Coluna A Tarde: Do Supremo a João
Há dois fatos que marcarão esta segunda semana de dezembro. Um deles espero que tenha acontecido na tarde de ontem, mas não foi possível comentá-lo em razão do horário do fechamento da coluna. Afinal, pelo menos é o que se esperava da última sessão do julgamento do mensalão que marcou o Supremo Tribunal Federal neste semestre, embora o processo tenha atrasado outras decisões da Corte. A expectativa estava em torno de um posicionamento favorável à perda de mandato imediato dos mensaleiros condenados. Clique aqui para ler na íntegra a coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde desta terça-feira (11).
Seca: Alagoas enfrenta racionamento de água
Na Bahia, 74 cidades do interior enfrentam o mesmo problema
Maceió e mais 157 cidades de Alagoas enfrentam racionamento de água por conta da seca que atinge o Nordeste. Cinco bairros da parte alta da capital alagoana enfrentam rodízio desde o final de novembro. Cerca de 200 mil pessoas, ou 20% da população, recebem água em dias alternados. Segundo o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, Álvaro Menezes, o reservatório que atende 25% da demanda da área opera muito abaixo da sua capacidade. "O racionamento é uma medida preventiva para evitar o colapso", explicou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Além de Maceió, três municípios da região metropolitana estão sem água: Satuba, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. As cidades recorrem a carros-pipa. Na Bahia, a situação não é muito diferente. Dos 417 municípios, 253 tiveram a situação de emergência reconhecida pela União e 74 cidades também enfrentam racionamento. Segundo meteorologistas, não há previsão de melhora para os próximos meses. Até fevereiro, as chuvas ficarão abaixo da média, exceto no sul baiano, diz o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia de Recife, Raimundo dos Anjos.
Vai começar a quebradeira dos prefeitos
por Ricardo Luzbel
Não são apenas fornecedores de campanhas políticas (vencedoras ou não) que estão passando dificuldades com o recebimento. Nesta época do ano, é um desespero para quem fornece ou presta serviços para prefeituras municipais. Prefeitos eleitos têm como premissa não honrar compromissos feitos pelas gestões anteriores. Em alguns casos, comenta-se que cobram ágio para quitar dividas. Um exemplo são os municípios aqui pertinho: Lauro de Freitas, Candeias, Simões Filho, entre outros. Um empresário que não quis se identificar tem a receber de uma destas prefeituras R$ 400 mil em serviços prestados. E, ao que parece, vai ficar a ver navios. Daí um dos motivos do superfaturamento em serviços prestados, pois há quem embuta nos preços o risco-prefeito.
Casal morre em acidente entre carro e ônibus na BA-099
Um casal morreu na noite desta segunda-feira (10) em colisão entre um carro e um ônibus na BA-099, próximo ao entroncamento de Imbassaí, município de Mata de São João (Linha Verde). As vítimas, cujos nomes não foram divulgados pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), estavam em um Siena, de placa de NNP-1302, do Rio Grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar, eles se chamavam Paula e Fábio Brito e viajavam para a cidade de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, terra natal de uma das vítimas. Ambos aparentavam ter cerca de 25 anos. Não houve feridos no ônibus, da empresa Britense, com placa de Campo do Brito (SE). A delegacia de Mata de São João deve investigar o acidente, cujas circunstâncias são desconhecidas. Informações do Correio.
Relatório da CPI do Cachoeira será discutido e pode ser votado nesta terça
O relatório da CPI do Cachoeira começa a ser discutido pelos integrantes do colegiado em reunião nesta terça-feira (11), às 10h. Presidente da comissão, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que a votação do relatório, de autoria do deputado Odair Cunha (PT-MG), pode ficar para a quarta (12). “Amanhã começamos a discutir. Temos uns votos em separado, que vão estar no processo de discussão, mas primeiro vai ser analisado o relatório. Isso não seu dizer que a votação possa acabar amanhã. Tem de ter muito tato para tratar disso”, disse nesta segunda (11). O texto foi lido há duas semanas e contém as conclusões da apuração e recomendações ao Ministério Público sobre as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. Informações do G1.
ACM Neto fala sobre reforma da Orla e faz suspense sobre nome de secretário
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM) afirmou nesta segunda-feira (10), em encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide Bahia), no Hotel Caesar Business, que tem trabalhado para conseguir a liberação de R$ 16 milhões do Prodetur – programa de investimento do Ministério do Turismo – para a modernização da orla de Salvador. O primeiro trecho a ser qualificado, segundo o democrata, vai do Farol da Barra ao Clube Espanhol, em Ondina. As intervenções incluem ampliação do calçadão, mudança da estrutura viária (que passará a ser de mão única), nova iluminação e a instalação de barracas. De acordo com o futuro gestor, o ministério já autorizou os recursos, mas a prefeitura precisa primeiro regularizar sua situação junto ao Cadastro Único de Convênio (Cauc) do Tesouro Nacional, já que está inadimplente. Neto também fez suspense sobre o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, ao anunciar que a pessoa que assumirá a pasta estava presente ao evento e era alguém da iniciativa privada. Informações do jornal A Tarde.
Marcos Valério diz que mensalão pagou despesas pessoais de Lula
Foto: Reprodução
Condenado no julgamento do mensalão, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou, em depoimento à Procuradoria-Geral da República no último dia 24 de setembro, que o esquema custeou despesas pessoais do ex-presidente Lula, segundo reportagem desta terça-feira (11) do jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, o dinheiro foi depositado na conta da empresa do ex-assessor da Presidência Freud Godoy. O depoimento de Valério aconteceu já depois de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda segundo o Estadão, o operador do mensalão declarou que Lula deu aval para os empréstimos que serviriam de pagamentos a deputados da base aliada, em reunião que teria ocorrido no Palácio do Planalto, com a presença do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Wagner aguardará decisão da Justiça sobre terreiro, mas promete interceder se necessário
por Evilásio Júnior
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O governador Jaques Wagner disse, na noite desta segunda-feira (10), que irá aguardar a decisão da Justiça sobre o pedido de desocupação do terreno onde funciona o terreiro de candomblé Ilê Axé Ayrá Izô, no bairro de Brotas, em Salvador. O local que abriga o templo religioso teria sido doado verbalmente pelo proprietário Antônio Gagliano, já falecido, em retribuição a graças alcançadas, sem qualquer registro de documentação. A área de 878 m² é alvo desde 1992 de uma disputa judicial entre os herdeiros, que ainda não chegaram a um acordo sobre o destino dos atuais ocupantes. Segundo o juiz Antônio Maron Agle Filho, da 11ª Vara Cível de Salvador, responsável por analisar o caso, a ação não especifica em momento algum que o espaço é destinado para o culto de religião de matriz africana. Com a ordem de despejo já expedida, os frequentadores e membros do movimento negro temem pela demolição da casa. "Caso a decisão não seja favorável ao terreiro, vou usar as minhas prerrogativas de governador para interceder", avisou Wagner, em discurso público, durante a 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, na Praça do Cruzeiro, no Pelourinho. No evento, na companhia da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), o chefe do Executivo estadual também assinou o decreto que cria a Comissão da Verdade na Bahia, que pretende investigar violações ocorridas por agentes do estado.
Secretário de Cultura da Bahia felicita Juca Ferreira e evita falar sobre suposta saída
por Evilásio Júnior
Foto: João Gabriel Galdea / Bahia Notícias
O secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, por meio da sua assessoria, disse nesta segunda-feira (10) que não irá se pronunciar sobre a especulação de que poderá deixar o cargo. Ainda pela manhã, a imprensa de São Paulo revelou que o ex-ministro Juca Ferreira será o novo titular da pasta na gestão do prefeito eleito Fernando Haddad (PT), que teria feito o convite há cinco dias. O baiano teria demorado em aceitar a proposta porque analisaria um pedido para assumir o mesmo posto no governo Jaques Wagner. As informações de bastidores pegaram não só Rubim como os seus auxiliares de surpresa, uma vez que um possível convite de Wagner para Juca Ferreira significaria que a atual gestão da Secult estaria com os dias contados. Em nota enviada à imprensa, entretanto, Rubim se limitou a parabenizar Ferreira, que atualmente mora na Espanha e trabalha na Secretaria Geral Ibero-Americana – órgão da Cúpula Ibero-Americana de chefes de Estado e de governo –, pelo seu retorno à vida pública brasileira, exaltar a sua contribuição como secretário-geral de Gilberto Gil e, após a saída do músico, ministro, bem como projetar parcerias no segmento entre a Bahia e São Paulo. No domingo (9), a reportagem da Tudo FM 102,5 testemunhou uma conversa telefônica de um homem que se identificava como membro do Conselho de Cultura do Estado e argumentava que Juca Ferreira não voltaria a Salvador porque a ministra da Cultura, Marta Suplicy, teria intercedido para que o seu destino fosse a capital paulista.
Vereadora pede explicações sobre acordo entre prefeitura e Walmart
por Rodrigo Aguiar
Parceria vai reformar Elevador Lacerda | Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN
A vereadora Andréa Mendonça (PV) encaminhou nesta segunda-feira (10) ofícios à prefeitura de Salvador e à rede de supermercados Walmart – com cópias para o Ministério Público – para solicitar mais informações sobre o acordo firmado em torno da reforma do Elevador Lacerda. Pela parceria, a empresa será responsável por aproximadamente 70% do custo total da renovação das cabines 1 e 2 do elevador. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o investimento na modernização do ascensor é de R$ 900 mil, dos quais R$ 650 mil serão pagos pela Walmart. Em contrapartida, o Município autorizará a realização de obras no canteiro central da Avenida Ogunjá para facilitar o acesso ao Hiper Bompreço, que integra a rede de supermercados. Segundo o acordo, a intervenção será custeada pela Walmart. “É ótimo para o Elevador Lacerda, mas queremos saber mais sobre a contrapartida; como isso será efetuado. Não custa nada”, afirmou a vereadora. Andréa disse que sua preocupação é saber se a obra pode causar algum tipo de transtorno ao trânsito da região. “Salvador já está um caos no trânsito”, lembrou. Ela disse não achar estranho o valor pago pela empresa apenas para obter a autorização necessária à realização da obra, que será paga pela companhia. “Não me causa estranheza, não. Para eles, acho que não é um grande problema fazer uma intervenção deste tipo”, declarou.
Cruz das Almas: Demandas do Executivo em regime de urgência incomodam vereadores
por Aparecido SilvaDenúncia é do edil André Eloy | Foto: Infosaj
O prefeito de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, Orlando Peixoto (PT), tem feito manobras rápidas para que propostas do Executivo sejam votadas na Câmara de Vereadores antes do fim do mandato, segundo a bancada oposicionista no Legislativo. Após ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 20 de novembro, o gestor enviou o exercício para a Casa seis dias depois em regime de urgência. De acordo com o vereador André Eloy (PMDB), líder da oposição, a Câmara tem o costume de deixar as contas para serem apreciadas na próxima legislatura, mas, segundo ele, o petista quer colocar a matéria em pauta ainda este ano por ter maioria na Casa e evitar correr o risco de cair na malha da Lei da Ficha Limpa, caso seja posta em votação pelos futuros vereadores e estes decidam pela reprovação. A votação das prestações pelo Legislativo havia sido suspensa pela Justiça a pedido do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Joseval Brasil Brito (PR), mas pode entrar na pauta na próxima segunda-feira (18). Em conversa com o Bahia Notícias, Eloy afirmou que outro projeto tem causado intriga entre os legisladores. Segundo o peemedebista, “aos 45 do segundo tempo”, o prefeito mandou para a Câmara, também em regime de urgência, um projeto que deve beneficiar diretamente o controlador-geral do município, Luiz Carlos Caldas, conhecido como Keleu. A proposta permite, de acordo com Eloy, o uso de um espaço público por dez anos em frente à sede da administração do município, onde funciona um café pertencente a Keleu. “Ingressaremos na Justiça pedindo a suspensão da votação deste projeto”, disse o vereador, que ressaltou ter obstruído a sessão desta segunda (10).
Torcedores do Bahia que moram em Brasília torcem para que time mande jogos na cidade
Enquanto os dirigentes do Bahia se dizem dispostos a fazer o possível para que o time jogue suas 19 partidas como mandante em Salvador, há tricolores que enxergam aspectos positivos com a transferência de dois embates para Brasília, Cuiabá ou Manaus, que segundo o diário Lance, a CBF pode impor a partir de 2013. "Se a CBF determinar e o Bahia puder optar pelas cidades em que vai jogar [Cuiabá, Manaus e Brasília], deveria vir para cá [Brasília]. O pessoal comparece mesmo", conta o advogado Ricardo Coelho, que mora na capital federal há 20 anos.