Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morre o jornalista Joelmir Beting aos 75 anos em São Paulo

Do UOL, em São Paulo


  • Reprodução
  • Jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos, em SP
    Jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos, em SP
Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte.

O corpo está sendo velado desde as 8h no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. Às 14h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16h  o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.
O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

 
Em texto publicado no blog do diário Lance!, Mauro homenageou o pai, dizendo ter tomado conhecimento da notícia à 1h15. "A ausência dele não tem nome. Como jamais saberei escrever o que ele é", relatou o filho. Ele estava trabalhando na Rádio Bandeirantes quando recebeu a notícia e a veiculou ao vivo.
“Eu acho que eu aprendi com ele a ter prazer por trabalhar e trabalhar sempre”, falou Mauro. “Alguém tinha que dar essa notícia e eu achei que devia ser eu”. Mauro e Erich Beting, sobrinho do jornalista, agradeceu pelas mensagens de apoio no Twitter. 
Desde que retornou à Bandeirantes, em março de 2004, Joelmir participava diariamente do "Jornal da Band" e do "Primeiro Jornal". Foi âncora do "Canal Livre", apresentado aos domingos, e fez comentários diários no canal BandNews, além dos programas "Jornal Gente" e "Três Tempos", na Rádio Bandeirantes. Na TV, também trabalhou na Gazeta, Record e Globo --nesta última, de agosto de 1985 até julho de 2003--, passando pelo "Espaço Aberto", na Globo News.

Veja a trajetória do jornalista Joelmir Beting


O jornalista Joelmir Beting é fotografado no escritório de sua casa (1/5/87).Folhapress
Trajetória
Nascido em Tambaú, no interior de São Paulo, Joelmir iniciou a carreira jornalística como repórter esportivo nos jornais "O Esporte" e "Diário Popular". Trabalhou também na Rádio Panamericana, que anos depois se tornaria a Jovem Pan. Em 1962, já formado sociólogo, mudou de área, passando para o jornalismo econômico, inicialmente na redação de estudos de uma empresa de consultoria.

A coluna tornou-se célebre por desmistificar a economia numa época de inflação astronômica e reiteradas medidas desastradas do governo. É de lá que nasceram alguns dos bordões de Joelmir, como "quem não deve, não tem" e "na prática, a teoria é outra". Em 1991, entrou para "O Estado de S.Paulo", onde sua coluna diária continuou sendo publicada, ininterruptamente, até 30 de janeiro de 2004.
Em 1966, foi contratado pela "Folha de S. Paulo" para lançar a editoria de Automóveis. Dois anos depois, tornou-se editor de Economia do mesmo jornal, lançando uma coluna diária a partir de 1970.
Também publicou os livros "Na Prática a Teoria é Outra" e "Os Juros Subversivos". Em coautoria com o cardeal Paulo Evaristo Arns e João Pedro Stédile, ele lançou o livro "Igreja, Classe Trabalhadora e Democracia". Desde 2000, mantinha seu próprio site na internet, dedicado à análise macroeconômica.
Homenagem
De acordo com o jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN Brasil, o Palmeiras vai realizar uma homenagem a Joelmir Beting no próximo sábado. O assessor de imprensa do Palmeiras confirmou que no sábado, antes do jogo contra o Santos, o time entrará com uma camiseta para homenagear Joelmir Beting.

Teori Zavascki assume vaga de Peluso no STF nesta quinta


Teori Zavascki assume vaga de Peluso no STF nesta quinta
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a ficar com dez integrantes nesta quinta-feira (29), com a posse do ministro Teori Zavascki. Em cerimônia às 16h, ele assume a vaga do ministro Cezar Peluso, aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos no fim de agosto. Zavascki é catarinense de Faxinal dos Guedes, tem 64 anos e integra o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. Aprovado em concurso de juiz federal para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1979, chegou a ser nomeado, mas não tomou posse. Advogado do Banco Central de 1976 até 1989, chegou à magistratura quando foi indicado para a vaga destinada à advocacia no TRF4. Respeitado nas áreas administrativa e tributária, Zavascki também é minucioso em questões processuais. Zavascki é o terceiro ministro do STF indicado na gestão da presidente Dilma Rousseff. Pela segunda vez, a escolha recaiu em um nome do STJ - o primeiro foi o do ministro Luiz Fux. A indicação foi aprovada pelo Senado Federal no dia 30 de outubro, após aval da Comissão de Constituição e Justiça. O ministro já disse que não deverá participar da fase final do julgamento do mensalão, mas ressalta que está pronto para votar caso seja a vontade da Corte. Zavascki disse que só começará a se inteirar dos trabalhos no STF a partir desta quinta. Ele herdará acervo com mais de 6 mil processos. Com informações da Folha. 

Bahia Notícias

Sindicância sobre senha do MEC a investigado da Operação Porto Seguro será concluída em uma semana, diz Mercadante

Camila Campanerut
Do UOL, em Brasília


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (29) que a sindicância aberta pelo ministério sobre tráfico de influência dentro da pasta será concluída dentro de uma semana.
"Dentro de uma semana, estamos encerrando [a investigação] em relação a ele que tem indícios claros de ter recebido dinheiro, apesar de ser funcionário de carreira e concursado", disse Mercadante sobre Esmeraldo Malheiros dos Santos, que era consultor jurídico, um cargo de confiança do ministro. O funcionário já foi afastado.
A declaração foi dada após reportagem revelar que Rodrigues Vieira, o diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) preso desde a última sexta sob acusação de tráfico de influência em órgãos do governo federal, obteve uma senha privativa de um funcionário do Ministério da Educação para alterar dados financeiros de uma faculdade de sua família.
A mudança dos parâmetros financeiros serviria, em tese, para a Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, no interior de São Paulo, conseguir mais recursos do governo em programas como o Pro-Uni, de bolsas para estudantes pobres, e o Fies, de financiamento de mensalidades.
Sobre o segundo funcionário acusado de envolvimento no esquema, Márcio Alexandre Barbosa Lima, da Secretaria Especial de Regulação do Ensino Superior, Mercadante disse que ele "praticamente não trabalhou no MEC" neste ano. O outro [Márcio] também é concursado, de carreira, e estava fazendo doutorado na Califórnia. Praticamente não trabalhou esse ano no MEC. Mas ele entregou uma senha, mesmo que seja só de consulta, ele quebrou o sigilo funcional."
"A faculdade [Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro] não tem nenhuma bolsa do ProUni e do Fies. Nós estamos fazendo uma supervisão. Portanto vamos fazer uma auditoria completa, apesar de não ter sido identificada nenhuma irregularidade aparente", afirmou Mercadante.

Mulher é atacada no Facebook após foto brincando com placa de ‘silêncio’

Tech Tudo

Uma foto controversa postada no Facebook custou caro para a americana Lindsey Stone. Em outubro, ela visitou o "Túmulo do Soldado Desconhecido" no Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia, nos Estados Unidos, e tirou uma fotografia perto de uma placa de silêncio enquanto fazia gestos obscenos  No entanto, a recepção da imagem na Internet foi negativa e a mulher perdeu o emprego.
silencioCampanha no Facebook pede pela demissão de Lindsey Stone após foto polêmica em monumento nacional (Foto: Reprodução/Gawker)
Em resposta à indignação crescente, Stone tentou amenizar a polêmica. “Isto é apenas nós, os babacas que somos, desafiando a autoridade em geral. Assim como a foto que postamos na noite anterior, que me mostra fumando perto de uma placa de proíbido fumar. Nós obviamente não queríamos desrespeitar as pessoas que servem ou serviam nosso país”, afirmou.
A resposta não funcionou. Uma página no Facebook foi criada logo em seguida com o nome "Fire Lindsey Stone" (“Demitam Lindsey Stone”), que já conta com mais de 9 mil curtidas. A página pedia que a americana fosse demitida de seu trabalho na LIFE, uma organização sem fins lucrativos que trata de adultos com dificuldades de aprendizado.

Com a escalada da controvérsia, a LIFE colocou Stone e o funcionário que tirou a foto em licença não remunerada. No último dia 19, a organização afirmou que “a foto não reflete nossas opiniões ou valores. Temos orgulho em ter veteranos em nossa equipe e no conselho administrativo, e valorizamos seus serviços. Os homens e mulheres que lutaram e sacrificaram suas vidas com altruísmo para proteger os direitos e vidas dos americanos merecem nosso respeito e gratidão. Nós sabemos que esta foto é um desserviço para os veteranos e estamos tristes que ela foi compartilhada em um meio público”.
“Os empregadores dela precisam saber o quanto esta pessoa desrespeitosa gasta oxigênio”, disse o criador da página, que afirma ser um inválido da "Operação Iraqi Freedom". Ele acrescentou que a viagem de Stone para Arlington foi patrocinada pela empresa.
Já na sexta-feira (21/11), a empresa publicou uma nova nota no Facebook, anunciando que os dois funcionários foram demitidos. "Nós ressentimos qualquer desrespeito aos militares e suas famílias. A publicidade do incidente foi frustrante para as pessoas que atendemos", dizia a nota. A diretora da LIFE, Diane Enochs, afirmou que Stone era uma boa funcionária, que trabalhava no grupo há 18 meses.
O "Túmulo do Soldado Desconhecido", onde Stone tirou a fotografia polêmica, é uma sepultura que contém os restos mortais de militares não identificados e é dedicada a todos os soldados mortos em guerra. Estes locais costumam ser respeitados como monumentos nacionais.

Alta no preço de passagens aéreas é culpa do consumidor, diz ministro


Alta no preço de passagens aéreas é culpa do consumidor, diz ministro
Foto: Agência Brasil
Não adianta reclamar. Foi esse o recado enviado nesta quarta-feira (28) aos consumidores pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e pelo presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, informa reportagem do Correio Braziliense. Segundo eles, quem deixou para comprar passagens aéreas das viagens de fim de ano terá de arcar com preços elevadíssimos. Por ser um período muito concorrido, em que a procura supera a oferta de assentos nos aviões, as empresas se sentem confortáveis para cobrar o que quiserem. O jornal mostrou nesta quarta que os bilhetes de ida e volta de Brasília para Fortaleza e Recife custam mais de R$ 5 mil, mais que para Londres, Paris e Nova York. Logo depois de deixar o encontro com Bittencourt, ao qual explicou os motivos que levaram a Gol a tirar a Webjet do mercado, aumentando a concentração no setor aéreo, Kakinoff foi taxativo e assegurou que o sistema de tarifas em vigor não apresenta problemas e os preços não são abusivos. “Esse modelo é o mesmo estabelecido no mundo inteiro e nós oferecemos ao consumidor a possibilidade de encontrar passagens em patamares extremamente acessíveis, desde que compradas com muita antecedência. À medida que a procura cresce e a data se aproxima, obviamente as tarifas são reajustadas”, afirmou. 

Bahia Notícias

Incêndio de grandes proporções atinge sede do Flamengo, na Gávea


Segundo bombeiros, ginásio do clube pegou fogo.
Quartéis da Gávea e de Copacabana foram para o local.

Do G1 Rio
Bombeiros dos quartéis da Gávea e de Copacabana tentam combater um incêndio de grandes proporções que atinge um ginásio do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (29). As informações são do quartel da região.
Até as 9h, não havia informações sobre feridos no local.
O Centro de Operações da prefeitura informou, às 9h15, que a Rua Gilberto Cardoso estava com uma faixa interditda na altura do incêndio para o trabalho das equipes e tinha trânsito com retenção no horário. As avenidas Epitácio Pessoa e Mário Ribeiro tinham problemas no horário.
O leitor Alison McGowan flagrou o incêndio e mandou foto para o VC no G1.
 Bombeiros da Gávea e de Copacabana trabalham no combate às chamas (Foto: Alison McGowan/VC no G1)Bombeiros da Gávea e de Copacabana trabalham no combate às chamas (Foto: Alison McGowan/VC no G1)
Teto do ginásio Claudio Coutinho ficou em chamas (Foto: Alexander Grünwald/Globoesporte.com)Teto do ginásio Claudio Coutinho ficou em chamas (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Ginásio do clube ficou danificado (Foto: Reprodução / TV Globo)Ginásio do clube ficou danificado (Foto: Reprodução / TV Globo
)