Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Saúde: Investimento do Estado supera estabelecido por lei

O governo da Bahia já repassou para a Secretaria da Saúde este ano RS 2,122 bilhões, equivalentes a 64,8% do orçamento previsto para a pasta em 2011 que é de RS 3,275 milhões, informou, ontem, a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) que tem a função de acompanhar a execução orçamentária do Estado. Do total do orçamento previsto do Estado para o ano, R$ 24,839 bilhões, (englobando todas as secretarias) a área da saúde ficou com uma parcela de 13,19%, dentro do previsto pela Constituição Federal (12% para estados). No atual ritmo da execução orçamentária, o percentual recebido pela Saúde, no momento, é maior que a previsão, situando-se no percentual de 14,17% dos R$ 14,9 bilhões já pagos do orçamento 2011 para todas as áreas do Estado.

DEM e PMDB evitam precipitar 2014 na Bahia

Apesar de o principal representante do DEM na Bahia, deputado federal ACM Neto, ter deixado claro em entrevista à Tribuna que a aliança para as eleições municipais entre os partidos de oposição deve passar pelo pleito de 2014, sendo considerada a candidatura ao governo, os líderes do PMDB, deputado federal Lúcio Vieira Lima, e do PSDB, deputado federal Antonio Imbassahy, sinalizaram que não pode haver precipitação nessa costura. Segundo eles, é preciso promover primeiro a unidade para a corrida municipal para depois planejar a estadual. Nos bastidores, a equação 2012 x 2014 seria uma das problemáticas apontadas para a unidade, já que além do democrata, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) também já deixou evidente seu desejo de buscar a cadeira do Palácio de Ondina.

Base governista muda discurso e diz que não vai colocar unidade em risco

Dirigentes partidários da base que integra a gestão do governador Jaques Wagner (PT) se encontraram ontem na sede do Partido Progressista (PP), na Avenida ACM, e decidiram afinar o tom do discurso sobre as articulações para as eleições municipais de 2012. Embora as siglas pleiteiem a demarcação de espaços com pré-candidaturas, os líderes do PT, PP, PSB, PDT e PCdoB deixaram claro que não irão arriscar a aliança em municípios onde os partidos de oposição apresentem grandes chances de crescimento. Além da disputa nas principais cidades da Bahia, eles discutiram a campanha pela reforma política e a distribuição dos cargos federais no Estado, processo que se encontra parado em Brasília. Ficou acertado que o PT terá a responsabilidade de cobrar maior celeridade no Palácio do Planalto. Ficaram ausentes da reunião o PHS e o PRB.

Bebê Cauê morre em São Paulo

O bebê Cauê, que foi operado em São Paulo no dia 8 de setembro para corrigir uma má formação congênita no coração, morreu por volta das 12h30 desta segunda-feira, segundo informações da assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O menino, que estava internado na UTI do hospital com uma infecção na garganta, ainda respirava com a ajuda de aparelhos. Em Salvador, Cauê estava internado no Hospital Santa Izabel. Ele nasceu com a síndrome de hipoplasia, que impede que o sangue seja bombeado para o corpo, já que o lado esquerdo do coração é menor. A primeira etapa da correção para a síndrome, deveria ter sido realizada no sétimo dia de vida, e a segunda seria realizada aos quatro meses de vida. As causas da morte do menino não foram informadas pelo hospital e nem pela família da criança.

Lei Seca: Detran anuncia a volta da blitz de alcoolemia

O caos que vive o trânsito de Salvador se reflete em números. Apesar da diminuição da quantidade de acidentes, anunciada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o número de vítimas ainda é alarmante. Comparando o número de acidentes no período de janeiro a julho, entre 2010 e 2011, o órgão apontou a queda de 21.898 para 19.650. O número de vítimas, no entanto, foi de 4.951, sendo 131 mortos, nos primeiros sete meses deste ano. Isso sem contar as vítimas dos engarrafamentos e da falta de educação no trânsito, que representam um tempo maior para se chegar aos destinos e num stress que parece aumentar dia a dia. A diminuição do número de acidentes, segundo o diretor geral do Detran-Ba, Maurício Botelho, se deve a intensificação das blitze educativas e punitivas realizadas no decorrer do ano. “Ajudou, também, a retirada de muitos condutores inabilitados e irregulares de circulação, principalmente, motoqueiros”, disse Botelho.