Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Homem é baleado dentro de carro enquanto passava próximo a tiroteio em Portão

Um homem foi vítima de bala perdida durante uma troca de tiros entre traficantes por volta das 20h deste domingo, em Portão, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da 34ª Delegacia (Portão), o homem passava de carro na rua Queira Deus quando dois grupos de traficantes iniciaram uma intensa troca de tiros. Amaro dos Santos, 49 anos, acabou sendo atingido no pescoço na hora que passava em meio ao tiroteio. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.


Juros em queda favorecem financiamentos

O consumidor deve terminar o ano com a oferta de taxas de juros ainda mais baixas que as atuais para a concessão de crédito e aquisição de bens e veículos. Com a redução da taxa Selic divulgada no final de outubro pelo Banco Central, de 12% para 11,5% ao ano, bancos acompanharam o ritmo e também diminuíram as taxas de juros. A previsão é que os juros continuem caindo até o final deste ano. “Com certeza, (os juros) vão cair em dezembro, e depois, no ano que vem, estas quedas vão depender dos cenários externo e interno”, afirma o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro.

Caminhada do Hospital Roberto Santos é aprovada também pela população
Não foram só os servidores do Hospital Geral Roberto Santos que curtiram a I Caminhada do HGRS Rumo à Qualidade de Vida. Quem estava hoje pela manhã no Dique do Tororó também se beneficiou e pediu mais. Foi o caso da vendedora Maria Estela, que trabalha há dez anos no Dique como ambulante e conferiu seu nível de glicemia. “Vocês deveriam fazer sempre essa atividade aqui, ao menos uma vez por mês. Vejo muita gente passar mal quando está caminhando, sem se alimentar adequadamente, e não tem esse apoio”, afirmou. O peruano José Manoel, professor de Espanhol, que engrossou a fila dos que conferiam o nível de açúcar no sangue e também peso e medida, também ficou satisfeito. “Excelente, uma coisa formidável. Na rotina, nem sempre temos acesso, mas isso muda quando temos perto de nós. Descobri que estou em grau I de obesidade e necessito fazer um tratamento, me cuidar. Deus queira que seja contínuo, não apenas um dia no ano”, disse Manoel. A caminhada reuniu centenas de integrantes dos mais diversos setores do HGRS, como mais uma ação em comemoração ao Dia do Servidor Público, transcorrida no final de outubro.

Marco Aurélio, Joaquim Barbosa e Toffoli estão entre ministros mais lentos do STF

Dados do projeto Meritíssimos, da Transparência Brasil, mostram que três dos dez ministros em atividade no Supremo Tribunal Federal (Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Dias Toffoli) acumulam, sozinhos, 50% dos 64,4 mil processos que permanecem sem resolução na Corte (congestionamento). No caso de Dias Toffoli, a quantidade elevada se deve ao fato de ele ter “herdado” mais de dez mil processos que o ex-ministro Menezes Direito deixou sem resolução quando morreu, em 2009.

No caso dos ministros Joaquim Barbosa e Marco Aurélio, o acúmulo de processos mantidos sem decisão resulta de um desempenho marcadamente mais lento desses ministros em comparação com seus colegas.

Enquanto ministros como Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello demoram cerca de 60 semanas, em média, para decidir sobre processos do ramo Tributário, Barbosa demora 114 semanas e Marco Aurélio, 82.

Os ministros do STF têm desempenhos bastante variáveis conforme o ramo do Direito e a classe processual (o tipo de processo). Na importante classe das Ações Diretas de Inconstitucionalidade, por exemplo, os ministros Cezar Peluso, com média de 219 semanas, e Celso de Mello, com 218 semanas, são cerca de duas vezes mais lentos do que Ellen Gracie (102) ou Gilmar Mendes (98).

Relatório com denúncias contra mineração de urânio na Bahia será lançado sexta na UFBA

O “Relatório da Missão Caetité: Violações de Direitos Humanos no Ciclo do Nuclear” será apresentado pela socióloga da PUC-SP, Dra. Marijane Lisboa, relatora para o Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Dhesca Brasil (Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais), às 14 horas, do dia 25 próximo (sexta-feira), no auditório do Instituto de Geociências da UFBA, numa realização do “Geografando nas sextas: o campo baiano em debate”. Em Salvador, o evento é promovido pela Pós-Graduação em Geografia, Mestrado em Economia/Projeto GeografAR da UFBA e Rede Brasileira de Justiça Ambiental e contará com depoimentos de representantes das comunidades atingidas e de trabalhadores. A apresentação do relatório acontecerá também em Caetité (26/11) e Vitória da Conquista (28/11).
O documento aponta os danos causados à saúde de trabalhadores e população, ao meio ambiente e à economia da região pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que, em Caetité (Ba), a 750 KM de Salvador, opera a única mineração de urânio ativa na América Latina. A INB instalou-se no município em janeiro de 2000 e é responsável pela extração e transformação do mineral em concentrado de urânio, principal matéria prima do fabrico do combustível atômico para as usinas nucleares de Angra 1 e 2, no Rio de Janeiro.