O Ministério do Esporte repassou nos últimos anos R$ 9,4 milhões a uma organização não governamental dirigida por dois ex-cabos eleitorais de um integrante da cúpula da pasta, o secretário de Esporte Educacional, Wadson Ribeiro. Ribeiro é assessor direto do ministro Orlando Silva, que nesta semana foi acusado por um policial militar do Distrito Federal de desviar recursos do ministério para os cofres do seu partido político, o PC do B. A entidade ligada a Ribeiro, o Instituto Cidade, recebeu o dinheiro do ministério para distribuir material esportivo a jovens carentes e executar outras atividades em Juiz de Fora (MG). A ONG é dirigida por dois militantes do PC do B, José Augusto da Silva e Jefferson Monteiro, que trabalharam para Ribeiro na campanha eleitoral do ano passado, quando ele concorreu a uma vaga de deputado federal e não conseguiu se eleger.
Mais de 200 instituições de saúde vão paralisar
As mais de 200 instituições que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador vão paralisar as atividades a partir de segunda-feira, 24 de outubro, dia no qual os hospitais e clínicas atingem o teto estipulado pelo SUS para atendimento. A paralisação será mantida até o dia 31 de outubro. “Estamos parando por uma determinação do SUS, que não tem recursos para nos pagar. Como estamos recebendo apenas 75% do teto, só temos condições de fazer 75% dos atendimentos, o que nos obriga a parar por sete dias”, enfatiza Marcelo Britto, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia. Os prestadores de serviços em saúde representam 40 mil atendimentos diários, o que gera um grande déficit no atendimento de urgência e emergência da capital baiana, que concentra a maior parte dos casos nessas instituições. “Nossa maior preocupação é com a população, que ficará muito prejudicada, mas não temos opção”, lamenta Britto.
Gandu: Meia tonelada de carne clandestina é apreendida
Agentes da Vigilância Sanitária de Gandu, sul da Bahia, apreenderam meia tonelada de carne clandestina que estava sendo comercializadas no mercado municipal do município. A ação foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária de Nova Ibiá, Gandu, Ministério Público e Polícia Militar. “Quando chegamos tinham clientes comprando carnes e interditamos a venda. Os clientes receberam o dinheiro de volta e muitos comerciantes fecharam os boxes para impedir a ação. Precisamos do apoio do promotor para receber um mandado de busca e apreensão, só assim, conseguimos entrar nos boxes, e apreender as carnes. Não houve prisão ”, explicou a chefe de Vigilância Sanitária que assessorou a operação, Dra. Cristina Rodriges, junto ao Ministério Público.
Comissão aprova desvinculação de receitas da União
Após quase oito horas de discussão entre governo e oposição, a comissão especial da Câmara formada para analisar proposta que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU) aprovou o parecer que estende a vigência do mecanismo até 31 de dezembro de 2015. Foi a primeira votação da proposta, considerada prioritária para o Planalto, por permitir que o Executivo utilize livremente 20% da receita dos Orçamentos dos próximos quatro anos. O mecanismo vem sendo renovado desde o governo de Itamar Franco (1992-1994), mas sua atual vigência vence no dia 31 de dezembro deste ano. A proposta ainda precisa passar pelo plenário da Câmara, para depois ser analisada no Senado. O texto base foi aprovado por 17 votos a favor e 3 contra. Deputados ainda analisariam seis destaques (modificações ao relatório).