Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Hoje no Bahia Notícias

Secretário da Fazenda usa contas da Coelba para pegar caloteiros de IPTU

Foto: Valter Pontes / Divulgação

"Importado" de São Paulo, o futuro secretário da Fazenda de Salvador, Mauro Ricardo Costa, assumirá o cargo em janeiro com uma missão preestabelecida em conjunto com o prefeito eleito ACM Neto (DEM): fechar o cerco contra os caloteiros do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a coluna Satélite do Correio desta segunda-feira (24), o novo titular da Sefaz já pediu o cadastro dos consumidores de energia da capital à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Ele pretende cruzar os dados das contas de luz com a lista de inadimplentes da prefeitura. Se for identificado que um cliente tem pago a tarifa elétrica, mas deve o IPTU, bingo. Fiscais baterão à sua porta para cobrar o tributo as fim de abastecer os cofres municipais. Atualmente, estima-se que o montante a receber é da ordem de R$ 7 bilhões.


Saúde de Chávez melhora gradualmente, diz vice-presidente da Venezuela

Após 12 dias da cirurgia do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica, ele se recupera gradualmente, segundo o vice-presidente da República e chanceler, Nicolás Maduro. De acordo com Maduro, as orações das pessoas "complementam" o trabalho dos médicos. Chávez está em Havana, Cuba, onde se submeteu à cirurgia e segue o tratamento pós-operatório. Não há previsão de alta. "Em um momento tão bonito, de recolhimento, meditação, reflexão, nossa mente está sempre em oração para acompanhar o nosso presidente nesse processo de luta pela vida, que está se consolidando a cada dia e que nos enche de felicidade. Chávez sabe que está recebendo as orações e elas complementam o trabalho de uma equipe médica que, podemos dizer, é a melhor do mundo, do ponto de vista científico, acadêmico e de prática clínica", disse Maduro. Chávez foi operado no último dia 11, em Havana. Antes de viajar, fez um pronunciamento à nação, informando que o câncer havia reincidido e pediu o apoio da população para que, na sua ausência, Maduro seja confirmado o novo presidente. Porém, pela Constituição da Venezuela, se Chávez não retornar ao poder, será necessário realizar novas eleições. As incertezas sobre a saúde de Chávez provocaram vários debates políticos na Venezuela. No próximo dia 10, está marcada a posse do presidente, que foi reeleito em outubro.


Brasileiro confia mais no Supremo do que no Congresso, diz Ibope


Presidentes Joaquim Barbosa (STF) e Marco Maia (Câmara) | Foto: Wilson Dias/ABr

O índice de confiança do brasileiro no Supremo Tribunal Federal (STF) é 19 vezes maior do que o registrado para o Congresso Nacional, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada neste domingo (23). Segundo os números, a avaliação da opinião pública, em uma escala de 0 a 100, é de 54 para o STF contra 35 da Casa de Leis. Os dois poderes vivem atualmente em conflito, uma vez que deputados e senadores da base aliada não aceitam o julgamento do mensalão pela Corte, que condenou 22 integrantes do esquema à prisão. Apesar da avaliação positiva, há diferença no grau de confiança no STF conforme as regiões do país. Segundo o levantamento, o dado é mais elevado entre os mais ricos (60 pontos entre quem tem renda familiar superior a 10 salários mínimos), os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (60 pontos) e os que têm 50 anos ou mais de idade (56 pontos). Outras instituições também foram avaliadas: Corpo de Bombeiros – sempre campeão (83), meios de comunicação (60), sistema eleitoral (54), Justiça (47), polícia (40) e, na lanterna, partidos políticos (29), única entidade atrás dos deputados e senadores. Foi a primeira vez que o estudo incluiu o Supremo.


Ocorrências com animais venenosos aumentam 30% em períodos de chuva e calor


Jararaca é campeã de acidentes | Foto: Butatan

Os acidentes com animais peçonhentos aumentam 30% no período de calor e chuvas, sobretudo de dezembro a março. Os dados, divulgados pelo Instituto Butantan, demonstram que as ocorrências mais comuns são as picadas de cobras venenosas e de escorpiões. “No Brasil, a espécie mais comum nos acidentes é a jararaca, em função da quantidade e variedade de espécies que o país tem. Em segundo lugar vem a cascavel. A jararaca causa mais acidentes, mas é a que menos mata, apesar de deixar sequelas às vezes graves. A cascavel, apesar de causar poucos acidentes, é a que mais mata”, explica o biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, ao salientar que os óbitos decorrentes de ataques de cascavel ocorrem devido ao tipo de ação do veneno, que pode provocar insuficiência renal aguda. Segundo Puorto, em caso de a pessoa ser vítima de cobras, deve-se lavar o local da picada só com água e sabão, ingerir bastante água e procurar imediatamente o serviço médico. “Em hipótese alguma, por mais que seja prática comum, deve-se amarrar, cortar, sugar ou colocar qualquer outro tipo de produto sobre o local do acidente, ou beber qualquer outro líquido que não seja água”, alertou. Para evitar os acidentes, o Butantan recomenda manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios; aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas; vedar soleiras de portas com sacos de areia ou friso de borracha; colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e ralos de chão com tela ou válvula apropriada. Informações da Agência Brasil.