A pouco mais de um mês para o início das obras de requalificação da Ceasinha, o governador Jaques Wagner (PT) conversou com a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Rubina Moraes, além de outros comerciantes que integram a diretoria da instituição. “Vocês podem ficar tranquilos, porque ninguém será prejudicado”, disse o governador. Rubina Moraes resolveu procurar pessoalmente o governador depois que a diretoria da Ebal se recusou a entregar uma cópia da minuta do contrato de ocupação do mercado provisório. “O nosso departamento jurídico analisou o contrato inicial e sugeriu algumas modificações. No entanto, a Ebal não quer nos entregar a cópia e, ainda por cima, pediu para o gerente da Ceasinha intimidar os permissionários a assinarem o novo contrato”, afirmou Rubina Moraes. No entanto, segundo a associação, mais de 85% dos atuais permissionários se recusaram a assinar o documento. “Nós apenas queremos analisar detalhadamente todas as cláusulas e passar a informação correta para os nossos associados”, disse o advogado da associação, Daniel Ribeiro. Os deputados federais Nelson Pelegrino, pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, e Amauri Teixeira, também prometeram aos permissionários que os direitos dos comerciantes estão garantidos no novo estabelecimento. “Nós, que estamos aqui há mais de 30 anos, queremos manter o mesmo espaço que temos hoje”, disse Rubina Moraes.
Após tratamento, Lula retorna à rotina de trabalho
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachou hoje pela primeira vez, desde a descoberta de um câncer na laringe, na sede no Instituto Lula, na capital paulista. O petista acatou recomendação da equipe médica, que, nas últimas semanas, vinha insistido para que ele saísse mais de casa, se distraísse mais e até despachasse no instituto. O ex-presidente, que se mostrava nos últimos dias avesso a essa ideia, decidiu aceitar o conselho médico. O petista chegou ao prédio do instituto por volta das 14 horas, tendo permanecido no local até o final de tarde. O ex-presidente, que tem se recuperado bem das sessões de quimioterapia, reuniu-se com a diretoria do Instituto Lula e recebeu o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Lula deverá retornar na próxima semana ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para a realização de um exame clínico com o objetivo de verificar se o tratamento a que está sendo submetido contra o câncer obteve os resultados esperados. A voz do ex-presidente, segundo os médicos, tem aos poucos voltado ao normal, não havendo mais a presença da rouquidão verificada após o primeiro ciclo de quimioterapia, no início de novembro. “O que sugere que a doença está regredindo”, avaliou um dos médicos, relatando também que o petista tem enfrentado melhor os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia, como fadiga e enjoo.
Manifestantes invadem Assembleia do PR e rasgam ordem do dia
Manifestantes ligados a sindicatos e movimentos estudantis invadiram nesta segunda-feira o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, durante votação de projeto que regulamenta a contratação de Organizações Sociais para gerir serviços públicos. O projeto, proposto pelo governador Beto Richa (PSDB), é classificado como “uma forma de privatizar o Estado” pelos sindicalistas e estudantes. O grupo, formado por cerca de 300 pessoas, invadiu o plenário no inicio da votação, por volta das 17h. Eles tomaram os assentos dos deputados, rasgaram a ordem do dia e jogaram os papéis sobre os deputados.
Motociclista fica ferido em acidente no bairro de Pernambués
Um motociclista ficou ferido em um acidente no início da noite desta segunda-feira na rua Noma Pompílio Bittencourt localizada no bairro de Pernambués. Segundo informações da Central de Polícia e do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), a vítima identificada apenas como Gildázio, 33 anos, teve ferimentos leves. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o HGE, onde continua internado. O motociclista se chocou com um veículo por volta das 17h30. Um segundo acidente foi registrado pela Central de Polícia. Um pedestre foi atropelado nas proximidades da Estação Mussurunga por volta das 16h50. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o atendimento e encaminhou a vítima para um hospital, de nome não divulgado.
Relatório do Plano Nacional de Educação quer 8% do PIB para o setor
O deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR) apresentou, nesta segunda-feira, seu relatório ao projeto que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). Em seu relatório, o deputado sugeriu o aumento do investimento público em educação dos atuais 5% para pelo menos 8% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos. A proposta do governo previa o aumento para 7%. A partir de agora, os deputados têm um prazo de cinco sessões da Câmara para apresentarem emendas ao projeto. Vanhoni espera que a proposta seja votada em plenário ainda neste ano. Embora aumente a meta inicial do governo em investimentos, o relatório do deputado sofreu críticas da oposição. ”O deputado Vanhoni demorou tanto para apresentar o relatório do novo PNE e o resultado veio muito tímido. Apenas 8% do PIB para financiar o setor”, disse o deputado Ivan Valente (PSOL-RJ).