Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto desperta jovens de comunidades do Rio para a indústria da moda

Um projeto com objetivo de despertar o interesse de jovens de comunidades pobres do Estado do Rio de Janeiro pelo mercado da moda é um dos destaques de uma oficina montada no estande da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no salão de negócios Rio-a-Porter, que ocorre em paralelo à Fashion Rio. O Despertar para a Moda, segundo o presidente da Firjan, Eugenio Gouvêa Vieira, é um dos projetos mais importantes em que a entidade está envolvida no momento.
Gouvêa Vieira disse ainda que é importante “mostrar aos jovens, principalmente das unidades pacificadas, que existe a oportunidade de renda importante e que existe demanda. Só precisa haver qualificação um pouco maior. E nós estamos trabalhando nessa direção”.
Para a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro do setor moda (Senai Moda), Cristiane Alves, o projeto Despertar para a Moda representa a oportunidade de primeiro emprego para muitos jovens fluminenses.
- O Despertar para a Moda surgiu de uma necessidade e uma preocupação colocadas pelas ‘grifes’ e pelas indústrias do estado do Rio de Janeiro relacionada à qualificação e renovação da mão de obra que está na produção.
Inicialmente, a Firjan, por meio do Senai Moda, começou colocando à disposição do mercado cursos de treinamento e qualificação.
- Só que a gente percebeu que o problema não era este. O problema era o interesse dos jovens pelo mercado da moda e pelas profissões que estão na produção da moda - afirmou a gerente do Senai Moda.
Cristiane Alves informou que o projeto está sendo levado para as escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e, também, para dentro das comunidades populares. A Firjan pretende ainda, em parceria com a prefeitura carioca, levar o Despertar para a Moda para as escolas municipais de comunidades onde as unidades policiais pacificadoras estão instaladas.
O gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Firjan, João Paulo Alcântara, revelou que o setor de vestuário e confecção do Rio de Janeiro responde atualmente pela geração de cerca de 92 mil empregos diretos e indiretos, englobando em torno de 3,5 mil indústrias e pequenas confecções. É a terceira maior atividade empregadora do estado do Rio, ficando atrás do setor de alimentos e a da cadeia de petróleo e gás.

Beltrame ressalta a importância das UPPs no Estado

A criação das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e as ações desenvolvidas à frente da Secretaria de Segurança do Rio conferiram prestígio e credibilidade a seu gestor, José Mariano Beltrame. O secretário, que ganhou mais um prêmio de agradecimento pelos serviços prestados ao Estado, na tarde desta segunda-feira (31/5), acredita que o reconhecimento deve-se às ações que visam controlar os territórios cariocas, antes dominados pelo tráfico, para combater o crime.

- A filosofia do Estado é o controle e combate ao crime, à violência, como consequência. Não resolvemos o problema, só fizemos parar um trem que vinha descarrilado. Tínhamos problemas graves de milícias com ramificações dentro das casas legislativas. O tráfico tinha o domínio em determinadas áreas, onde o Estado não se mostrava presente. O tráfico não acabou, mas tomamos o controle dos espaços – conta Beltrame.

Desde dezembro de 2008, mais de 800 militares treinados ocuparam 17 morros do Rio, beneficiando mais de 140 mil moradores. Até 2014, o governo prevê a implantação de mais 40 unidades, em cerca de 150 comunidades, que irão alcançar 500 mil pessoas.

A segunda etapa da polícia comunitária consiste em fazer um trabalho de cerco e prisão dos traficantes remanescentes, que, aos poucos, são denunciados pelos próprios moradores.

- A comunidade tem perdido o medo de falar, estamos contando com apoio deles. Na segunda etapa do trabalho, vamos prender os que restam, eles vão fugir ou perderão a vida em confrontos. Se entrarem com 10, 15 bandidos num morro, eu ponho 500 homens e corro com eles de lá - conclui Beltrame.

A afirmação do secretário é ilustrada pelas estatísticas: no morro Dona Marta, primeiro a receber o policiamento, os homicídios caíram 100%, o roubo de carros, 44%, e a apreensão de drogas aumentou 100%, nos dois últimos anos. Na Cidade de Deus, os homicídios e roubo de carros caíram 82%, enquanto a apreensão de drogas cresceu 55%, após receber a UPP, em fevereiro de 2009.

Para Beltrame, a política das UPPs não resolve o problema do tráfico, mas contribui para o controle total do Estado e deve ter como aliada todos os entes da União.

- Essa política faz com que as coisas caminhem. Na cidade, a sensação é de que algo se move, já que o processo de dominação começou há 40 anos e, de lá para cá, sucessivos governos não apenas ignoraram o problema, como alguns deles chegavam a negar sua existência. A questão só se resolve com o envolvimento efetivo da União, dos municípios, dos Estados, de todos. Não se pode fazer uma discussão em cima de episódios; é preciso uma ideologia de segurança, de muito investimento em estrutura, tecnologia, treinamento e, principalmente, capacidade de decisão – conclui.

Beltrame recebeu hoje, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro, por se destacar pelos serviços prestados à indústria fluminense e ao país.

Lula, Cabral e Paes inauguram UPA na Cidade de Deus

A união dos governos federal, estadual e municipal está trabalhando para recuperar uma antiga dívida social com parte da população residente em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Hoje, essa parceria que já acontece nas áreas de segurança pública e educação foi ampliada à saúde. A partir desta segunda-feira (31/5), os cerca de 65 mil moradores da Cidade de Deus passam a contar com os serviços da Unidade de Pronto-Atendimento Municipal (UPA 24 horas) inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
- Graças à eficiência da política de segurança pública do Cabral, a Cidade de Deus está sendo assistida, embora ainda haja muito por fazer. As UPAs vieram para dizer que o povo pobre deste país tem que ser tratado com respeito, decência e dignidade, com equipamentos modernos, de primeira qualidade - disse o presidente Lula, elogiando não apenas o programa de saúde idealizado e colocado em prática pelo governador Sérgio Cabral, mas, ao mesmo tempo, a segurança, com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) atuando em 17 outras comunidades antes dominadas pelo tráfico e milícia.
Cabral anunciou durante o evento a inauguração, no próximo mês de agosto, de um restaurante popular na Cidade de Deus, bairro que já registra desde o início das operações da UPP local um aumento de 30% no número de alunos matriculados nas escolas da rede pública, além do incremento da educação, com a abertura de 26 novos cursos profissionalizantes no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
- Estou muito feliz por mais esta conquista para a Cidade de Deus. As UPAs 24 horas fazem parte de um programa de Estado hoje exportado para todo o Brasil - festejou o governador, lembrando que o modelo de saúde que começou a ser implantado no Estado do Rio em maio de 2007, com a abertura da primeira UPA, no Complexo da Maré, já foi adotado pela União que, até o fim deste ano, instalará 500 Unidades de Pronto-Atendimento no país.
A UPA Cidade de Deus é a quinta administrada pela Prefeitura do Rio. As outras funcionam na Vila Kennedy, na Rocinha, no Complexo do Alemão e em Manguinhos. Até o fim de 2012, serão inauguradas mais 15 unidades na cidade.
A unidade administrada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil oferece serviços de urgência e emergência e deve realizar, em média, 9 mil atendimentos por mês. O investimento de R$ 4 milhões beneficiará 150 mil pessoas do bairro e regiões próximas.
A UPA conta com serviços de acolhimento e classificação de risco para agilizar o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. Esse modelo melhora o atendimento e otimiza as emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Hoje, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs é transferido para hospitais.
A unidade tem nove leitos de observação adulta, quatro de emergência, quatro de observação infantil e dois de observação individual; seis consultórios de atendimento médico, um odontológico, dois de classificação de risco e um de atendimento social; sala de reanimação e emergência; salas de imobilização e de sutura; e laboratório de análises clínicas com raios-x e eletrocardiograma. A UPA da Cidade de Deus também conta com sala de procedimentos, higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e setor para coleta de sangue.
O programa UPA 24 horas, do Governo do Estado, já conta com 31 unidades em bairros da capital e municípios do interior. A primeira foi inaugurada no Complexo da Maré. Depois, vieram as de Irajá, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Ricardo de Albuquerque, Botafogo, Vila Sarapuí, Marechal Hermes, Cabuçu, Realengo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Penha, Campo Grande, Engenho Novo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Manguinhos, Rocinha, Belford Roxo, Três Rios, Queimados, São Gonçalo, Teresópolis, Cabo Frio e Araruama.

Diretora do Municipal comemora a reinauguração do teatro

Após dois anos e meio de obras de restauro, sob os cuidados de 950 operários e 350 restauradores, o Theatro Municipal do Rio abriu as portas em grande estilo no último dia 27. Autoridades e artistas convidados prestigiaram as apresentações da Orquestra Sinfônica, do pianista Nelson Freire, da bailarina Ana Botafogo e de consagrados cantores de ópera.
Com investimento de mais de R$ 75 milhões, o novo Municipal conta com 615 novos lustres, 1.587 luminárias especiais e mais de 200 mil folhas de ouro, que conferem ainda mais charme ao palácio, que está prestes a completar 101 anos, em julho.
O sucesso do resultado é indiscutível, mas você conhece quem esteve à frente da empreitada durante os últimos 850 dias, trabalhando mais de 14 horas diárias, na maior obra que o Theatro já recebeu desde sua inauguração, em 1909? A diretora do Municipal do Rio, Carla Camurati, dedicou sua “obsessão” por trabalho, para que tudo estivesse perfeito até a inauguração.
- Sou obsessiva por personalidade. Algumas vezes isso é um defeito. Dependendo da hora, vira uma qualidade – sentencia a diretora.
Com a reforma concluída, Carla desabafa que foi alvo de severas críticas quando decidiu deixar o prédio fechado durante 18 meses, no ano de seu centenário, e adiar a inauguração por duas vezes.
- Não poderia abrir de qualquer jeito. Quando a gente começou a tirar as camadas de pintura feitas nas várias reformas, começamos a ver que tinha outro teatro ali debaixo, o teatro original. Eu ficava “apanhando” nos jornais, era gente reclamando que o teatro não estava aberto e o prazo não era cumprido. Falavam como se estivesse reformando o banheiro de casa, como se eu não tivesse uma responsabilidade de fazer o melhor com o dinheiro público em um prédio público – afirma.
Marcar a retomada do cinema brasileiro, com o filme Carlota Joaquina, que atingiu a marca de mais de 1,5 milhão de espectadores, em 1995, não foi tão desafiante quanto gerir as obras do teatro.
- Este período foi difícil. Quando a secretária de Cultura, Adriana Rattes, me convidou, sabia que teria uma grande obra pela frente. Precisava equilibrar isso emocionalmente e tomar uma atitude interna mais profunda de como eu iria lidar com isso. Não aceitaria o cargo para ser infeliz. Não era simplesmente aceitar um trabalho. Arrumei um amante dodói, mas lindo, do qual eu teria de cuidar – conta a diretora do Municipal.

Principais matérias do estado do Paraná

Reajuste dos servidores vai ser depositado em junho retroativo ao pagamento de maio

aO governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o reajuste geral de 5% será depositado na folha de junho. O pagamento, por outro lado, será retroativo ao mês de maio, explicou o governador. Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Paraná vai corrigir os salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo. O reajuste geral acumulado no período 2007-2010 chega a 20,5%. A medida beneficia 252,5 mil pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

Pessuti pede aos chefes regionais do IAP mais rapidez nos licenciamentos ambientais

aO governador Orlando Pessuti se reuniu nesta segunda-feira (31), em Curitiba, com chefes regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para discutir licenciamentos ambientais. “Dentro de alguns dias vamos iniciar centenas de obras e precisamos de uma agilidade maior dos nossos técnicos ambientais. Determinamos a eles que dêem a devida atenção às questões legais”, explicou Pessuti. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, explicou que serão analisadas não apenas as questões ambientais, mas também as sociais e econômicas.

Nova sede de farmácia especial vai descentralizar atendimento

aO secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, inaugurou nesta segunda-feira (31) a sede da Farmácia Especial Metropolitana II, que funcionará no prédio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Kennedy, Portão, em Curitiba, a partir de 1.º de julho. Atualmente, 20 mil pacientes estão cadastrados para receber medicamentos excepcionais na Farmácia Especial da Barão do Rio Branco, anexa à 2.ª Regional de Saúde Metropolitana. A expectativa é que 25% dos pacientes sejam remanejados para a nova farmácia.

Copel instala equipamento para dar mais agilidade a atendimentos na falta de luz

aNova tecnologia aplicada pela Copel dá mais agilidade ao atendimento nos casos de falta de luz, que agora podem ser solucionados por comando digital. Dezenas de chaves, equipamentos da rede elétrica que possibilitam alterar e redirecionar o fluxo de energia elétrica pelos condutores conforme a necessidade, recebem equipamentos de automação e comunicação por fibra óptica. Com isso, tais chaves poderão ser operadas a partir de centrais em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Bancos de leite humano do Paraná são homenageados pela Secretaria da Saúde

aO secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, entregou na manhã desta segunda-feira (31), em Curitiba, placas de honra ao mérito aos oito bancos de leite humano (BLH) do Paraná. O Estado teve a maior produtividade na coleta de leite humano, em 2008, e foi homenageado pelo Ministério da Saúde. Em 2009, foram coletados mais de 16 mil litros de leite dos oito bancos do Estado, que foram doados por aproximadamente 13 mil mulheres. “Esse número possibilitou que oito mil crianças tivessem acesso ao leite materno”, lembrou o secretário.

Site mostra medidas do governo de apoio a municípios do Paraná

aA população agora pode acompanhar as liberações de recursos do governo do Estado para os municípios do Paraná. O sitewww.governonosmunicipios.pr.gov.br divulga diariamente notícias e informações sobre decisões, medidas, autorizações de obras, repasses financeiros e lançamento de programas sociais que beneficiam as cidades do Paraná. A atualização do site é feita pela equipe da Casa Civil.

Paraná quer prorrogar campanha de vacinação contra febre aftosa

aA Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná está pleiteando ao Ministério da Agricultura a prorrogação da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa para até dia 12 de junho. Segundo explicou o diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária), Marco Antonio Teixeira Pinto, a medida se faz necessária em função da falta de vacinas no mercado. Segundo levantamento feito por técnicos da Divisão de Sanidade Animal (DSA), a defasagem é de 200 mil doses, o que corresponde a aproximadamente 5% do rebanho a ser imunizado.

Jornalistas participam em Paranaguá de seminário sobre operações portuárias

aA Assessoria de Comunicação dos portos de Paranaguá e Antonina promoveu nesta segunda-feira (31) o 3º Seminário para Jornalistas. O tema desta edição foi “Operações Portuárias”. Ao todo, 34 profissionais de todo o Estado participaram e puderam ver, no cais e também no mar, o processo de carga e descarga de mercadorias, a infraestrutura e logística dos terminais paranaenses.

Governador discute regularização de obras com prefeitos da região do Vale do Ivaí

aPessuti solicitou um levantamento de obras não concluídas e que necessitam de licitação a todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “Estamos equacionando a questão da liberação de recursos para o recape asfáltico, para construção de Bibliotecas Cidadãs, Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança e quadras cobertas para escolas estaduais”, explicou o governador. O presidente da Amuvi e prefeito de Cruz Maltina, Maurício Bueno, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para apresentar suas principais necessidades.

Pessuti recebe lideranças estudantis e representantes do Fórum Estadual da Cultura

Durante a reunião, alunos do Colégio Estadual do Paraná agradeceram ao governador pela decisão de estabelecer eleições livres para a escolha da direção da instituição. Também foram discutidos projetos de incentivo à cultura, como o que aumenta para 1,5% do orçamento estadual os recursos destinados à área. “Daremos todo o apoio para projetos que visem a valorização da nossa cultura”, disse o governador.

Procon dá dicas para compra dos presentes para o Dia dos Namorados

Mais uma data de troca de presentes se aproxima. O Dia dos Namorados, em 12 de junho, exige cautela na hora das compras e, para evitar problemas, o Procon-PR dá algumas dicas. Uma das principais é exigir sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia. Em caso de dúvida ou problema, consulte o Procon-PR, pessoalmente, na Alameda Cabral, 184, Centro, em Curitiba, ou pelo telefone 0800-41-1512.

Jogos Colegiais do Paraná têm os primeiros campeões de 2010

aA fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) entrou no terceiro dia de disputa nessa segunda-feira (31), com três das 15 modalidades encerradas - ginástica rítmica, natação e taekwondo, todas da sede Campo Mourão, onde estão sendo realizadas também as modalidades de handebol e xadrez. Sobre esta última, já foram conhecidos os campeões das provas relâmpago e rápido para os alunos de ensino regular e todos entre os alunos com necessidades educacionais especiais. A competição vai até sábado (5) em Apucarana, Ibiporã, Marialva, Maringá, Rolândia e Campo Mourão.

Quarto Festival de Cinema da Lapa é lançado em Curitiba

aA Cinemateca de Curitiba foi o local escolhido nesta segunda-feira (31) para o lançamento oficial da quarta edição do Festival de Cinema da Lapa 2010, que será realizado entre os dias 9 e 13, juntamente com as comemorações do aniversário do município da Lapa. O evento, que é organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, já reuniu mais de 30 mil participantes, desde a primeira edição, em 2005.

Reajuste dos servidores vai ser depositado em junho retroativo ao pagamento de maio


O governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o reajuste geral de 5% será depositado na folha de junho. O pagamento, por outro lado, será retroativo ao mês de maio, explicou o governador.

Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Paraná vai corrigir os salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo. Neste ano, o índice será aplicado não só sobre o vencimento base, como sobre as gratificações também. A medida vai beneficiar 252,5 mil pessoas (servidores da ativa, aposentados e pensionistas). O reajuste geral acumulado no período 2007-2010 chega a 20,5%.

“Passamos a manhã inteira reunidos com a equipe econômica do governo (secretarias da Fazenda, Planejamento e Administração). Diante da melhora na arrecadação, da desobrigação da multa da Secretaria do Tesouro Nacional [referente aos títulos podres] e do momento da economia que nos dá boas perspectivas, concluímos que será possível suportar esse acréscimo nas despesas com pessoal”, declarou Orlando Pessuti.

IMPACTO - O reajuste de 5% representará um aumento de R$ 38 milhões mensais na folha de pagamento do Poder Executivo, informou a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, que recebeu os sindicalistas junto com o governador. Na implantação, mês que vem - com o pagamento retroativo -, esse impacto será dobrado, ressaltou a secretária.

Maria Marta salientou ainda que no decorrer do ano as despesas com pessoal terão acréscimo significativo em razão também do processo em curso de ampliação dos quadros, indispensável para os investimentos que o Governo do Paraná vem fazendo. “São ingressos de concursados para a segurança pública, de funcionários para as escolas, de servidores para a agricultura e, principalmente, de equipes para os hospitais que estão sendo construídos ou ampliados.”

DIÁLOGO MANTIDO – Os líderes do Fórum de Servidores consideraram positiva a decisão do governo de implantar o reajuste em junho, com a correção retroativa a maio. E enalteceram a continuidade do diálogo que já vinha sendo mantido durante a gestão do ex-governador Roberto Requião.

“Em 2003, o governo recebeu uma 'herança maldita', de sucateamento de salários e do Estado. É importante manter esse debate, que já existia com a Maria Marta e com o Ênio Verri [ex-secretário do Planejamento], para melhorar o serviço público”, afirmou o representante do Sindicato dos Servidores da Agricultura e do Meio Ambiente (Sindiseab), Heitor Raymundo.

As presidentes dos sindicatos da Educação (APP), Marlei Fernandes, e da Saúde (Sindisaúde), Elaine Rodella, também destacaram o debate contínuo. “Já temos a secretária Maria Marta e a Secretaria do Planejamento como interlocutores, é importante mantermos esse diálogo”, disse Elaine. “Ao nos receber em Guarapuava, semana passada, o governador deu demonstração disso”, assinalou Marlei.

Além da secretária Maria Marta Lunardon, participaram da reunião com o Fórum dos Servidores o secretário da Casa Civil, Ney Caldas, o secretário-chefe de Gabinete do Governador, André Pegorer, o assessor especial do governo, José Maria Correa, e o economista Cid Cordeiro, coordenador do Dieese.



BOX 1 – Histórico de reajustes gerais



O reajuste geral dos servidores estaduais foi instituído pelo Governo do Paraná em 2007, por meio da lei estadual 15.512, sancionada em 31 de maio daquele ano pelo então governador Roberto Requião. Confira as correções gerais dos últimos quatro anos:



2007: 3,14%

2008: 5%

2009: 6%

2010: 5%

ACUMULADO 2007-2010: 20,53%



BOX 2 – Melhorias salariais desde 2003

Antes da implantação da lei do reajuste geral, e a partir de 2003, todos os quadros do Poder Executivo passaram por reformulações que, além de reorganizar a estrutura de remuneração das carreiras, trouxeram ganhos salariais que variam entre cada uma delas. Acompanhe a seguir, um resumo dos ganhos, por quadro, entre 2003-2010:



Magistério – Educação Básica

Aumento médio de 33% em 2004, com a implantação do novo plano de carreira

Reajuste de 17,04% em 2007

Reajuste de 5% em maio de 2008

Reajuste de 10% em setembro de 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Professores do Ensino Superior

Aumento médio de 18,68%, mas que alguns casos chegou a 32%, em 2005, com a reformulação na carreira

Reajuste de 6,57% em 2007

Reajuste de 5% em maio de 2008

Novo plano de carreira em setembro de 2008, que representou ganhos salariais de 26% a 48%

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Demais servidores do Ensino Superior

Aumento de 8% a 83%, dependendo do cargo e função, com novo plano de carreira instituído em 2006

Reajuste de 3,14%, em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Quadro Próprio do Poder Executivo (antigo “quadro geral”)

Aumento de 25% a 88%, dependendo do cargo, em 2006

Reajuste de 3,14%, em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Policiais Civis

Aumento de, em média, 35% a 49%, dependendo do cargo e função, em 2006;

Reajuste de 4,82%, em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reformulação na estrutura de remuneração, com a incorporação de gratificações ao vencimento base, em 2010

Reajuste de 5% em 2010



Policiais Militares

Aumento de 9,12% a 57,59%, dependendo do posto, em 2006

Reajuste de 4,82%, em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reformulação na estrutura de remuneração, com a incorporação de gratificações ao vencimento base, em 2010

Reajuste de 5% em 2010



Peritos

Reajuste de 7,9% em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Delegados

Reajuste de 46% em 2006

Reajuste de 3,14%, em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Procuradores do Estado

Reajuste de 46% em 2006

Reajuste de 3,14% em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Advogados

Reajuste de 30%, em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Auditores fiscais

Reajuste de 7,09% em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010



Quadros do Iapar e da Emater

Aumentos de até 88% em 2006, com a implantação de novo plano de carreira e ascensão profissional

Reajuste de 3,14% em 2007

Reajuste de 5% em 2008

Reajuste de 6% em 2009

Reajuste de 5% em 2010

Combate ao tráfico de Pessoas é reforçado

enfrentamento_trafeco_pessoas_foto_angela_peres_02.jpg
Campanha de informação será divulgada por panfletagem, rádio e televisão. (Foto: Angela Peres/Secom)
enfrentamento_trafeco_pessoas_foto_angela_peres_03.jpg
Posto de atendimento vai receber denúncias e orientar população. (Foto: Angela Peres/Secom)

A atenção e o combate ao tráfico de pessoas no Acre ganhou mais um reforço. Um Posto Avançado de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi instalado sexta-feira em Assis Brasil, no prédio da Alfândega. O município faz fronteira com o Peru e a Bolívia e registra a entrada e saída de muitas pessoas. É, possivelmente, rota do tráfico internacional de mulheres e crianças.
A problemática do tráfico de pessoas é difícil de ser enfrentada, pois não encontra registros oficiais e tem poucas informações. Um dos papéis do posto de atendimento é difundir informação aos moradores locais, aos turistas e às pessoas que estão deixando o país. "O tráfico acontece com base num engano. Às vezes a pessoa deixa o país porque vontade própria, quer morar em outro lugar. Mas as vezes ela deixa o Brasil iludida com a promessa de um bom emprego, de dinheiro fácil e de uma situação que não existe. Chegando ao destino ela descobre que vai ser explorada sexualmente e que as promessas não vão se cumprir. Muita gente também não sabe que isso configura crime. Então, a idéia é informar as pessoas, cada vez mais, sobre estas situações e tentar melhorar os registros de informações oficiais", explicou a secretária de Estado de Segurança Pública, Márcia Regina.
O posto de atendimento instalado em Assis Brasil também vai receber denúncias sobre o tráfico de pessoas. Quem quiser denunciar ou passar alguma informação que possa ser útil ao trabalho da polícia pode usar o telefone gratuito Disque 100. A ligação é sigilosa. Epitaciolândia dispõe de uma unidade e outra será instalada em Cruzeiro do Sul. A ação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

 
Serviço: Posto Avançado de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, localizado na Anfândega Brasil Peru, em Assis Brasil. Tem o papel de receber denúncias e orientar a população e os turistas.
Telefone para denúncias: 100
 
Para a instalação do Posto Avançado de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Assis Brasil houve a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que cedeu a sala utilizada na Alfândega. "Para o nosso trabalho era mais estratégico ocuparmos o posto policial localizado na entrada do município de Xapuri, que foi cedido pelo Governo do Estado, que tem sido um grande parceiro da PRF. A secretária de Segurança Márcia Regina tem, inclusive, se empenhando pessoalmente para o Acre deixe de ser uma delegacia de Porto Velho e ganhe sua própria superintendência, o que vai melhorar ainda mais o nosso trabalho", disse Getúlio Azevedo, da PRF.
Os casos de tráfico de seres humanos ocorrem para manter o mercado do sexo, turismo sexual, retirada de órgãos para comercialização, trabalho escravo, adoção ilegal ou rituais religiosos.
"Nós sabemos que este tráfico ocorre, pois moramos num município pequeno, onde as informações se espalham rápido. Mas não há registros oficiais e tudo que sabemos são boatos, informações extra-oficiais ou depoimentos de pessoas que foram e conseguiram voltar. O principal problema é a falta de conhecimento. Tenho certeza que poucas pessoas sabem que esta prática é um crime. A falta de informação gera novas vítimas", disse a prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha.

PM promove oficiais no Alto Acre


policia_militar_foto_angela_peres_09.jpg
policia_militar_foto_angela_peres_08.jpg
Márcia Regina destacou a estratégia de segurança voltada para o Alto Acre. (Foto: Angela Peres/Secom)
Vinte e três oficiais da Policia Militar na Região do Alto Acre foram promovidos - por tempo de serviço e merecimento - em solenidade realizada em Brasiléia. A promoção faz parte das comemorações dos 94 anos da PM no Acre. Sete oficiais foram promovidos a tenente e 17 a segundos sargentos.
"É uma forma de valorizar os profissionais, em especial os que atuam na fronteira do Estado, região que merece uma atenção redobrada. Aqui no Alto Acre todo o efetivo recebeu coletes a prova de bala e também foram enviadas viaturas e equipamentos. No último ano mais de 1200 policiais foram capacitados em todo o Estado e tudo isso faz parte da estratégia de valorização do policial militar e da segurança pública", comentou a secretária Estadual de Segurança, Márcia Regina.
Para o comandante da PM no Acre, coronel Romário Célio, os 94 anos da Polícia Militar é um momento de grande festa, e quem dá o presente é a própria PM, promovendo e valorizando seus oficiais. "São 94 anos de bons serviços prestados e de integração à sociedade. A PM de hoje é diferente da PM de ontem e eu posso dizer por que vivi as duas fases. Hoje nós temos viaturas, equipamentos, treinamento. Mas em nenhum momento da nossa história faltou coragem, determinação ou força de vontade".
O esforço em melhorar a segurança pública por parte do Governo do Estado é visível de forma muito clara, segundo a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão. "Nós vemos um trabalho em parceria que tem gerado bons resultados. A junção da prefeitura, Secretaria de Segurança, policiais civil e militar e a parceria com a polícia boliviana é fundamental para termos mais segurança, pois estamos numa área de fronteira, onde o acesso de pessoas e até de entorpecentes acaba se tornando fácil. Temos feito um chamamento para que toda sociedade nos ajude nessa missão de promover a segurança pública", comentou.
Entre os oficiais promovidos, o oficial Carlos Círio,  falou da emoção e do orgulho em aumentar a graduação: "É um momento muito especial, que orgulha a nós, à nossa família e que, ao mesmo tempo, nos carrega de mais responsabilidade e compromisso".
policia_militar_foto_angela_peres_10.jpg
Promoções de oficiais fazem parte das comemorações dos 94 anos da Polícia Militar no Acre. (Foto: Angela Peres/Secom)
Para o comandante do 10º Batalhão da PMAC, major Almir Alves de Souza, este é um momento de orgulho para toda a corporação, quando os oficiais que se destacaram são coroados com a promoção. "Temos desencadeado várias operações com resultados positivos na região do Alto Acre e isso só é possível graças ao esforço dos nossos policiais".
A secretária Márcia Regina também destacou, durante a solenidade, a nova maneira de atuação da segurança pública no Alto Acre. "Desde o ano passado esta região está recebendo uma atenção especial por ser uma área de fronteira. Primeiro trouxemos um comando operacional da PM para cá, com o auxílio de um coronel, além de todos os equipamentos e viaturas. Tudo faz parte da política de segurança pública desenhada pelo governador Binho Marques para o Estado".
Durante a solenidade foi prestada uma homenagem à viúva e à filha do sargento Raimundo Silva, morto em serviço na semana passada.