segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Hoje no Bahia Notícias
Sarney diz que não disputará cargos a partir de 2014
Foto: Agência Brasil
2013 deverá ser o último ano de atividade política de um dos mais longevos políticos brasileiros, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em entrevista à Folha, o ex-presidente da República (1985 a 1990) reafirmou o mesmo discurso de quando assumiu o comando do Parlamento. “Eu, na minha idade, não posso jamais pensar em ser candidato novamente ao Senado”, garantiu. Apesar de ter seguido o contrário, o peemedebista defende uma mudança na lei para regular o comportamento de ex-presidentes da República. "Nós devíamos ter, no Brasil, uma legislação que não permitisse a nenhum ex-presidente da República que voltasse a qualquer cargo eletivo", sugere. Sarney também defende uma mudança no sistema de governo para o parlamentarismo. "Até lá, nós vamos viver baseados na qualidade do presidente da República de manter o país estável", acredita.
SP: PV ameaça entregar secretaria antes mesmo da posse
Futuro secretário já é o segundo nome sugerido |Foto: Divulgação
O PV, partido que comandará a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, realiza uma reunião de emergência nesta segunda-feira (31), às 10h, para decidir se deixará o governo do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) antes mesmo de seu início, nesta terça (1º). Na sexta (28), o futuro secretário de Governo, Antonio Donato, anunciou que a vistoria veicular terá de ser feita a cada dois anos, a partir de 2013. O PV defende a manutenção do modelo atual, que é anual. A sigla argumenta que a inspeção veicular "salva vidas" e que seu modelo de testes anuais não pode ser alterado, como quer Haddad. O programa só será obrigatório para veículos com cinco anos ou mais de fabricação. A nova proposta chegará ao Legislativo no dia 1º de fevereiro. "Eu comparo a inspeção veicular ao cinto de segurança. Ela salva vidas. Sou totalmente favorável. Vamos agora conversar com o partido. A inspeção deu certo no mundo inteiro, por que só no Brasil não vai dar?", disse no domingo (30) o vereador e [ex] futuro secretário Ricardo Teixeira. O edil, que até 2011 era filiado ao PSDB, foi o segundo nome do PV indicado pelo petista para comandar a pasta, responsável pelo programa citado. Antes, o vereador Roberto Tripoli (PV) já havia declinado do cargo duas semanas após ser confirmado por Haddad.
Ferry Rio Paraguaçu volta à operação após liberação da Marinha
Foto: Evilásio Júnior/ Bahia Notícias
A travessia marítima Salvador-Bom Despacho foi reforçada, no final da tarde deste domingo (30) com a chegada do ferry Rio Paraguaçu. Após receber dois relatórios negativos da Marinha, a embarcação passou por ajustes e foi liberada para navegação. Com o reforço, são quatro ferries (além do Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anna Nery) que trafegam no esquema de bate e volta durante 24h. De acordo com informações da Agerba, que administra o sistema ferry boat, ainda não é possível estimar a redução do tempo de espera para embarque com a liberação da embarcação. Problemas na estrutura do Rio Paraguaçu, que comprometeriam a segurança dos passageiros, fizeram com que a Marinha impedisse que o ferry voltasse às atividades.