Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 5 de julho de 2013

Regido por homem que diplomou Feliciano, grupo ovaciona Dilma e ACM Neto

Regido por homem que diplomou Feliciano, grupo ovaciona Dilma e ACM Neto

por Rodrigo Aguiar
Regido por homem que diplomou Feliciano, grupo ovaciona Dilma e ACM Neto
Foto: Marcelo Machado/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Vaiada na abertura da Copa das Confederações, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff não foi à final do torneio, disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, provavelmente por prever o que a aguardava. Em Salvador nesta quinta-feira (4), a petista recebeu aplausos ensaiados de um grupo que compareceu ao Centro de Convenções, para participar da cerimônia de lançamento do Plano Safra Semiárido. Vindas da região do bairro da Mata Escura, pessoas do Projeto Rural Paz e Vida ovacionaram Dilma em vários momentos de seu discurso, regidas por Elizeu Fagundes, presidente de uma entidade intitulada Federação Brasileira de Defesa dos Direitos Humanos. A federação é conhecida por dar um diploma de “defensor dos direitos humanos” ao deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da comissão relativa ao tema na Câmara. Eliseu é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de estelionato e de manter uma instituição irregular que se passava por órgão federal. Segundo o coordenador do projeto, Kléberson Silva, o grupo se deslocou até o Centro de Convenções para pedir moradias à presidente em áreas próximas à cidade. Além de saudarem efusivamente a mandatária, os integrantes do projeto aplaudiram e entoaram um coro de “ACM, ACM”, assim que a petista cumprimentou o prefeito de Salvador em sua fala.

   
Confiante em oficialização de partido, Bruno Reis ouve de Reinaldo Braga: 'E o nosso MD?'
Foto: Marcelo Machado / Ag. Haack / Bahia Notícias
Um dos possíveis integrantes da Mobilização Democrática – sigla surgida pela fusão do PSS e PMN – o deputado estadual Bruno Reis disse acreditar que a nova legenda conseguirá o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Presente ao lançamento do Plano Safra Semiárido, o parlamentar afirmou confiar em um entendimento favorável do ministro Dias Toffoli, relator das regras que normatizarão o pleito de 2014. “Estamos aguardando a resposta da consulta ao TSE. O partido está pronto para ser homologado. O ideal para nós é registrar no final de agosto”, disse o vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. O tribunal decidirá se a fusão de partidos corresponde à criação de nova legenda. Em caso afirmativo, o MD poderá receber parlamentares de outras siglas, real motivação para sua existência. Caso contrário, a fusão pode não ser oficializada. Confiante em relação ao futuro da nova agremiação, Reis contabilizou pelo menos cinco deputados da AL-BA como futuros integrantes da Mobilização Democrática. “Eu, Elmar Nascimento, Sandro Régis, Targino Machado e mais um”, contou, sem revelar o último nome. “E o nosso MD, deputado?”, cumprimentou praticamente na mesma hora o deputado estadual Reinaldo Braga (PR), antigo líder da oposição ao governo Jaques Wagner e adesista após a nomeação de César Borges para o Ministério dos Transportes. “Não é Reinaldo. Ele é muito ligado a César”, respondeu Reis à reportagem.

   
Sexta, 05 de Julho de 2013 - 00:00

Turnão do TJ-BA é 'inconveniente à advocacia', afirma presidente da OAB-BA

por Cláudia Cardozo
Turnão do TJ-BA é 'inconveniente à advocacia', afirma presidente da OAB-BA
Foto: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Os conselheiros da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) discutiram, na reunião ordinária do Conselho Pleno realizada nesta quinta-feira (4), o “turnão” imposto pelo Tribunal de Justiça da Bahia. A medida adotada pela Corte baiana de alterar os horários de atendimento foi vista com maus olhos pelos conselheiros presentes na reunião e já havia sido repudiada pelo Colégio de Presidentes da OAB-BA. O presidente da entidade, Luiz Viana Queiroz, afirmou que vai enviar um ofício ao TJ-BA em que será manifestado a posição contrária ao novo horário de trabalho, por considerar a atitude “inconveniente à advocacia e aos jurisdicionados e, por consequência, à cidadania". Durante o encontro ainda foi proposto por um conselheiro que a Ordem discuta a possibilidade de pedir ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que faça uma intervenção no TJ-BA. A ação seria uma resposta às dificuldades que a categoria tem encontrado para advogar, por falta de servidores e pela ausência de "trato humano" no atendimento aos causídicos, que teriam suas prerrogativas de trabalho violadas. A proposição não chegou a ser votada, mas, de acordo com Viana, o tema será discutido pelo plenário para saber se haverá ou não a solicitação de intervenção ao CNJ.

   
Sexta, 05 de Julho de 2013 - 00:00

OAB-BA abrirá nova consulta aos advogados para vaga de desembargador do TJ-BA

por Cláudia Cardozo
OAB-BA abrirá nova consulta aos advogados para vaga de desembargador do TJ-BA
O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Luiz Viana, afirmou nesta quinta-feira (4), durante a reunião ordinária do Conselho Pleno, que vai abrir uma nova consulta à classe para formular uma nova lista sêxtupla para uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), destinada ao Quinto Constitucional. O posto para a categoria é decorrente da abertura de uma nova vaga na Corte estadual. A consulta, segundo Viana, deverá ser realizada em aproximadamente dois meses. Na manhã desta quinta, o Conselho Pleno da OAB-BA homologou os nomes de Maurício Kertzman, Roberto Frank, Lia Barroso, Custódio Lacerda Brito, Pedro Barachisio e Paulo Damasceno para a disputa pela cadeira aberta com a aposentadoria do desembargador Sinésio Cabral. Caberá agora ao TJ-BA formular a lista tríplice e enviar ao Palácio de Ondina para que o governador Jaques Wagner escolha e nomeie um dos nomes apresentados pelo tribunal. “Agora está nas mãos do TJ-BA. Acredito que a nomeação possa ocorrer em aproximadamente um mês”, estimou Viana.


   
Sexta, 05 de Julho de 2013 - 00:00

Entenda melhor o processo de intervenção no Bahia

por Júlia Belas
Entenda melhor o processo de intervenção no Bahia
Fotos: Divulgação | Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A intervenção no Esporte Clube Bahia teve um novo e importante capítulo na manhã desta quinta-feira (4). Com a improcedência da suspeição do juiz de primeiro grau Paulo Albiani, as decisões do magistrado voltam a valer e a intervenção no tricolor está ainda mais próxima. No entanto, como muitas pessoas estão confusas com todo o processo, o Bahia Notícias ouviu especialistas em direito desportivo para explicar o que aconteceu e o que se pode esperar na sequência.
 

 
A agremiação, presidida pelo cartola Marcelo Guimarães Filho, alegou que o juiz seria "suspeito" ou seja, não seria imparcial o suficiente para julgar a causa daí o processo de "exceção de suspeição". O problema é que a acusação foi considerada “improcedente por unanimidade”, o que significa que foi rejeitada por todos que compunham o júri. Com a decisão, as ações de Paulo Albiani voltam a valer e o caso não corre o risco de ter que passar por todo o trâmite novamente. O julgamento, marcado para a próxima terça (9), às 8h30, no Tribunal de Justiça, vai reconsiderar a necessidade de intervenção no tricolor baiano. Caso seja aprovada, o presidente será substituído por um interventor nomeado pelo Judiciário. Como o TJ-BA já determinou que o processo é válido, os juristas entendem que a intervenção deve ser aprovada e executada em breve. Agora, o futuro administrativo do Bahia está nas mãos da desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 22:30

TV por assinatura perdeu mais de 35 mil clientes em maio, diz Anatel

por Eduardo Rodrigues e Ayr Aliski/Agência Estado
TV por assinatura perdeu mais de 35 mil clientes em maio, diz Anatel
Foto: Divulgação
O número de usuários de TV por assinatura no Brasil caiu 0,21% em maio deste ano, com uma redução líquida de 35.260 clientes em relação a abril, e fechou o mês com 16.934.416 assinantes. No fim de abril, eram 16.969.676 assinaturas. Os dados, que contrariam a tendência de expansão no setor nos últimos anos, foram divulgados na tarde desta quinta-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sem outros detalhes, o órgão regulador informou que a queda foi influenciada principalmente pelo saldo negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo Sky. Na semana passada, a DirecTV - que controla o grupo - comunicou que uma investigação interna apontou que a Sky Brasil teria inflado a base de assinantes em cerca de 200 mil clientes, devido a práticas irregulares por alguns funcionários. Com isso, a modalidade de TV via satélite perdeu 0,38% dos clientes, mas continuou líder no mercado, com 61,9% de participação. A TV a cabo registrou o acréscimo de 18,7 mil assinaturas e chegou a 37,8% do conjunto de usuários do serviço.

   
A prefeitura começou a implantar, nesta quinta-feira (4), uma nova modalidade para contratação de empresas terceirizadas. Antes, as prestadoras de serviço apresentavam o custo de cada trabalhador e, em cima disso, a administração municipal repassava o índice médio de 73% , além do lucro. O percentual era para cobrir os impostos, décimo-terceiro salário, férias, aviso prévio e outros encargos. O modelo antigo é o mais comum na administração pública. "Acontece que, em muitos casos, por qualquer motivo, como desequilíbrio financeiro, muitas empresas não repassavam os direitos trabalhistas aos seus funcionários. E a Justiça, quando acionada, mandava a prefeitura quitar os débitos", afirmou o secretário de Gestão (Semge), Alexandre Paupério. Segundo o novo regime, a administração vai reter 36% dos encargos eventuais e somente pagará quando a empresa comprovar que está em dia com seus funcionários. "Essa retenção vai ser mensal. O objetivo é garantir a lisura do processo e impedir que os trabalhadores sejam prejudicados e recebam em dia, exatamente como os servidores públicos. Além disso, impede que a prefeitura pague duas vezes por um serviço", definiu o titular da Semge.  

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 22:00

Galáxias 'devoram' matéria ao redor para se formar, diz estudo

por Portal Terra
Galáxias 'devoram' matéria ao redor para se formar, diz estudo
Foto: Divulgação
Cientistas do Observatório Europeu do Sul conseguiram observar uma galáxia no processo de absorção de gás do exterior, a melhor evidência direta obtida até o momento para sustentar as teorias existentes sobre sua formação. As observações, feitas com o telescópio VLT que fica no deserto do Atacama (Chile), reforçam as teorias que defendem que as galáxias atraem e "consomem" matéria próxima para possibilitar a formação estelar e impulsionar a própria rotação. O objeto de estudo, que deu origem a conclusões publicadas nesta quinta-feira (4) em um artigo na revista Science, foi um estranho alinhamento entre uma galáxia distante e um quasar, núcleo brilhante alimentado por um buraco negro supermassivo. "Este tipo de alinhamento é muito incomum e nos permitiu fazer observações únicas. Estes novos resultados nos oferecem a melhor visão obtida até o momento de uma galáxia em pleno processo de 'ingestão'", o autor principal do artigo, Nicolas Bouché, em comunicado divulgado pelo ESO, sediado em Garching (Alemanha). Durante o processo de criação de novas estrelas, as galáxias esgotam rapidamente suas reservas de gás, que, por isso, deve ser reposto gradualmente para que a atividade possa continuar. 

   
Vereador nega que trabalhadores atrapalhem coleta de lixo: 'Falta à Limpurb mais eficiência'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), contesta a afirmação da prefeitura de Salvador de que as convenções dos trabalhadores atrasam a saída de veículos coletores de lixo. "Falta à Limpurb mais eficiência em sua direção. Não há um planejamento adequado para a coleta de lixo e para piorar, a cidade enfrenta a maior quantidade de buraco por metro quadrado já vista. A frota tem sofrido dano considerável diante das péssimas condições de tráfego das ruas de Salvador. Para piorar, o quadro de funcionários é pequen,o o que leva muitos a trabalharem em regime de hora-extra. Alguns chegam a ter uma jornada de 13h de trabalho o que qualificamos como um absurdo", critica o petista. Suíca diz que a data base dos funcionários é maio e mesmo assim o Sindilimp-BA tem insistido na mobilização e nas negociações para fechar uma convenção coletiva de trabalho adequada para a categoria. "Não é a categoria com suas assembleias que impedem a saída dos veículos. O que queremos é um processo licitatório urgente e transparente. O que posso assegurar é que a categoria está mobilizada. Não queremos radicalizar o processo, mas a atual direção do sindicato não deixará de fazê-lo se as negociações não avançarem. Que a Limpurb e sua dirigente, Kátia Alves, respeite a categoria e procure os responsáveis certos para apontar o dedo. Com certeza absoluta não são os trabalhadores em limpeza", finaliza.

   
O projeto de lei que pretende extinguir o foro especial de prerrogativa de função para parlamentares e outras autoridades no caso de crimes comuns está no calendário de pautas prioritárias do Senado, previsto para ser analisado nesta primeira quinzena de julho. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi designado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), como relator da proposta. A designação da relatoria ocorreu após cobrança do parlamentar para a votação imediata da matéria. "A Justiça tem que punir o crime, tem que atuar independente da condição social, da condição política, da condição financeira de quem pratica qualquer crime. Não há possibilidade de manutenção de foro dessa ou daquela natureza: crime é crime, e tem que ser combatido", declarou. A defesa do fim do foro especial baseia-se principalmente no argumento de que a desigualdade de tratamento vai contra os princípios republicanos. Caso o texto da Constituição não previsse o Supremo como foro natural para o julgamento dos membros do Congresso e de ministros de Estado, todos seriam julgados pela Justiça Federal na primeira instância e poderiam apresentar recurso aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes de chegar ao Supremo. Segundo a Secretaria Geral da Mesa, a proposta que será incluída na pauta de votação é a PEC 10/2013,  de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que altera os artigos 102, 105, 108 e 125 da Constituição Federal para mudar as regras que estabelecem foro privilegiado no caso de crime comum cometido por autoridade.

Estado terá mais cinco núcleos de acompanhamentos às penas alternativas

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) terá cinco novos núcleos de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Neapas). Nesta quinta-feira (4), o governador Jaques Wagner (PT) sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia que altera a estrutura organizacional e de cargos em comissão da pasta, cuja publicação será na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta (5). A criação dos Neapas é mais uma ação do Programa Pacto Pela Vida. Vinculados à Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), as unidades têm como objetivo o acompanhamento da execução de medidas e penas alternativas aplicadas pelas instâncias do Poder Judiciário. Os postos criados só poderão ser preenchidos após a efetiva instalação dos Neapas. “Além de serem soluções modernas e humanistas, as penas alternativas representam redução de custos para a administração pública, e consequentemente para a sociedade. Outra vantagem é que os egressos que cumprem esse tipo de penas têm um percentual pequeno de retorno ao crime, em torno de 5%, enquanto o percentual dos encarcerados é cerca de 75%”, diz o titular da Seap, Nestor Duarte Neto.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 20:40

Deputado petista defende itens para reforma política

Deputado petista defende itens para reforma política
Foto: Vitor Fernandes/ Divulgação
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) defendeu, nesta quinta-feira (4), uma série de ações que devem constar no projeto de reforma política em pauta no Congresso Nacional. De acordo com o petista, o fim da suplência no Senado, por exemplo, é um dos temas que devem ser incluídos no debate, assim como o voto em lista. “O povo cansou de votar em pessoas; quer votar em ideias e isso faz uma grande diferença”, afirma. O parlamentar também defende o financiamento público exclusivo de campanha, já proposto em projeto de lei na Casa. “Não é interessante que empresas financiem campanhas para depois cobrar pelo apoio. Acabando com essa prática, poderemos combater realmente a corrupção, desatrelando os políticos e a política do poder econômico”, completa. Outro tema considerado importante por ele é a paridade de gênero, para aumentar a inclusão das mulheres na representação política. “Essa é a oportunidade, criada pelo próprio povo, para mudar de vez as coisas, ou talvez a gente parta para um sistema pior e leve mais 30 anos para conseguir mudar alguma coisa estrutural de novo”, comparou. Galo ainda defende o fim das coligações, do voto secreto no Legislativo e das eleições conjuntas. 

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 20:20

Senador defende que votação de vetos seja secreta

por Débora Álvares | Agência Estado
Senador defende que votação de vetos seja secreta
Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), defendeu que a votação de vetos não se dê por voto aberto. "Em algumas situações, o voto secreto é fundamental na democracia. O veto é uma das questões que precisa ser debatida", afirmou nesta quinta-feira (4) ao fim de uma audiência pública com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. "Sou a favor do voto aberto, mas creio que existem situações em que o voto secreto é fundamento da liberdade democrática." Para Braga, é fundamental manter o sigilo do voto dos parlamentares também quando se trata de indicação de ministros de tribunais. "Se o voto for aberto, esses juízes que amanhã julgarão os senadores, o presidente da República, poderão se considerar impedidos porque muitas vezes o voto aberto compromete", destacou. "Aquilo que pode ser corporativismo não defendo, como voto secreto para cassação ou para escolha da mesa. Mas, na hora de escolher membros do CNJ, do CNMP, ministros do Supremo, do STJ, do TST, onde você está exercendo constituição de poderes, aí o voto tem que ser secreto", completou.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 20:00

Senado aprova lei anticorrupção com multas de até R$ 60 mi

por Portal Terra
Senado aprova lei anticorrupção com multas de até R$ 60 mi
Foto: Valdemiro Rodrigues/ Agência Senado
O Senado aprovou, nesta quinta-feira (4), o projeto de lei que ficou conhecido como “lei anticorrupção”. A proposta é punir empresas que cometam atos de corrupção contra a administração pública ou funcionários públicos estrangeiros de organizações internacionais que funcionam no Brasil. Com a aprovação, a matéria segue para sanção pela presidente Dilma Rousseff. Se condenadas, as empresas podem perder os bens, direitos ou valores obtidos com a atividade ilícita, suspensão ou interdição parcial de suas atividades, dissolução e proibição de assinar contratos, receber incentivos ou pegar empréstimos de órgãos públicos por até cinco anos. Mesmo com as sanções, a companhia e o funcionário acusado não estarão isentos de ressarcir ao erário todo o dano causado com as atividades. As punições administrativas previstas são multas que variam de 0,1% a 20% do faturamento bruto anual da empresa apurado no ano anterior à ocorrência do fato. Se não for possível medir o caixa da organização, a multa vai variar de R$ 6 mil a R$ 60 milhões. O valor não pode ser superior ao prejuízo causado pelo ato de corrupção.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 19:40

Procon autua 21 estacionamentos de Salvador

Procon autua 21 estacionamentos de Salvador
Foto: Divulgação
Falta de tolerância de 15 minutos, ausência da cobrança fracionada e a não disponibilização do Código de Defesa do Consumidor foram algumas das irregularidades encontradas pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, durante 'Operação Estacionamento', realizada nesta quinta-feira (04), em Salvador. Dos 28 estacionamentos fiscalizados pelo órgão, 21 não cumpriam com a Lei Municipal 8.055/2011. Todos os estabelecimentos irregulares foram autuados. São eles: Sol Park (Garcia, Corredor da Vitória, Liberdade e Barra), Well Park (Garcia, Garibaldi e dois no Rio Vermelho), Bahia Park (Canela, Comércio), Pamplona Estacionamento (Barra), Salvador Parking (Barra), Well Park (dois na Barra), Bs Park (Ondina), Pare Car Estacionamento (Rio Vermelho), CME (Ondina), Sms Estacionamentos, Omni Estacionamentos (Ondina), Renort (Liberdade) e Well Park (São Joaquim). Os estacionamentos autuados responderão a processo administrativo e têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão. As outras cinco empresas que não apresentaram irregularidades - Central Park (dois na Federação), Park Farol (Barra), Multi Park (Comércio), Bahia Park (Comércio/Bahia Marina), Well Park (Rio Vermelho) e CCP Estacionamentos (Ferry Boat) - receberam apenas Relatório de Visita.

   
Cidades de Paulo Afonso e Rodelas receberão investimentos do governo
Foto: Max Haack/ Bahia Notícias
Os municípios de Paulo Afonso e Rodelas, no interior da Bahia, irão receber uma série de investimentos a partir deste sábado (6), que serão entregues pelo governador Jaques Wagner (PT). Segundo o senador Walter Pinheiro, também petista, que participará da comitiva, Paulo Afonso será contemplada com a inauguração do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a inauguração do condomínio Beira Rio com 200 unidades habitacionais, e a entrega da recuperação da BA-210, do trecho que sai da sede do município e vai até o entroncamento com a BR 110. “Além disso, a Delegacia da Mulher receberá uma nova viatura e o 20º Batalhão da PM ganhará 10 novas motocicletas, também em Paulo Afonso”, completou o senador. Já em Rodelas, Wagner assinará a Ordem de Serviço para início das obras de recuperação da BA-210, do trecho até Itaparica, com 86km, e até o entroncamento com a BA-311, com 31 km.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 18:40

Conquista: Caminhoneiros encerram protestos na BR-116

Conquista: Caminhoneiros encerram protestos na BR-116
Foto: Blog do Anderson
Após quatro dias de protestos, os caminhoneiros liberaram o bloqueio da BR-116 próximo a Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, por volta do meio dia desta quinta-feira (4). A categoria realizou um movimento pacífico para cobrar do governo uma redução no preço do diesel. O ministro dos Transportes, César Borges, disse na terça-feira (2) que não é possível atender a todas as reivindicações dos caminhoneiros. Segundo informações do Blog do Anderson, a isenção de pedágio, por exemplo, pode prejudicar contratos de concessão. Os profissionais pedem também subsídio ao óleo diesel, criação de estrutura exclusiva para atender ao transporte rodoviário de cargas e aprimoramento da norma conhecida como Lei do Caminhoneiro. Ao comentar as demandas, Borges explicou que o diesel já é subsidiado, o Ministério dos Transportes tem uma secretaria com a função da estrutura pedida pelos manifestantes e que o governo apoia o aprimoramento da lei.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 18:40

Guilherme Arantes: 'O Brasil só vai dar certo, quando a Bahia der certo'

por Marília Moreira
Guilherme Arantes: 'O Brasil só vai dar certo, quando a Bahia der certo'
Foto: Divulgação
Aos 60 anos, Guilherme Arantes lança seu 22º disco inédito de carreira. Ao longo do repertório do cantor, é possível encontrar diversas coletâneas que fazem parte da memória e imaginário dos brasileiros, que aprendeu a ouvir seu piano e a sua voz tranquila nas trilhas sonoras de 25 novelas globais, como “Anjo Mau”, que eternizou os versos “Quando eu fui ferido, vi tudo mudar / Das verdades que eu sabia /Só sobraram restos, e eu não esqueci /Toda aquela paz que eu tinha”. Toda a ideia do novo disco veio em setembro do ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia de catarata nos dois olhos. “Essa operação foi um divisor de águas; proporcionou uma transformação em minha cabeça e uma percepção maior da fragilidade das coisas, do envelhecimento. [...] A partir dali eu começaria a enxergar tudo diferente. Não sei se por uma analogia, por uma metáfora da vida, eu compreendi que teria de enxergar com urgência o que eu deveria fazer”, contou em entrevista ao Bahia Notícias. Em “Condição Humana”, uma das faixas e título do seu novo álbum – que será lançado em Salvador em apresentação única no Teatro Castro Alves no dia 12 de julho –, Guilherme Arantes lida com temas que já permeavam suas canções há muito tempo, como o amor e a natureza, mas também trata do envelhecimento e do “ressurgir do questionamento e da transgressão do mundo”. “Esse é olhar de quem está se sentindo ‘estranhão’ no mundo. Eu acho que tudo veio numa hora muito coerente, que só está começando. Mas essa é uma visão de um cara que já tem 60 anos”, opinou. Nessa entrevista, Guilherme fala ainda sobre a monocultura musical da balada, sobre novos nomes da música brasileira, a vida que leva na Bahia e também sobre os protestos que assolaram o Brasil nas últimas semanas. Apesar do tom por vezes desencantado, Guilherme ainda se diz esperançoso: “Eu começo a olhar tudo isso com bastante otimismo. O mundo está precisando de uma renovação de valores”. Leia na íntegra a entrevista na Coluna Cultura.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 18:40

Temer recua e diz que governo quer reforma em 2014

por Rafael Moraes Moura / Agência Estado
Temer recua e diz que governo quer reforma em 2014
Menos de quatro horas depois de afirmar que "temporalmente é impossível" aplicar um plebiscito que altere as regras do sistema político já em 2014, o vice-presidente Michel Temer recuou e, em nota, disse que o "governo mantém a posição de que o ideal é a realização do plebiscito em data que altere o sistema político-eleitoral já nas eleições de 2014". Nesta quinta-feira pela manhã, Temer se reuniu com os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tratar do plebiscito. Também participaram do encontro líderes de partidos aliados na Câmara dos Deputados. Questionado se estava claro, entre os líderes e o governo, que não haveria tempo suficiente para viabilizar um plebiscito que alterasse as regras do sistema político já em 2014, Temer respondeu: "A esta altura, embora fosse desejável, mas temporalmente é impossível. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) muito adequadamente fixou um prazo de 70 dias a partir dos temas apresentados ao TSE. Imagine se isso durar duas, três semanas, mais 70 dias, já chegamos ao mês de outubro e, a partir daí, já entra o princípio da anualidade, não é possível aplicar em 2014." Pela manhã, o vice-presidente também disse que "não há mais condições e, vocês sabem disso, de fazer qualquer consulta antes de outubro". "E, não havendo condições temporais de fazer essa consulta, qualquer reforma que venha só se aplicará para as próximas eleições, e não para esta", disse.Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, as declarações de Temer causaram mal-estar no Palácio do Planalto e irritaram a presidente Dilma Rousseff. Horas depois, a assessoria da Vice-Presidência da República enviou nota que "o governo mantém a posição de que o ideal é a realização do plebiscito em data que altere o sistema político-eleitoral já nas eleições de 2014".

Viabahia estuda construir desvio na BR-116 Sul

A Viabahia Concessionária de Rodovias S/A realiza um estudo em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para elaboração de um desvio na BR-116 quilômetro 437,6m. A obra possibilitará o início da construção de um dispositivo de retorno naquela região. Nesta quinta-feira (4), as equipes da PRF e da concessionária analisaram o local para determinar a melhor forma para o estabelecimento do desvio, que utilizará o trecho da nova pista em duplicação no sentido oposto da rodovia. A obra deve proporcionar mais fluidez do tráfego e melhorar a segurança de usuários e moradores das proximidades.

   
Quinta, 04 de Julho de 2013 - 17:20

Aécio defende votação secreta de veto presidencial

por Ricardo Brito / Agência Estado
Aécio defende votação secreta de veto presidencial
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), defendeu nesta quinta-feira (4) que a votação dos vetos presidenciais pelo Congresso Nacional continue a ser feita de forma secreta. Para o tucano, essa é a única exceção defendida por ele como forma de "preservar a vontade do parlamentar". "Preservar o voto secreto na derrubada de veto presidencial é preservar o Parlamento das pressões do poder Executivo, porque, com o voto aberto, com a maioria grande que o governo tem, é muito difícil de ser derrubado (o veto). Então, em todos os outros casos, o voto tem que ser aberto", completou. Nesta quarta-feira (3), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional que pretende acabar com o voto secreto na maioria das votações do Congresso Nacional. O texto, apresentado em abril do senador Paulo Paim (PT-RS), permite que todos saibam como os parlamentares votaram nas seguintes hipóteses: impeachment de presidentes da República, indicações de autoridades e de chefes de missões diplomáticas; exoneração do procurador-geral da República antes do fim do mandato; apreciação de vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso. A PEC, contudo, não diz respeito à votação secreta para a eleição dos presidentes do Senado e das comissões temáticas, matéria que consta do regimento interno da Casa. Por isso, o senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu a aprovação de um projeto de resolução de autoria dele a fim de acabar também com essas modalidades de votação secreta. O pedido, entretanto, ainda não foi apreciado.