A União tenta recuperar R$ 302,9 milhões desviados do Ministério da Saúde há 20 anos, segundo auditoria concluída pela pasta em 1995. A verba foi repassada ainda no governo Fernando Collor, mas a cobrança só foi feita no ano passado pela CGU (Controladoria-Geral da União). A quantia encabeça os pedidos de devolução de verbas federais realizados pelo órgão em 2011, de acordo com balanço divulgado na quarta-feira. A CGU estima em quase R$ 1,8 bilhão o valor potencial que pode retornar aos cofres públicos após a conclusão 744 processos de tomadas de contas especiais em 2011. Os processos foram encaminhados para o TCU (Tribunal de Contas da União) para julgamento. O advogado da União Tércio Tokano disse que os danos são “imprescritíveis” e que a cobrança pode ser feita mesmo depois de 20 anos das irregularidades.
Mais de 20 cidades baianas estão na lista dos 184 destinos da Copa
O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira uma lista com 184 destinos turísticos em municípios distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas, por via aérea, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. No caso da Bahia, mais de 20 cidades estão na lista de locais para serem visitados. De acordo com o ministério, o objetivo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. No tiotal, foram indicados lugares distribuídos entre 21 estados. Na Bahia, as cidades selecionadas para receberem os investimentos foram: Salvador, Camaçari, Conde, Jandaíra, Mata de São João, Ilhas da Baía de Todos os Santos, Boipeba, Maraú, Morro de São Paulo, Itacaré, Canavieiras, Parque Nacional da Cha´pada da Diamantina e entorno, Maraú, POrto Seguro, Curuípe, Caraiva, Santa Cruz de Cabrália, Prado e Caravelas.
Começa nesta sexta matrícula de alunos novos na rede municipal
Os pais que pretendem garantir uma vaga para o filho nas escolas municipais podem matricular o estudante a partir desta sexta-feira. O cronograma de matrícula prevê uma data específica para cada série. O processo será finalizado em 20 de janeiro com o cadastro de alunos novos para o Segmento da Educação de Jovens e Adultos. A matrícula pode ser feita em qualquer uma das 421 unidades de ensino independente de onde o aluno pretende estudar. A população pode verificar as escolas que ainda têm vagas através do Mapa Digital da Educação, disponível no site da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).
Ministro da Integração quer prestar esclarecimentos na Câmara
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), afirmou nesta quinta-feira, no Rio, que está à disposição para prestar esclarecimentos à comissão representativa do Congresso Nacional sobre os repasses de recursos do ministério para prevenção de desastres. Bezerra sugeriu falar aos parlamentares às 10h da próxima terça-feira. A declaração foi uma resposta à iniciativa do líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, de apresentar um requerimento de informações sobre o fato de o Estado de Pernambuco, base política do ministro, ter sido o principal destinatário dos recursos da pasta em 2011. “A defesa civil tem que ser levada com muita seriedade, muita correção, e nós estamos à disposição dos representantes do Congresso Nacional, que são os representantes do povo, para que a gente possa prestar todos os esclarecimentos possíveis”, afirmou o ministro.
Autuado perito que matou vigilante em Ipitanga
O perito criminalístico Urandi Alves de Santana, 52 anos, que assassinou com um tiro na cabeça o vigilante José Erlon Oliveira da Santana, 32, na noite de quarta-feira, 4, no condomínio onde reside, em Ipitanga, foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e permanece custodiado na Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) à disposição da Justiça. Moradores do local informaram que Urandi disparou um revólver calibre 38 apenas por ter se incomodado com o som do apito utilizado pelo vigilante nas rondas pelo condomínio. Investigadores da 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas), com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar evitaram que os vizinhos, revoltados com o crime, invadissem a casa do perito, conduzido para a Correpol, no Rio Vermelho, por volta de 22h30min. Interrogado pelos delegados Jackson Carvalho e Rejane Dourado, o acusado se recusou a falar sobre o homicídio. Segundo a corregedora chefe, Iracema Silva de Jesus, o crime foi cometido por motivo fútil e sem que a vítima tivesse chance de defesa.