terça-feira, 12 de março de 2013
Hoje no Bahia Notícias
Telexfree vira febre, mas metade de município baiano já caiu no esquema em 2009
Empresa americana fundada em 2002, a Telexfree tem se tornado uma febre por prometer enriquecimento rápido para os que se associarem, fizerem publicidade e prospectarem novos “divulgadores” para a marca. No entanto, órgãos públicos desconfiaram que se tratava do esquema de pirâmide e a Telexfree tornou-se alvo de investigações pelos Ministérios Públicos de quatro Estados (AC, BA, ES e MT), além do Procon-PE. Esse método consiste em um negócio que oferece chances milagrosas de lucro – desde que o interessado invista uma quantia no empreendimento e traga outras pessoas para participar. O sistema é considerado insustentável e funciona à base de novos investidores. Os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar ao recrutar outros participantes. No entanto, quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, pois depende dos investimentos posteriores. Sem novos investimentos, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo. Apesar de a Telexfree ser novidade, quase metade da população do município de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, já foi prejudicada em 2009 com o sistema de pirâmide, na época chamado de Caixa Cooperativa.
Obras do Porto de Salvador serão finalizadas em agosto, diz Codeba
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informou que as obras de requalificação do Porto de Salvador, que fazem parte dos projetos de infraestrutura para a Copa do Mundo, serão finalizadas em agosto. Segundo a companhia, 40% do cronograma já foi executado. O estágio atual inclui a colocação da cobertura metálica da estação de passageiros, além da conclusão da estrutura de concreto, pavimentação e urbanização da esplanada que permitirá a vista aberta da Baía de Todos os Santos. Com investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, as obras são efetuadas pela Codeba, em parceria com a prefeitura de Salvador – responsável pelo projeto básico – e o governo estadual, que elaborou o projeto executivo de engenharia. A conclusão das obras marcará também uma nova etapa do processo de revitalização do bairro do Comércio.
Homem é morto a tiros em Lauro de Freitas
Um homem foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (11) em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Ivanildo Santos de Moura, de 29 anos, foi atingido várias vezes dentro de casa, na Lagoa dos Patos, próximo a um bar, de acordo com a polícia. Ainda não há informações sobre a autoria do crime. Socorrida para o Hospital Menandro de Farias, a vítima já chegou ao local sem vida. A 23ª Delegacia deve investigar o caso. Informações do Correio.
Salvador tem 58% dos ônibus acessíveis; cidades têm até 2014 para cumprir legislação
por Bárbara Souza
Até 2014, ônibus de todo o país têm de ser acessíveis
Até dezembro de 2014, a infraestrutura e a frota de veículos de transporte coletivo rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal e interestadual devem estar totalmente acessíveis. A determinação consta do decreto presidencial 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dispositivo estabelece o prazo de dez anos para que o sistema de transporte coletivo de todos os municípios brasileiros seja adequado à legislação sobre acessibilidade. O documento considera como integrantes dos serviços de transporte coletivo terrestre os veículos que fazem os transportes rodoviário, ferroviário e o metroferroviário, “além de terminais, estações, pontos de parada, vias principais, acessos e operação”. Ou seja, para cumprir o que determina a norma, prefeitos e governadores de todo o país têm de garantir que todos esses elementos estejam acessíveis até o final de 2014. De acordo com a Transalvador, atualmente, o serviço de transporte público da capital baiana “conta com 1.403 ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais, o que representa 58% da frota”. A prefeitura soteropolitana tem pouco menos de dois anos para assegurar que as empresas façam a adequação de 42% da frota, ou seja, quase o mesmo que fizeram até hoje. Não foi possível saber quanto tempo foi necessário para a renovação dos 58% da frota mencionados pela Transalvador. Mas, em abril de 2010, dados da superintendência davam conta de que apenas 26,7% da frota era adaptada – 656 dos 2.450 ônibus que circulavam à época na cidade. Consultada pelo Bahia Notícias sobre a quantidade de coletivos vendidos a empresas de Salvador desde que o decreto da Presidência da República entrou em vigor, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) afirmou, por meio de nota, que não dispõe das “informações sobre a aquisição de frotas” e sugeriu que a reportagem ouvisse o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) a respeito. Também por escrito, o Setps sugeriu: “para informações sobre quantidade de veículos acessíveis, aqui em Salvador, recomendamos procurar a Transalvador, responsável pelo controle oficial da frota”. Por determinação do decreto, desde 2008 os fabricantes de ônibus são obrigados a produzir veículos “totalmente acessíveis com segurança e autonomia para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”.
Site da SSP recomenda que cidadão 'carregue dinheiro para satisfazer o ladrão'
por Juliana Almirante
Foto: Reprodução
O site da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) recomenda, na seção de Dicas de como agir durante um assalto, que o cidadão “carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”. Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Gaban (DEM), classificou como “lamentável” a orientação na página oficial. “A obrigação do Estado é dar segurança ao cidadão. No mínimo, estão sendo coniventes com o crime organizado. Tenho que lamentar profundamente que um site oficial peça que se dê uma pequena ajuda aos bandidos. É uma declaração de falência do sistema de segurança pública”, criticou em entrevista ao Bahia Notícias, ao prometer levar o assunto à reunião do colegiado nesta terça-feira (12). Contatada pela reportagem, a Polícia Civil, responsável pelas sugestões, afirmou que avaliará a questão semântica da frase e, caso conclua que ela traz algum tipo de desconforto, do ponto de vista vocálico, será retirada. Segundo a corporação, todo o conteúdo publicado são dicas, recomendadas pelos delegados, consideradas necessárias para a preservação da integridade do cidadão.
Mercado em baixa põe em risco cafezinho de cada dia; bebida gourmet é 'salvação' de produtores
por Carol Prado
Foto: Reprodução
Muito tempo se passou desde o início do século 20, quando a cafeicultura dominava a economia brasileira. De lá para cá, o mercado do café amargou altos e baixos e, agora, enfrenta um de seus momentos mais críticos. O assunto foi tema do Simpósio Nacional de Agronegócio Café (Agrocafé), evento que teve início nesta segunda-feira (11) e reuniu produtores preocupados, empresários e muitos admiradores da bebida que ocupa a mesa da maioria dos brasileiros. Nas palestras e debates, a reclamação era uma só: a redução nos preços das sacas de café, que não se refletiu tão expressivamente nas prateleiras dos supermercados e tem desestimulado a plantação. Segundo dados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), entre 2011 e 2012, o lote do grão passou a custar cerca de R$ 110 a menos - passou de R$ 450 a R$ 340 em apenas um ano. Gil Carlos Barabach, analista da agência de notícias sobre o agronegócio, Safras e Mercado, diz estar pessimista em relação aos próximos meses e aponta a crise financeira internacional, que interferiu em cheio nas exportações do produto, como um dos principais motivos para a desaceleração. “Em meio à crise, o mercado internacional foi buscar produtos bem mais baratos do que o brasileiro. Por isso, temos um estoque grande e uma demanda acomodada, o que gera a queda nos preços. Enquanto isso, as intervenções do governo não estão trazendo resultados positivos”, criticou. Bem mais óbvio, outro grande problema, reconheceu Eduardo Sales, secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária da Bahia, é a seca, que afetou pelo menos 70% da produção baiana em 2012. “Temos um momento dramático. O custo de produção não suporta a seca e o preço da saca, o que resulta, é claro, na queda da safra”, explicou.
Nesse cenário, a principal saída para o cafezinho tem sido tornar-se mais sofisticado. Segundo Guilherme Braga, diretor geral do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o grupo de grãos especiais, orgânicos e de altíssima qualidade representou 20% das exportações no ano passado e vem ganhando um número expressivo de admiradores também no Brasil, embora seu preço ainda seja amargo e a oferta em grande escala, em Salvador, se limite à delicatessen Perini. “Apesar disso, muitas cafeterias estão sendo implantadas no Brasil. Um número alto de restaurantes e hotéis também vem adotando o hábito de disponibilizar cafés expressos de alta qualidade, seguindo a linha de sofisticação também dos alimentos. A própria palavra gourmet, hoje, está em alta”, disse Wendel Oliveira, representante da empresa baiana BBC Café Gourmet. Outro grande estimulante dessa categoria, principalmente na Bahia, é a resistência contra a seca, explicou o engenheiro agrônomo especializado em qualidade de café, Rodrigo Haun. Como são plantados em áreas de sombra, os grãos orgânicos sofrem menos com o sol e o calor. Em 2012, por exemplo, apenas 30% desse tipo de plantio foi prejudicado com a falta de chuvas, segundo a EBDA. Mais fortes e encorpados, os cafés “luxuosos” também saem na frente quando o assunto é saúde e sustentabilidade. “Os cafés orgânicos, além de serem livres de agrotóxicos e resíduos químicos, são manualmente tirados, grão a grão, direto do pé, o que lhe garante um alto grau de pureza e é menos prejudicial ao meio-ambiente", afimrou. Para ele, por esses motivos, muitos consumidores passam a pagar mais caro pelo produto quando têm acesso a ele.
Vereador quer que postos informem vantagem entre abastecer com gasolina e etanol
por Aparecido Silva
Foto: Divulgação
Os postos revendedores de combustíveis em Salvador poderão ter que exibir cartaz ou letreiro digital, em local visível ao consumidor, a vantagem de abastecer com gasolina ou etanol, caso o projeto de lei apresentado pelo vereador Tiago Correia (PTN) seja aprovado no Legislativo soteropolitano. A proposta quer que fique visível a proporcionalidade entre o preço do etanol e o da gasolina. O objetivo é demonstrar aos consumidores se é vantagem abastecer com álcool, segundo o edil. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os motores abastecidos com etanol consomem, em média, 30% a mais do que os abastecidos com gasolina. O vereador lembra que é vantajoso abastecer com o primeiro se o litro custar até 70% do valor correspondente ao da gasolina. De acordo com autor do texto, nos últimos anos, o preço do etanol subiu e se aproximou do valor da gasolina. “A medida certamente evitará dúvidas na hora do abastecimento, propiciando de pronto a devida informação com a relação custo-benefício aos consumidores, garantindo, assim, uma economia real na hora do abastecimento. Percebo que muitas pessoas usam o próprio celular para fazer o cálculo e outras simplesmente ignoram a recomendação da ANP”, disse Correia.
Coalizão Antinuclear relembra dois anos de Fukushima
por Natália Falcón
No dia em que a tragédia nuclear de Fukushima completa dois anos, a Articulação Antinuclear Brasileira (AAB) lançou o portal virtual da organização (http://brasilantinuclear.ning.com/ ). Além de rememorar as consequências da explosão dos reatores, juntamente com a Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares, o grupo tem como objetivo denunciar a insegurança da tecnologia nuclear e levantar a questão da mineração em Caetité. O dia foi marcado pelo lançamento do documentário “08:15 de 1945”, do cineasta Roberto Fernández, sobre os impactos da bomba atômica de Hiroshima e o risco da radioatividade. Na sexta-feira (15), haverá uma nova exibição no auditório do Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho, da Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus. Em manifesto divulgado nesta segunda e disponível no novo portal, a coalizão denuncia uma pressão que empresas estariam fazendo para que a Caixa Econômica Federal desvie recursos de finalidades sociais para financiar a conclusão de Angra 3, terceira usina nuclear de Angra dos Reis, localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro. O movimento pede a desativação de Angra 1 e 2, além da interrupção das obras do terceiro empreendimento. Fazem parte da organização: a Associação Movimento Paulo Jackson –Ética, Justiça, Cidadania, o Instituto Memória Roberto Pires, com apoio da DIMAS, FACED, IBIO, MSAT/FAMEB, COMPOP,o Instituto Búzios, o Movimento Falso e entidades socioambientalistas da Bahia.