Contas do prefeito João Henrique foram reprovadas e fica inelegível
Foto: Prefeito de Salvador João Henrique (PP)
As contas de 2009 do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), foram reprovadas pela Câmara Municipal na madrugada desta quinta-feira (13). Com o resultado, João Henrique fica inelegível por oito anos. A votação ocorreu durante a sessão iniciada nesta quarta-feira (12), que também apreciou projetos polêmicos como mudanças na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos) e no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Com voto secreto, 15 vereadores votaram pela reprovação e 25 pela aprovação das contas. João Henrique precisava de 28 votos ao seu favor. Apenas o vereador Gilberto José(PDT) não votou.
As contas de 2010 não foram votadas nesta quinta por falta de quórum, já que boa parte da bancada governista deixou o plenário após o resultado. Elas podem ser apreciadas já na segunda-feira, caso haja acordo entre os edis.(BN)
Hoje tem Sessão Especial em celebração ao Dia da Bíblia
Foto: Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB)
A Assembleia Legislativa realiza hoje uma sessão especial em celebração ao Dia da Bíblia - livro sagrado que é homenageado todo segundo domingo do mês de Dezembro. Proposta pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), o evento irá acontecer ás 14h30, com a participação de fiéis, pastores, bispos e lideranças religiosas.
Aumento de impostos ontem foi apenas um avant premiere, diz Geilson
Foto: Deputado Estadual Carlos Geilson (PTN)
Com a aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que prevê aumento de alguns impostos na Bahia,incluindo tarifas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) voltou a criticar o governo . O parlamentar denominou o governador como a estrela de uma ação perversa,que criou novos impostos e aumentou outras taxas na Bahia.
“Ontem foi o avant premiere. Semana que vem tem mais. O saco de maldades do governo parece não acabar nunca... Para reajustar o salário do servidor é uma novela. O projeto fica nesta Casa rolando... rolando, e o governador vai emburrando com a barriga. Mas quando é para arrecadar é rapidinho. Chega na calada da noite e no outro dia já está aprovado o regime de urgência. Porque não faz a mesma coisa com os outros projetos? Ai a conversa é que não tem orçamento... Mas para tirar dos baianos o governador não pergunta como está o nosso orçamento...”, criticou Geilson.
Associação dos Servidores presta homenagem ao presidente Ribeiro
Foto: Presidente da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Feira de Santana Joaquim Oliveira
O presidente da Associação dos Câmara Municipal de Feira de Santana,Joaquim Oliveira,discursou durante dez minutos na tribuna da Casa da Cidadania no último dia de sessão dessa legislatura.Joaquim pediu a criação da escola de formação continuada da Casa da Cidadania. “Assim poderemos preparar bem nossos funcionários”, disse. Ele ainda elogiou as ultimas gestões, que prestigiaram os servidores colocando-os em cargos de chefia. Joaquim ainda elogiou a atual gestão pela aprovação das contas sem ressalvas, em tempos de tantos escândalos por todo o Brasil envolvendo Câmaras Municipais. Em nome dos colegas, ele lamentou a não reeleição de alguns vereadores. A entidade prestou homenagem, através de uma placa, ao presidente Ribeiro(PDT), que não mais voltará à Casa, por todos os seus mandatos e sua atuação na presidência. (Karoliny Dias)
Luiz Gonzaga: Se estivesse vivo hoje faria 100 anos
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife e faleceu em 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei doBaião. Foi uma das mais completas, importantes einventivas figuras da música popular brasileira. Cantandoacompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levoua alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bemcomo a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua áridaterra, o sertão nordestino, para o resto do país, numaépoca em que a maioria das pessoas desconhecia obaião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi,Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia eharmonias, ganhou notoriedade com as antológicascanções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baiãode Dois" (1950).
Início de vida
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira nodia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batidona Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu(extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700Km doRecife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (MãeSantana) e oitavo de Januário José dos Santos. Foibatizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913,pelo Pe. José Fernandes de Medeiros.
Ele deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa e viu uma estrela cadente e mudou de ideia, era o dia de São Luís Gonzaga no mês que se comemora o Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento".
Prorrogadas as inscrições para a Semana de Filosofia da Uefs
Foram prorrogadas até 20 de dezembro as inscrições de trabalhos para 1ª Semana de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), evento que será realizado em abril de 2013. Os trabalhos devem ser enviados ao e-mail semanafilosofiauefs@gmail.com. A promoção é do Colegiado e do Diretório Acadêmico de Filosofia da Uefs.
Os candidatos devem informar seus respectivos dados(nome, posição ocupada, curso, universidade), título e resumo do trabalho, que deve ter entre 200 e 400 palavras, sem notas ou referências bibliográficas. Através da internet, no blog uefsfilosofia.blogspot.com.br, os interessados poderão obter o formulário de inscrição e outras informações sobre o evento.
A 1ª Semana de Filosofia tem o objetivo de estimular a produção discente na área de filosofia, apresentar trabalhos em filosofia dos docentes da Uefs, promover uma interface entre o curso de filosofia da Uefs e outras áreas da Universidade, bem como demais cursos de filosofia no Estado.
Justiniano pede que não reeleitos permaneçam na vida pública
Foto: Vereador Justiniano França (DEM)
O vereador Justiniano França (DEM) lamentou anão reeleição de alguns vereadores, bem como a desistência de outros de disputarem o último pleito, ressaltando que muitos deles são políticos competentes e farão falta na Câmara de Vereadores. “Esperamos que vocês não saiam da vida pública, pois ainda têm muito a contribuir”, afirmou. Justiniano ainda agradeceu aos servidores da Casa, ao presidente Ribeiro,à imprensa e aos seus assessores. (Karoliny Dias)
Marialvo diz que PT precisa retirar duas figuras para andar
Foto: Vereador Marialvo Barreto (PT)
O petista Marialvo Barreto (PT) lutou contra tudo e contra todos, inclusive contra seu partido, mas não conseguiu a sua reeleição como vereador. Mas a última sessão foi momento de agradecer a todos que desde o primeiro mandato estiveram ao seu lado como assessores, os colegas da Casa da Cidadania, a imprensa e em especial ao seu colega de partido Ângelo Almeida (PT). “Fui o primeiro vereador do PT a cumprir o mandato de quatro anos e o primeiro a ser reeleito”, disse. Ele informou que continuará na cidade, no movimento social e como professor e garantiu que não sai triste, mas feliz. No final, Marialvo deixou um recado com endereço certo: “É preciso ao menos que duas figuras saiam do PT para que o partido ande na cidade. Eu estarei ao lado daqueles que lutarão para retirá-las.” (Karoliny Dias)
Tourinho diz que sai da Câmara com os mesmos bens que entrou
Foto: Vereador Roberto Tourinho (PV)
O vereador RobertoTourinho (PV) disse queessa legislatura acabacom pessoas alegres etristes pelas situaçõesem que viveram. Elelembrou que quando tinha24 anos foi escolhido porDival Figueiredo Machadopara ser líder daoposição, assim queentrou na Casa daCidadania, onde viveu quase metade da sua vida, já queestá saindo com 42 anos, lembrando que nunca foigoverno, sempre oposição. “Muito mais do que umaavaliação, é uma reflexão sobre a vida”, disse. Tourinhoagradeceu aos funcionários da Casa, aos seus assessorese à imprensa, que ao longo dos anos divulgou os seusatos concordando ou discordando de suas ações.
Com os mesmos bens
Ele afirmou ainda que quando chegou à Casa daCidadania tinha um apartamento dado pelo seu pai e um carro, os mesmos bens que tem ainda hoje. “Consegui, e ainda não terminei de pagar, uma casa em um condomínio humilde, porque dona Maria da Purificação Falcão ajudou com 50%”, disse. Tourinho concluiu afirmando que quando passar pela Câmara de Vereadores terá duas consciências: fez muitos amigos e cumpriu o seu papel. (Karoliny Dias)
Ronny lamenta por colegas que não voltarão para a Casa da Cidadania
Foto: Vereador Reinaldo Miranda (PSDB), conhecido Ronny
Reeleito para mais um mandato em Feira de Santana, Ronny (PSDB)afirmou que nada acontece na vida de cada um por acaso e que se Deus deu a ele uma votação expressiva foi o reconhecimento do seu trabalho durante os quatro anos que esteve como vereador. “Tudo isso que está acontecendo em minha vida e na vida dos meus colegas vereadores é passageiro.Não somos formados vereadores, estamos vereadores”,disse. Ronny confessou ficar triste pelos vereadores que não conseguira, se reeleger e também agradeceu a todos pelos anos de trabalho. Ronny ainda lamentou não ter aceitado ser o vice-presidente de Ribeiro (PDT) quando o mesmo o convidou. (Karoliny Dias)
Joel agradece contribuições em sua vida política
Foto: Vereador Sargento Joel (DEM)
Ao se despedir da atividade legislativa, o vereador Sargento Joel (DEM) lembrou de quando começou na política.“Naquela época eu não tinha dinheiro para investir em minha campanha e a fizemos toda tirando cópia das fotos”, recordou. Joel agradeceu aos colegas pelos anos de trabalho junto, em especial a Carlito do Peixe (DEM), que mesmo não tendo recebido o seu voto quando se candidatou a presidente o tratou com cortesia, sem persegui-lo. O vereador concluiu agradecendo a todos os amigos que o ajudaram em sua luta. (Karoliny Dias)
José Ronaldo será diplomado com contas de campanha aprovadas
Foto: Prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho (DEM)
Na manhã desta sexta-feira, 14, a JustiçaEleitoral - que confirmoua aprovação das contaseleitorais -, diploma oprefeito eleito JoséRonaldo (Democratas) e ovice-prefeito LucianoRibeiro (PMDB).
As contas de campanhado candidato a prefeitoJosé Ronaldo e do seuvice Luciano Ribeiro foramaprovadas sem ressalvas, em tempo hábil, segundodespacho da juízaeleitoral Isabela SantosLago, da 155ª ZonaEleitoral.
Além da diplomação de José Ronaldo e Luciano, os 21 vereadores eleitos e suplentes também serão diplomados na sessão solene, marcada para às 8h30, no Salão do Júri do Fórum Filinto Bastos.
Deputado recebe representantes do transporte alternativo rodoviário
O líder de governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto(PT), recebeu, na tarde desta quarta-feira (12),representantes da Associação do Transporte Alternativo Complementar do Estado da Bahia (Atac). A categoria solicitou o apoio do parlamentar para solucionar o impasse com os empresários donos de ônibus no Estado.
Em 2009, foi aprovado o projeto de lei que estabelecia as regras do processo licitatório do serviço de transporte rodoviário complementar no Estado, através das ações conjuntas de diversos órgãos do governo. No entanto,uma liminar apresentada pelos empresário donos de ônibus está impedindo a continuidade da regulamentação das linhas.
Os permissionários reclamam das multas que estão recebendo por fazer o serviço de transporte irregular e do documento que impossibilita o andamento da licitação. O deputado Zé Neto (PT) lembrou que o projeto de lei que regulariza o serviço foi aprovado com o apoio dos empresários e que a liminar apresentada vai de encontro ao que ficou acordado.
FTC Feira é avaliada pelo MEC
Foto: Diretor geral da unidade FTC professor Heraldo Morais
A FTC Feira foi avaliada com conceito 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), referente ao ano de 2011. A Portaria de nº 429, é datada de 6 de dezembro de 2012 e publicada no Diário Oficial da União em 7 de dezembro de 2012.
O diretor geral da unidade, professor Heraldo Morais, aponta as mais recentes conquistas da FTC Feira: dois novos cursos foram autorizados pelo MEC:Direito e Educação Física, já ofertados no último vestibular, somando 12 cursos de graduação. Já o curso de bacharelado em Engenharia Civil foi reconhecido recentemente pelo MEC, com oferta de 160 vagas anuais.
A Faculdade conta com um quadro docente constituído de professores com elevada titulação acadêmica comprometidos com o projeto pedagógico da instituição, o que possibilita a formação de alunos com perfil empreendedor e voltado para atender as demandas do mercado.
Técnicos alertam para importância da supervisão das obras de transposição do São Francisco
Representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmaram, nestaquarta-feira (12), a previsão do ministro da IntegraçãoNacional, Fernando Bezerra, de que em 2015 o projeto detransposição do rio São Francisco estará concluído. Ostécnicos, entretanto, fizeram um alerta: o prazo só serácomprido se houver melhoria na gestão de contratos porparte do ministério e o reforço na supervisão e noacompanhamento dos trabalhos.
- Por mais que haja licitações bem acabadas e contratosbem formulados, o que vai determinar o prazo é osucesso do modelo de gestão apresentado. Já houvedéficits de gestão consideráveis no projeto. A questão financeira não tem se mostrado obstáculo: o fluxo érecorrente, e as empresas têm interesse em executar aobra e têm interesse em receber – afirmou o diretor deAuditoria da área de Infraestrutura da Secretaria Federal de Controle da CGU, Luís Cláudio de Freitas.
Ele participou, nesta quarta-feira (12), de mais uma audiência da comissão especial externa que acompanha as obras de transposição do chamado Rio da IntegraçãoNacional. Na terça-feira (11), os senadores receberam oministro Fernando Bezerra, que previu a conclusão doprojeto em três anos. A secretária da 4ª Secretaria de Fiscalização e Obras do Tribunal de Contas da União, Juliana Pontes Monteiro de Carvalho, concordou com o representante da CGU. Segundo ela, a melhoria na gestãode contratos, bem como a supervisão e o gerenciamento são fundamentais:
– O projeto pode ser bem feito, bem formulado e coerente; mas se não houver o devido acompanhamento e fiscalização, certamente haverá atrasos e paralisações – acrescentou. (Senado)
Foto: Prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho (DEM)
Na manhã desta sexta-feira, 14, a JustiçaEleitoral - que confirmoua aprovação das contaseleitorais -, diploma oprefeito eleito JoséRonaldo (Democratas) e ovice-prefeito LucianoRibeiro (PMDB).
As contas de campanhado candidato a prefeitoJosé Ronaldo e do seuvice Luciano Ribeiro foramaprovadas sem ressalvas, em tempo hábil, segundodespacho da juízaeleitoral Isabela SantosLago, da 155ª ZonaEleitoral.
Além da diplomação de José Ronaldo e Luciano, os 21 vereadores eleitos e suplentes também serão diplomados na sessão solene, marcada para às 8h30, no Salão do Júri do Fórum Filinto Bastos.
Deputado recebe representantes do transporte alternativo rodoviário
O líder de governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto(PT), recebeu, na tarde desta quarta-feira (12),representantes da Associação do Transporte Alternativo Complementar do Estado da Bahia (Atac). A categoria solicitou o apoio do parlamentar para solucionar o impasse com os empresários donos de ônibus no Estado.
Em 2009, foi aprovado o projeto de lei que estabelecia as regras do processo licitatório do serviço de transporte rodoviário complementar no Estado, através das ações conjuntas de diversos órgãos do governo. No entanto,uma liminar apresentada pelos empresário donos de ônibus está impedindo a continuidade da regulamentação das linhas.
Os permissionários reclamam das multas que estão recebendo por fazer o serviço de transporte irregular e do documento que impossibilita o andamento da licitação. O deputado Zé Neto (PT) lembrou que o projeto de lei que regulariza o serviço foi aprovado com o apoio dos empresários e que a liminar apresentada vai de encontro ao que ficou acordado.
FTC Feira é avaliada pelo MEC
Foto: Diretor geral da unidade FTC professor Heraldo Morais
A FTC Feira foi avaliada com conceito 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), referente ao ano de 2011. A Portaria de nº 429, é datada de 6 de dezembro de 2012 e publicada no Diário Oficial da União em 7 de dezembro de 2012.
O diretor geral da unidade, professor Heraldo Morais, aponta as mais recentes conquistas da FTC Feira: dois novos cursos foram autorizados pelo MEC:Direito e Educação Física, já ofertados no último vestibular, somando 12 cursos de graduação. Já o curso de bacharelado em Engenharia Civil foi reconhecido recentemente pelo MEC, com oferta de 160 vagas anuais.
A Faculdade conta com um quadro docente constituído de professores com elevada titulação acadêmica comprometidos com o projeto pedagógico da instituição, o que possibilita a formação de alunos com perfil empreendedor e voltado para atender as demandas do mercado.
Técnicos alertam para importância da supervisão das obras de transposição do São Francisco
Representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmaram, nestaquarta-feira (12), a previsão do ministro da IntegraçãoNacional, Fernando Bezerra, de que em 2015 o projeto detransposição do rio São Francisco estará concluído. Ostécnicos, entretanto, fizeram um alerta: o prazo só serácomprido se houver melhoria na gestão de contratos porparte do ministério e o reforço na supervisão e noacompanhamento dos trabalhos.
- Por mais que haja licitações bem acabadas e contratosbem formulados, o que vai determinar o prazo é osucesso do modelo de gestão apresentado. Já houvedéficits de gestão consideráveis no projeto. A questão financeira não tem se mostrado obstáculo: o fluxo érecorrente, e as empresas têm interesse em executar aobra e têm interesse em receber – afirmou o diretor deAuditoria da área de Infraestrutura da Secretaria Federal de Controle da CGU, Luís Cláudio de Freitas.
Ele participou, nesta quarta-feira (12), de mais uma audiência da comissão especial externa que acompanha as obras de transposição do chamado Rio da IntegraçãoNacional. Na terça-feira (11), os senadores receberam oministro Fernando Bezerra, que previu a conclusão doprojeto em três anos. A secretária da 4ª Secretaria de Fiscalização e Obras do Tribunal de Contas da União, Juliana Pontes Monteiro de Carvalho, concordou com o representante da CGU. Segundo ela, a melhoria na gestãode contratos, bem como a supervisão e o gerenciamento são fundamentais:
– O projeto pode ser bem feito, bem formulado e coerente; mas se não houver o devido acompanhamento e fiscalização, certamente haverá atrasos e paralisações – acrescentou. (Senado)
Melhorar mobilidade urbana é principal desafio de novos prefeitos, diz deputado
Prefeitos de todo o País estão participando da 13ª Conferência das Cidades, em Brasília.
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano,deputado Domingos Neto(PSB-CE), afirmou, nesta quarta-feira, que melhorar a mobilidade urbana é o principal desafio dos novos prefeitos que tomam posse em janeiro. Segundo o deputado, a dificuldade de locomoção é o problema mais imediato enfrentado pela população da periferia das grandes cidades, que gastaria, em algumas localidades, até duas horas para ir para o trabalho e mais duas para voltar para casa.
“Para resolver o problema, que aumentou nos últimos 40 anos por conta do crescimento desordenado das cidades, e que reduziu a qualidade de vida da sua população, é que precisamos debater e conhecer sistemas que tiveram sucesso na sua implementação”, disse Domingos Neto, na abertura da 13ª Conferência das Cidades, que discute até amanhã o tema “mobilidade urbana”. (Câmara)
O silêncio da oposição
Força limitada
A timidez da oposição noCongresso diante dasrevelações de MarcosValério contra Lula &petistas tem intrigadoaté parlamentares dabase aliada. Esperava-sereações e discursos bemmais contundentes. Asações têm se limitado,basicamente, àoficialização de pedidosde convocação de Valérionas comissões de Câmarae Senado, além dasolicitação deprovidências do Ministério Público. Como se DEM ePSDB tivessem esquecido ou ignorado o fato de, sendominoria, dificilmente conseguirão aprovar a ida de Valérioao Congresso.
Uma parte significativa do PSDB receia que uma eventualconvocação de Marcos Valério acabe trazendo mais danos do que louros políticos aos tucanos. O motivo: o mensalão mineiro. Peessedebistas temem a possibilidade de a base aliada, mais numerosa, conseguir arrancar deValério informações a respeito do fato, que, por razões óbvias, assusta o PSDB.
Na reunião da bancada tucana, uma ala do partido sugeriu convidar Valério para um bate-papo na liderança do PSDB, em vez de abrir uma guerra pela convocação. Carlos Sampaio foi contra, argumentando que não faria sentido uma conversa informal com bandido e entregar à base aliada a chance de argumentar que novas bombas de Valério seriam resultado de pressão política tucana. Parlamentares peessedebistas incumbiram seus assessores de encontrar a todo custo uma prova de que o PT bancou a defesa de Marcos Valério no STF. Acredita-se que este é o mais incontestável elemento da ligação entre Lula e operador do mensalão. (Lauro Jardim)