O bairro da Liberdade, símbolo da resistência negra em Salvador, ficou agitado na tarde desta sexta-feira (20), com atividades de campanha dos candidatos a deputado Valmir Assunção (federal) e Marcelino Galo (estadual). Bandeiraço, panfletagem e diversos jingles animaram os moradores e comerciantes da região. Com cerca de duzentas pessoas, uma grande caminhada saiu às 16 horas do Largo da Lapinha, em direção ao Curuzú.
Marcelino Galo destacou a escolha do local para concentração da caminhada. Todos os anos, o largo é o ponto de partida da caminhada do 2 de julho. “É onde começam as comemorações pela independência da Bahia, uma data muito importante. Essa iniciativa tem um valor simbólico enorme”, considerou Galo.
A todo momento, jovens e idosos cumprimentavam Valmir e Marcelino, conversando sobre demandas da comunidade e as propostas de campanha. “Todos os políticos deveriam ter essa atitude, conhecer a realidade da comunidade bem de perto”, disse Reinaldo Neto, 24 anos, estudante e membro do grêmio estudantil do Colégio Iceia.
Ivone Resende, 64, uma das mais animadas no evento, lembrou a atuação de Valmir Assunção à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). “Há muito tempo conheço o trabalho de Valmir. Ele deu muito apoio ao Centro Social Urbano da Liberdade”, avaliou dona Ivone, moradora da Lapinha por quatro décadas.
Para Valmir, a caminhada realizada na sexta-feira (20) é uma mostra do quanto a campanha está ganhando visibilidade na capital. “Estamos num processo crescente. Notamos que, cada vez mais, as pessoas acreditam neste projeto”, disse o candidato, citando atividades semelhantes realizadas em municípios como Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, entre outros.