Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lídice da Mata quer levar a CPI o juiz que liberou adoção de crianças na Bahia

Fonte: Tribuna da Bahia



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comunicou em Plenário, nesta terça-feira (16/10), ter apresentado requerimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas convidando o juiz da Comarca de Monte Santo, Vitor Manoel Xavier Bizerra, para dar explicações sobre as denúncias do programa Fantástico, da TV Globo, exibido no domingo (14), sobre a existência de um esquema de adoção ilegal na Bahia.



O juiz Vitor Manoel, de acordo com a reportagem, concedeu “em tempo recorde” a guarda provisória de crianças de uma família pobre da cidade de Monte Santo (BA) e sem a presença dos pais biológicos e do representante do Ministério Público.



Lídice da Mata informou que encaminhou pedido de informações sobre o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Tribunal de Justiça da Bahia e ao Ministério Público da Bahia.



A parlamentar anunciou ainda que o relatório da CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas está em fase final de elaboração.



O senador Paulo Davim (PV-RN) também pediu que o juiz Vitor Manoel seja convocado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas do Senado.



- Esse processo de adoção não seguiu os trâmites legais. Não houve a oitiva com os pais das crianças. A decisão foi tomada ao arrepio da lei porque não obedeceu a obrigatoriedade da oitiva também do Conselho Tutelar e do Ministério Público – disse o parlamentar.



De acordo com Paulo Davim, as crianças foram “arrancadas do seio familiar sem nenhuma justificativa”. Ele relatou que as crianças frequentavam a escola, e desfrutavam "do zelo, carinho e amor dos pais".



- Esse juiz rasgou o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas principalmente rasgou os princípios de solidariedade, da ética, e os princípios da humanidade – criticou o senador.



CPI do Tráfico de Pessoas investigará denúncia de adoção ilegal na Bahia

Arquivo/ Alexandra Martins
Arnaldo Jordy
Arnaldo Jordy: Brasil é um dos cinco países com maior incidência de tráfico de pessoas.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas vai à Bahia ouvir os envolvidos em um suposto esquema de adoção ilegal na cidade de Monte Santo. Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou que cinco filhos, entre eles uma criança de dois meses, foram tirados da casa dos pais pela polícia e entregues à adoção em junho do ano passado. Há suspeita de irregularidades no processo.
Os integrantes da CPI vão marcar uma reunião na Bahia para ouvir o juiz que autorizou a adoção; o atual juiz da cidade, que quer reverter a decisão; a representante do conselho tutelar; e os pais das crianças.
“[Vamos] fazer uma audiência pública para ouvir todos esses personagens e procurar ajudar tanto a Polícia Federal quanto o Ministério Público a esclarecer esse episódio, que constrange e revela o quanto esse crime [tráfico de pessoas] está próximo da sociedade”, disse o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).
Ainda não há data marcada nem cidade definida para a diligência da CPI na Bahia. "Não sabemos ainda onde, se Salvador, Petrolina ou uma cidade mais próxima”, declarou Jordy.

Glória Perez

O presidente da CPI também vai ao Rio de Janeiro se encontrar com Glória Perez, autora da novela “Salve, Jorge”, que vai tratar do tráfico de pessoas. Jordy entregará a ela um resumo dos trabalhos da comissão, com o objetivo de ajudar o tratamento do assunto pela novela.

Novas audiências

A CPI do Tráfico de Pessoas aprovou nesta terça-feira (16) requerimentos para a realização de um seminário sobre o tema e também diligências, oitivas e audiências públicas em São Paulo, Pará, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro e também fora do País, na Guiana Francesa e no Suriname, principais rotas do tráfico de pessoas.
Arnaldo Jordy ressaltou que o Brasil é um dos cinco países com maior incidência de tráfico de pessoas.
Segundo a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, 475 pessoas foram vítimas de tráfico de pessoas no Brasil entre os anos de 2005 e 2011. Desse total, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram usadas em trabalho escravo.
Os dados constam de estudo feito em parceria com o Escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, que apontou que os maiores destinos, além do Suriname, são Suíça e Espanha. Mais da metade do aliciamento é feito por mulheres.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli
Agência Câmara de Notícias

Aviso sobre omissão de socorro em hospitais é obrigatório


Foi rejeitado com o votodo presidente Ribeiro(PDT) parecer dado aoprojeto de lei de autoriado vereador Lulinha(DEM) que determina aedificação de placas emurais nosestabelecimentoshospitalares e prontossocorros com aviso deobrigatoriedade deatendimento nos casosde urgência. As placasdevem conter osseguintes dizeres“Éobrigatório o atendimento de urgência ou emergência atoda e qualquer pessoaindependentemente de filiaçãoou não a plano de saúde, de depósito prévio ou de recusaem razão de especialidade médica, sob pena deconfigurar o crime de omissão de socorro tipificado noartigo 135 do Código Penal, com pena de detenção deseis a um ano e multa. Para denunciar ligue 190”. Oprojeto foi aprovado por maioria(Karoliny Dias)
Por BlogdoJairOnofre.com.br

Projeto de Lulinha sobre obrigatoriedade de cardápio para pessoas cardíacas, hipertensas e obesas


Foi votado o projeto de lei de autoria do vereador Lulinha (DEM) que dispõe sobre a criação de cardápio alternativo para pessoas cardíacas,hipertensas e obesas nos estabelecimentos comerciais de Feira de Santana. O vereador Marialvo Barreto (PT)elogiou a intenção do vereador Lulinhamas não  como obrigar restaurantes a servir cardápio separadopor serem especializados ou mesmo não terem estrutura para isso. O projeto foi rejeitado. (Karoliny Dias)
Por BlogdoJairOnofre.com.br

Campeonato credencia Bahia para sediar mundial de Windsurf


O Porto e o Farol da Barra fizeram moldura para mais de 80 velas que coloriram as águas da Baía de Todos os Santos, no último final-de-semana, entre os dias 11 e 14 de outubro, durante a realização do Sulamericano de Windsurf Formula Experience  2012. Realizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Axé Wind, o evento internacional que reuniu atletas do Chile, Peru, Argentina, Venezuela e de diversas regiões do Brasil confirmou a capital baiana como um dos principais pontos do país com potencial para a prática de esportes náuticos.
Além do vento e da maré, que proporciona condições favoráveis para o windsurf, esporte praticado com prancha e vela, a estrutura montada e o nível profissional de organização ajudaram a credenciar a Bahia para sediar o Mundial, em 2013. “Foi a ´rimeira vez que um campeonato internacional de windsurf aconteceu em Salvador. O apoio da prefeitura foi fundamental para a realização do campeonato. Sem isso, não seria possível fazer um evento dessa grandeza”, disse Alexandre Lessa, diretor da Axé Wind, centro de treinamento com sede na Ilha de Bom Jesus dos Passos.
No feminino, a pernambucana Bruna Martineli conquistou seu tricampeonato sulamericano. Em segundo lugar, ficou a peruana Valeria Guevara  e Denise Blondet, em terceiro. Na categoria Open, o baiano radicado em São Paulo, Paulo dos Reis, o “Paulão”, confirmou o favoritismo e conquistou o campeonato, seguido do chileno Eduardo Herman e do paulista Fernando Pasqualin. Em quatro, ficou o atual campeão brasileiro, o brasiliense Marcelo Morrone, seguido pernambucano Eliseu Vieira.
Na classe FE Sport, Carlo Siqueira (DF), Kasuo Miyake (SP), Lucas Albuquerque (BA), Lauriano Fonseca (DF) e Sinval Costa (BA) foram os melhores e além dos títulos foram classificados para no próximo ano ingressarem na disputa da categoria Open, frente a frente com os melhores do mundo.
Noticias da Bahia

Depois de três mandatos, Joaquim Cunha perde em Gavião

Foto: Candidato a prefeito Joaquim Cunha (PDT)
Foto: Candidato a prefeito Joaquim Cunha (PDT)





Prefeito de três mandatosna cidade de Gavião,desta vez Joaquim Cunha(PDT) não conseguiu seelegerGanhou a eleiçãoatual prefeitaBenvindade Laurindo (PSD),reeleita com 2.090 votos, 61,06%. Joaquim Cunhateve 1.294 votos, 37,80%. Em terceiro lugarficou Dermi (PMDB) com 39 votosou seja, 1,14%.
por Jair Onofre