Um homem foi preso flagrante no município de Tucano, a 252 km de Salvador, depois de matar uma mulher com golpes de facão. Segundo informações da polícia, Pedro Israel Silva dos Santos, 35 anos, não soube explicar ao certo o que motivou o crime. Pedro está preso aguardando decisão da Justiça. Analice de Freitas Sacramento, de 58 anos, morava com uma neta e foi enterrada no município de Serrinha. De acordo com informações da Polícia, Pedro frequentava a casa de Analice, que seria mãe de santo, e teria decidido matar Analice há cerca de 15 dias. Ele teria dito em depoimento à polícia que a mulher estava “dominando a vida dele e tirando tudo o que tinha”. O crime aconteceu na última terça-feira, por volta das 12h, quando Pedro chegou na casa da vítima que fica na rua São João, no bairro da Creche. Ao chegar na casa da mulher, o acusado a golpeou diversas vezes principalmente na cabeça. A vítima teria tentando fugir da casa e foi socorrida por vizinhos e pessoas que passavam na rua. Analice foi levada para o Hospital Mariana Penedo, mas já chegou ao local sem vida.
Wagner tenta compensar perda de montadora em viagem à Itália
Quatro dias depois de a Bahia perder a fábrica da Nissan para o Rio de janeiro, um investimento de 2,9 bilhões para produzir 200 mil carros por ano, o governador Jaques Wagner (PT) embarcou, ontem, para a Itália, onde fica até sábado, cumprindo uma série de encontros promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O petista tentará compensar a fuga da montadora japonesa, concretizando novos negoclos, como ocorreu, em setembro, com a Enel Green Power – o grupo da empresa de energia elétrica italiana Enel, que vai investir mais de R$ 30o milhões na construção de três parques eólicos na Bahia.
TJ promete julgamento e edis encerram greve de fome
Após um movimento de greve de fome que durou três dias, os vereadores de Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dailton Filho (DEM) e Antônio Carlos Soró (PSDB) encerraram ontem o protesto que faziam na frente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão se deu, segundo Dailton Filho, depois de a desembargadora Ilza Maria Anunciação prometer que vai inserir o julgamento do agravo regimental impetrado pelo democrata na pauta do pleno no próximo dia 19. De acordo com Dailton, o julgamento em questão porá ponto final na emblemática disputa pela titularidade da Câmara Municipal da cidade e, consequentemente, da prefeitura, pois a prefeita eleita em 2008, Eranita Brito (PMDB), foi cassada por irregularidades na administração. Atualmente, o presidente do parlamento de Madre de Deus e prefeito interino é o vereador Jefferson Andrade (PR). O outro pleito de Dailton, que também foi atendido, foi o julgamento do pedido de suspensão da desembargadora Daisy Lago do processo entre ele e Jefferson Andrade.
Jornalismo: Políticos criam frente pró-diploma na Câmara
Com o apoio de 207 deputados federais e senadores, foi instalada ontem na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa da Exigência do Diploma de Comunicação Social. Seu objetivo é pressionar os congressistas a aprovar uma proposta restabelecendo a obrigatoriedade do diploma para o exercício de jornalista. São duas propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso, apresentadas como resposta à decisão do STF, de 2009, que revogou a exigência do diploma.
Ilhéus: Com atraso em salários, hospital suspende atendimentos
Pelo menos 150 pacientes de urgência e emergência estão sofrendo diariamente com a falta de atendimento pela rede pública de saúde no Hospital São José na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. A situação está complicada há cerca de seis dias, período em que a unidade de saúde suspendeu os pronto-atendimentos. O aviso pregado na porta explica o motivo da unidade estar fechada: “Sem médico clínico de plantão”. Uma nota divulgada pela direção do hospital, que é gerido pela Santa Casa de Misericórdia, afirma que os médicos plantonistas não estão vinculados à instituição e que há dois meses eles estão sem receber honorários.”Este convênio foi firmado há algum tempo entre a Santa Casa, o município, mediado pelo Ministério Público e vinha sendo repassado normalmente. Nos últimos dois meses, foi interrompido”, conta Eusinio Lavigne, provedor da Santa Casa. O secretário de Saúde de Ilhéus, Uildson Nascimento, explica que o repasse para o pagamento dos médicos ainda aguarda a autorização do Conselho Municipal de Saúde. Segundo ele, os valores repassados à Santa Casa não estão sendo efetuado por conta de uma pendência legal.