Um Centro de Saúde com cursos da área, além do bacharelado em Turismo, Engenharia Agronômica e outros cursos apropriados para o desenvolvimento socioeconômico da região, foi o que defendeu o deputado estadual Marcelino Galo (PT), na audiência pública que debateu a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). O evento foi realizado nesta quinta-feira pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no município de Teixeira de Freitas, e contou com a participação de professores, estudantes, lideranças políticas regionais e locais, além de 14 deputados estaduais, três federais, juízes e advogados. A Ufesba é uma das quatro novas Universidades Federais criadas pelo Ministério da Educação do governo Dilma. Dessas quatro, duas serão implantadas na Bahia, uma no Sul, com campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e a reitoria em Itabuna e a outra no Oeste do estado. O petista Marcelino Galo, também salienta sobre a importância da instituição de ensino para a região. “Uma Universidade pode ser e deve ser muito mais do que um espaço de acúmulo de conhecimento e formação. Este momento deve ser visto, por todos, como uma oportunidade histórica de formar para o Extremo Sul a inteligência capaz de ajudar a realizar as profundas transformações sociais que precisamos ter aqui”.
TSE abre caminho para a criação do trigésimo partido
Em sessão realizada na noite passada, os ministros do TSE abriram caminho para a criação do 30o partido político do Brasil. Chama-se PEN (Partido Ecológico Nacional). Recebeu do tribunal prazo de dez dias para complementar a lista de apoiadores. Pela lei, a nova legenda precisa reunir as assinaturas de pelo menos 491.643 eleitores. O PEN levou ao TSE mais de 500 mil. Porém, a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, considerou válidas apenas 373.159 rubricas. Ficaram faltando 118.484. Nancy votou pela concessão de prazo para que o partido complemente a lista. O plenário do TSE acompanhou a ministra. Assim, o PEN não poderá lançar candidatos às eleições municipais de 2012. Por quê? Só podem disputar partidos registrados até um ano antes da eleição. O prazo vence nesta sexta. Se conseguir completar a lista de assinaturas de apoiadores, o PEN obterá o registro e, com ele, o direito ir às urnas a partir de 2014.
Senador sugere ‘chicote’ contra vagabundo na cadeia
O senador Reditário Cassol (PP-RO) sugeriu, da tribuna do Senado, a adoção de castigo físico nas prisões brasileiras. Disse que os senadores precisam “botar a mão na consciência”, para alterar o Código Penal e “fazer voltar um pouco do velho tempo”. Para Reditário, as cadeias estão super-lotadas porque os legisladores criam “vantagens” que estimulam a reincidência no crime. Entre os benefícios, citou o auxílio-reclusão pago pelo governo às famílias dos detentos. Coisa de R$ 863,60 mensais. Defendeu a extinção do benefício. Acha que os presos devem trabalhar na cadeia para prover o sustento de seus familiares. O pronunciamento de Reditário caminhava pela trilha da normalidade. É grande o número de brasileiros que se opõem ao auxílio-reclusão. O discurso desandou no instante em que o senador sugeriu a “volta aos velhos tempos”. Declarou que, “quando o preso não trabalhasse de acordo”, deveria ser tratado à base de “chicote, que nem antigamente.”
Barreiras: Preso aproveita atendimento médico para receber drogas
Um homem que estava preso no complexo policial de Barreiras supreendeu a polícia por se aproveitar de uma saída de atendimento médico para conseguir drogas. O caso aconteceu no oeste do estado, em Barreiras, a 905 km de Salvador. O detento de prenome Gutemberg, que estava preso por roubo de veículos, disse ser viciado que não iria vender a droga. Gutemberg foi flagrado pela polícia durante uma revista de volta para a cela. Ele confessou que pegou a droga dentro do banheiro do posto médico com um homem ainda não identificado pela polícia. Segundo informações da TV Bahia, Gutemberg se queixou de dores no pé e foi levado à unidade médica para fazer um curativo. Com o preso foi encontrado cocaína e maconha. A polícia tenta identificar quem é o homem que levou as drogas para Gutemberg e se isso já acontece com outros detentos.