Os camelôs que ocupavam a lateral da Igreja Senhor dos Passos estão trabalhando em novos pontos do centro comercial desde o início da manhã desta segunda-feira (16). Os 23 vendedores foram transferidos para as proximidades do Mercado de Arte Popular (MAP), Arquivo Público Municipal e outros entrepostos situados na avenida Senhor dos Passos.
A realocação foi necessária por conta do tombamento e inclusão do prédio da Igreja Senhor dos Passos no roteiro turístico da cidade, além da necessidade de melhoria no aspecto visual. Porém, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, afirma que a definição dos novos locais foi feita em comum acordo com os ambulantes.
“No sábado eles ainda trabalharam próximo a Igreja, mas hoje estão em novos locais. Todos eles estão regularizados perante a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, ressalta o secretário. Segundo a coordenadora de feiras livres e ambulantes, Celidalva Alves, a transferência foi feita sem qualquer dificuldade.
“A realocação já tinha sido negociada com o secretário em uma reunião na semana passada, no Mercado de Arte. Nesta segunda estamos fazendo o encaixe dos camelôs”, afirma. O vendedor ambulante Francisco de Assis trabalhava no local há quase 40 anos, mas ficou satisfeito com a mudança. “É bom porque está perto da Igreja. O movimento não teve mudança”, declara.
Para a comerciante Elenice Oliveira, a transferência também foi benéfica para os consumidores. “Aqui na frente do Mercado de Arte é bem melhor para a gente comprar porque não há preocupação com os carros passando tão perto de nós. É mais seguro”, disse.