Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira(30), no gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o comandante-geral, coronel Marcos Sousa Paiva divulgou à imprensa os dados das ações desenvolvidas pela Corporação no ano de 2010.
De acordo com os dados divulgados, de janeiro a dezembro do ano em curso, no tocante a atendimento pré-hospitalar, o CBMMA atendeu 17 mil 658 chamadas, entre, colisão, choque, atropelamento, parto de emergência, capotamento, choque elétrico, envenenamento, afogamento, queimadura, aborto, entre outros. Já no tocante a demanda de combate a incêndio e salvamento esse número foi de 18 mil 424.
Ainda segundo os números apresentados, algo em torno de R$4.300,00(quatro milhões e trezentos mil reais) foram investidos, com recursos próprios, na aquisição de veículos, equipamentos de proteção individual, material de expediente e, ainda, reciclagem de praças e oficiais.
Dando continuidade as ações na seara administrativa, o comandante-geral enfatizou que durante o ano de 2010, 37 sindicâncias e 86 inquéritos Militares foram abertos para apurar possíveis desvios de conduta de membros da instituição. Questionado sobre esse dado, o coronel Marcos Paiva ressaltou que, em comparação a tropa formada por mais de 1000 homens, esse número está dentro da normalidade.
“Pela rigidez da legislação militar, até mesmo um tom de voz mais elevado, já que temos a disciplina e hierarquia como pilares, de um subordinado para com o chefe imediato, é passivo de abertura de um procedimento disciplinar”, enfatizou.
Na oportunidade, o comandante-geral ratificou a importância de cada integrante da corporação pelos bons resultados alcançados em 2010, entretanto ressaltou que o CBMMA estará sempre buscando um atendimento de excelência para a sociedade maranhense.
“Sei que durante o ano que se encerra, um grande salto foi alcançado pela nossa Corporação, contudo não posso deixar de enfatizar que ainda temos algumas arestas que precisam ser aparadas, o que certamente acontecerá com o incentivo, sensibilidade e apoio do secretário de Segurança, Aluísio Mendes e da governadora, Roseana Sarney”, ressaltou.
Para os próximos dois anos, um dos grandes desafios da corporação será o avanço no processo de interiorização. Atualmente, o CBMMA possui 8(oito) unidades na capital e 5(cinco), nas cidades de Imperatriz, Estreito, Balsas, Pinheiro e Caxias.