecimento, escolher ou permitir escolher, indicar ou aconselhar o uso de lentes de grau, sob pena de processo por EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA, além das outras penalidades previstas em lei”. Diante da ilegalidade, o técnico foi conduzido à Polícia Judiciária local.
Dilma cobra aviso sobre operação da Polícia Federal
Surpreendida pela operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, a presidente Dilma Rousseff cobrou do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, informações mínimas para não ter de acordar a cada dia com uma nova crise. Como no governo Lula (2003-2010), a presidente quer ser avisada com antecedência sobre as operações. Além dos conflitos na base aliada e da crise econômica, Dilma não quer ser surpreendida por crises políticas criadas pelas operações da PF que interfiram no dia a dia do governo. Sobre o uso de algemas nas prisões dos secretários do Ministério do Turismo – uma reclamação dos parlamentares -, a PF disse que seguiu a regra legal: os presos só foram algemados na hora do embarque para Macapá. O manual da polícia não permite transportar presos como se estivessem fazendo uma viagem aérea comum.
Procuradoria quer chamar Dilma para falar de tortura
O Ministério Público Federal estuda pedir o depoimento da presidente Dilma Rousseff em ação contra quatro ex-agentes da ditadura militar acusados de torturar presos políticos na Oban (Operação Bandeirantes). Ela pode ser ouvida como testemunha de acusação contra Maurício Lopes Lima, capitão reformado do Exército que atuou no órgão. Em audiência na Justiça Militar quando estava presa pelo regime, em 1970, a presidente o apontou como “um dos torturadores da Oban”. “O testemunho de Dilma pode ser relevante, porque ela é uma das vítimas que reconheceram os réus como torturadores”, diz a procuradora Eugênia Gonzaga. Na segunda-feira, a juíza federal Taís Gurgel, da 4ª Vara Cível de São Paulo, deu ao Ministério Público 15 dias para informar as provas que pretende colher na ação.
Ladrões capotam carro após serem perseguidos por taxistas
Três homens capotaram um táxi tomado de assalto após serem perseguidos por taxistas, na Avenida Centenário, em Salvador, na madrugada desta quinta-feira. De acordo com informações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, os bandidos realizaram um primeiro assalto a um motociclista, também nas imediações da Centenário e, em seguida, levaram o táxi e o taxista no segundo assalto da madrugada. Minutos depois, o taxista foi liberado e os assaltantes seguiram pela avenida. Ao perceber que o veículo havia sido roubado, os colegas do taxista iniciaram uma perseguição. Na fuga, os bandidos capotaram o táxi e conseguiram fugir a pé. Policiais fazem buscas pelos suspeitos.