Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mário Kertész pretende fazer mutirão de saúde emergencial
Foto: Divulgação
O candidato Mário Kertész (PMDB) anunciou, nesta sexta-feira (24), o compromisso de realizar um mutirão de saúde nos primeiros 120 dias de gestão, caso seja eleito. No programa Linha Direta, da rádio Nova Salvador, o peemedebista respondeu perguntas dos ouvintes sobre os problemas da cidade que afetam suas rotinas, como saúde, educação, mobilidade urbana e poluição sonora. Kertész destacou seus principais projetos para a saúde, os emergenciais e os de médio prazo. “Nos primeiros 120 dias vamos fazer um mutirão de consultas e exames em parceria com clínicas e laboratórios particulares. Além disso, temos o compromisso de fazer a central de marcação de consultas funcionar de verdade”, afirmou. Ele declarou que, em quatro anos, pretende destinar 18% do orçamento para a pasta. “Dinheiro tem, o que não existe é uma pessoa séria para aplicar os atuais 900 milhões onde realmente interessa, e que não faça uso político da prefeitura”, criticou. 

   
Filho de Muamar Khadafi será julgado pelo Tribunal Internacional Penal em setembro
O Tribunal Penal Internacional deverá julgar no próximo mês de setembro o filho do ex-líder da Líbia Muamar Khadafi.  Saif al-Islam está detido em Zintan desde a sua captura em 2011. Saif era visto como o sucessor de Khadafi, antes da morte de seu pai. Ele será julgado por crimes contra a humanidade. O porta-voz do gabinete do procurador-geral de Justiça afirmou que a promotoria já completou a lista de acusações. O Tribunal afirmou que o governo líbio ainda não entrou em contato sobre o julgamento.

   
Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 09:38

Seminuas, baianas fazem protesto em Praça Municipal

Seminuas, baianas fazem protesto em Praça Municipal
Um grupo de baianas seminuas e com os popozões à mostra se reuniu na tarde desta quinta-feira (23), em Praça Pública, para reivindicar a presença da transexual Amanda Sampaio no Concurso Miss Bumbum, representando a Bahia. Segundo as moças, "na Bahia tem mulher bonita, não precisa de transexual". Confira mais detalhes deste protesto na Coluna Holofote!

   
A Polícia Civil do Distrito Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (24), cinco mandados de prisão contra suspeitos de manter casas de bingo e explorar o jogo ilegal em Brasília. Até agora, três pessoas foram presas. De acordo com a investigação, parte do grupo tem relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal em fevereiro deste ano, durante a Operação Monte Carlo. Dos cinco mandados cumpridos pela Operação Jackpot, três são contra presos durante a operação Monte Carlo e posteriormente liberados. Conforme a polícia, o grupo agia dentro dos limites do DF há pelo menos seis meses e tinha clientela fiel de jogadores, dispostos a gastar até R$ 37 mil nos caça-níqueis. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Robert Kirchhoff Berguerand de Melo, da 7ª Vara Criminal de Brasília. Os mandados de prisão são temporários e valem por cinco dias. Informações do G1.

   
Pinheiro cobra investimentos em ferroviárias na RMS e Feira de Santana
Foto: Verde Trem
O senador baiano Walter Pinheiro (PT) se reuniu na última terça-feira (21) com diretores da Vale Logística Integrada (VLI), empresa criada pela Vale S/A, para solicitar a requalificação da linha férrea entre os municípios de Pojuca e Salvador. O trecho interliga, no total, sete municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Estamos trabalhando para viabilizar a abertura de concessão, para que a malha também sirva de transporte de passageiros, além da carga”, afirmou. O parlamentar informou ainda que o principal investimento necessário é a reconstrução do trecho interrompido em Mapele, em Simões Filho, até Paripe, na capital baiana, que é o ponto final dos trens do Subúrbio. Com isso, a ferrovia passaria a interligar os municípios de Pojuca, Dias D’Ávila, Mata de São João, Camaçari, Candeias, Simões filho e Salvador. Na reunião, o senador ainda apresentou o projeto do ‘braço ferroviário’ que vai ligar Feira de Santana ao Porto de Aratu. “Esta ferrovia vai interligar o novo Centro de Logística Integrado, em Conceição de Feira, ao Porto de Aratu, em um total de 22 quilômetros”, disse.

   
Em dezembro do ano passado, o prefeito João Henrique prometeu o funcionamento do metrô no primeiro semestre deste ano. No entanto, tal cenário parece ainda distante, como nos últimos anos. Segundo reportagem do jornal Correio, as seis empresas que avaliaram um edital de licitação aberto pela prefeitura para colocar os trens da Linha 1 em funcionamento rejeitaram o contrato. “Isso chega a ser frustrante. Dependemos só disso para operacionalizar o metrô”, lamentou o secretário de Transportes, José Luiz Costa em entrevista à publicação. O nome das empresas não foi revelado. De acordo com o titular, a proposta do edital não era ainda nem para operar efetivamente o sistema, mas sim para “revitalização e testes” do trecho Lapa-Acesso Norte. Diante da desistência das seis empresas, o secretário prometeu que uma nova licitação será aberta este mês. Costa afirmou que, caso não haja interessados, será feito um pedido de dispensa de licitação, como prevê a Lei de Licitações. O prazo dado pela própria pasta para definir a questão é o dia 30 de setembro.

   
Um idoso de 62 anos ficou ferido após uma tubulação de gás da Petrobras romper em um poço no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). José Edemilton Santana, que mora próximo ao local do acidente teve lesões no braço e no tórax. Ele foi socorrido para o Hospital Ouro Negro e depois foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE). Em nota, a estatal petrolífera brasileira informou que presta assistência à vítima e que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já foi informada sobre o acidente.

   
Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 08:14

Barbosa promete rebater voto divergente de Lewandowski

Barbosa promete rebater voto divergente de Lewandowski
Relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa disse nesta quinta-feira (23), ao final de mais uma sessão do julgamento, que rebaterá na próxima segunda (27) os argumentos do revisor, ministro Ricardo Lewandowski. Nesta quinta, Lewandowski adotou postura contrária à de Barbosa e votou pela absolvição do deputado e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha e de Marcos Valério e seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach. “Todas as respostas às dúvidas se encontram respondidas no meu próprio voto. Eu deixo de apontá-las neste momento devido ao adiantado da hora. Eu me reservo para trazer essas respostas, não só à divergência, mas também às dúvidas que foram trazidas à tona, na segunda-feira”, declarou Barbosa. O revisor solicitou, então, ao presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, que tenha direito à “tréplica”. “Então, eu também peço que me reserve um espaço para responder às contestações”, pediu Lewandowski. O presidente da Corte garantiu a Barbosa o direito de rebater o revisor, já que o regimento prevê um papel de “centralidade” ao relator. Ayres Britto disse ainda que avaliará a solicitação de Lewandowski, a depender da demanda no próximo dia do julgamento. Informações do G1.

   
A Polícia Federal aumentará a fiscalização de estrangeiros no aeroporto internacional de Salvador, após a prisão de quatro sírios com passaportes falsificados. Chefe de comunicação da PF na Bahia, o delegado Maurício Salim Araújo disse acreditar que esta prisão desestimulará outros viajantes a fazerem o mesmo. Os quatro sírios – três homens e uma mulher – foram presos na noite do último domingo e transferidos na manhã desta quinta-feira (23) para o Complexo Penitenciário do Estado, em Mata Escura. O destino do grupo era Frankfurt, na Alemanha, onde não seriam aceitos com passaportes sírios. Por tal motivo, eles pretendiam se passar por cidadãos turcos e falsificaram seus passaportes. De acordo com o delegado, os detidos queriam se juntar a parentes na Alemanha devido ao atual conflito sirio.

   
Atirador que matou 77 na Noruega é condenado a 21 anos de prisão; pena pode equivaler a perpétua
Foto: AFP
Réu confesso de dois atentados que deixaram 77 mortos na Noruega, Anders Behring Breivik foi condenado nesta sexta-feira (24) pelo Tribunal de Oslo, por unanimidade, à pena máxima de 21 anos de prisão, prorrogáveis indefinidamente. A juíza principal, Wenche Elizabeth Arntzen, explicou que Breivik foi sentenciado a uma custódia máxima de 21 anos e a uma mínima de 10 anos. Na prática, a condenação pode equivaler a uma prisão perpétua. Ao final da pena, esta pode ser prolongada, caso o réu ainda seja considerado um perigo para a sociedade. O extremista ouviu a leitura do veredicto com um sorriso no rosto. Ele queria ser condenado para que não houvesse dúvidas quanto à sua sanidade mental e ideologia. Integrante da extrema-direita, Breivik deixou, no dia 22 de julho do ano passado, uma caminhonete com praticamente uma tonelada de explosivos em Oslo, em frente à torre de 17 andares que abriga dependências oficiais. Em seguida, foi até a ilha de Utoeya e atirou contra jovens que participavam de uma reunião da juventude trabalhista, partido do governo. Informações do G1.

   
Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 07:22

Desembargadora nega mandado de segurança à TWB

A desembargadora Heloísa Graddi, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), negou um pedido de mandado de segurança feito pela concessionária TWB, que tenta impedir que o governo decrete a caducidade do contrato relativo à exploração do sistema ferry boat. Anteriormente, a empresa já havia tentado, sem sucesso, um pedido de tutela antecipada. Agora, resta apenas o posicionamento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre a defesa apresentada pela TWB para que o governo decida o que fará em relação ao contrato. Informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde.

   
O corpo de uma mulher que havia sido sequestrada em Feira de Santana foi encontrado por policiais militares nesta quinta-feira (23) em uma cisterna no povoado de Alto do Rosário, no distrito feirense de Jaílba. Clemilda Fraga da Silva, de 42 anos, estava desaparecida desde a última terça (21), de acordo com seu marido, o agricultor Antônio Orlando Martins da Costa. O filho da vítima, de apenas 7 anos, viu a mãe ser sequestrada dentro de casa. Ela foi morta a facadas. Suspeito de cometer o crime, Paulo de Jesus Oliveira, de 19 anos, levou as equipes do Tático Móvel e da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar até o local onde estava o corpo, apesar de insistir que não teve envolvimento com o caso. De acordo com as investigações, o mandante do assassinato seria um homem identificado como Deusdete, que teria pago R$ 2 mil pela morte de Clemilda. Segundo a polícia, o crime pode ter relação com disputa por terras, já que a vítima morava em um terreno pretendido por Deusdete. Informações do Correio.

   
Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 00:00

Vídeo que compromete deputada vazou após roubo de celular; adversário repassou à Globo – corregedor do TRE está na filmagem

por Evilásio Júnior/Bárbara Souza/Ricardo Luzbel
O vídeo que mostrou ao país a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), candidata a prefeita de Porto Seguro, no extremo-sul baiano, a prometer construir uma ponte na cidade por R$ 2 bilhões e ficar com a metade do dinheiro para si, vazou por conta de um roubo ao aparelho celular do marido dela, o prefeito de Eunápolis, José Robério (PRTB), autor da filmagem. Aos seus aliados e amigos, o gestor mostrava a gravação porque se valia que a presença no passeio do corregedor regional eleitoral, Josevando Andrade, o livraria de qualquer ameaça. No entanto, há um ano, durante uma festa na casa do advogado Hélio Lima, que também aparece na filmagem, o iPhone do gestor sumiu. A suspeita recai sobre um jornalista, até então próximo ao prefeito. Ele teria vendido o material por R$ 100 mil ao ex-administrador da Capital do Descobrimento, Ubaldino Jr. (PMDB), adversário dos Oliveira na região. Em entrevista ao Bahia Notícias, o peemedebista admitiu ter repassado o vídeo às Organizações Globo, mas não mencionou valores. Já o juiz Josevando não atendeu às diversas ligações feitas pela reportagem. A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), solicitada pelo BN a prestar esclarecimentos sobre o motivo da participação do magistrado no evento, disse que tinha contatado a assessoria do corregedor e aguardava retorno. Nenhuma satisfação posterior foi fornecida.

   
Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 00:00

Teixeira de Freitas: Candidato a prefeito é investigado por suposto abuso sexual

por Bárbara Souza
Teixeira de Freitas: Candidato a prefeito é investigado por suposto abuso sexual
O candidato da coligação “Um Novo Caminho” à prefeitura de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT), é acusado de ter abusado sexualmente de uma adolescente de 14 anos, residente no município do extremo-sul baiano. Quem acusa é Josadack Mendes Silva, o Jotta Mendes (abaixo), que disputa pelo PMDB uma vaga na Câmara de Vereadores local. Ele disse ao Bahia Notícias que protocolou a queixa na unidade do Ministério Público da cidade, no dia 10 de julho de 2012, para que o suposto envolvimento do petista em crime sexual fosse investigado.
 
 
“Todo mundo na cidade está falando desse assunto”, diz Mendes, que mantém um site na internet e garante já ter prestado depoimento à polícia sobre o assunto. Segundo ele, a jovem também já teria sido ouvida pela titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Teixeira de Freitas, Kátia Cielber Guimarães Garcia. Procurada pelo BN, a delegada confirmou que está à frente das investigações, mas alegou que não pode conceder “nenhuma” informação sobre o caso porque “o inquérito é sigiloso”.
 
 
Jotta Mendes acrescenta que a garota foi enviada para a Espanha no último dia 2 de agosto depois do suposto abuso. Segundo ele, antes de entrar no avião, a menor prestou depoimento à delegada, que teria inteceptado a adolescente na sala de embarque do aeroporto de Porto Seguro. Kátia Garcia não se pronunciou sobre o assunto, ao argumentar o caráter sigiloso das investigações. Ainda de acordo com o denunciante, o próprio Bosco, em seu depoimento, teria admitido o envolvimento, mas negado qualquer contato sexual entre eles. Os dois teriam marcado um encontro por meio das redes sociais e, a partir de então, mantido um relacionamento amoroso.

Ouvido pelo Bahia Notícias, João Bosco Bittencourt confirma parte da versão do peemedebista, mas rebate a acusação e aponta “interesses políticos” como o verdadeiro motivo da tentativa de incriminá-lo. “Pegaram uma conversa de Facebook, enxertaram um bocado de conversa e um candidato adversário fez uma denúncia”, disse o petista ao BN. “Estou há 20 anos em Teixeira de Freitas [ele é natural de Campos Altos, Minas Gerais] e nunca houve nada que desabonasse minha imagem, nunca”, declarou o prefeiturável. Perguntado sobre qual o grau de relacionamento que teria com a jovem em questão, Bosco disse que “conheci no Facebook, há uns três ou quatro meses”. O petista diz que não compareceu ao evento escolar para o qual ela o teria convidado – “nem lembrei” – e confirma tê-la encontrado pessoalmente algumas vezes. “Acho que dei uma carona a ela um dia”, rememorou, ao ser indagado se em algum momento os dois estiveram a sós. Questionado se teria ocorrido algum contato sexual entre os dois, João Bosco foi enfático: “absolutamente”. Quando indagado sobre a existência de uma relação afetiva, o petista disse que "sim", mas ressaltou que se refere ao “afeto que a gente tem pelas pessoas”. A respeito da hipotética viagem da menina para a Espanha, João Bosco disse apenas que “parece que ela foi”, e atribuiu o comentário acerca do assunto a “familiares dela”.  O postulante declarou que, além da adolescente, conhece “um pessoal da mãe dela”, que preferiu não nominar. 
 
 
No último dia 15, o juiz Marcus Aurelius Sampaio, da 183ª zona eleitoral de Teixeira de Freitas, deferiu liminar (nº 371-33.2012.6.05.0183) impetrada pela coligação “Um Novo Caminho”, de João Bosco, para tirar do ar a matéria de Jotta Mendes sobre o assunto, publicada no site do repórter-candidato a vereador. Na sua decisão, o magistrado determina também que Jotta Mendes “abstenha [se] de postar quaisquer comentários ou matéria sobre o fato narrado na inicial, em qualquer rede social, seja sítio, facebook, blog, e-mail e outros, vez que não se trata de matéria jornalística e sim de propaganda negativa onde o “repórter” viola vários deveres do bom jornalismo e a honra de um candidato”. A liminar estabelece multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.
A reportagem do BN telefonou para um número de celular que consta no documento protocolado por Jotta Mendes no MP e supostamente pertence à mãe da adolescente, mas não conseguiu contato. 

   
Associação denuncia que doentes pulmonares morrem 'por falta de remédio e consulta'; Sesab: solução em setembro
Pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro aponta que 480 mil sofrem com doença
“As pessoas estão morrendo por falta de remédio e atendimento”. A afirmação é do presidente da Associação Bahiana dos Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Jorge Alves. Segundo o pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, especializado no tratamento da patologia, na Bahia, 480 mil pessoas sofrem da doença, que é progressiva, irreversível e engloba enfermidades como enfisema pulmonar e bronquite crônica. De acordo com o médico, a DPOC “é a quarta causa de morte no Brasil” e se manifesta com mais frequência em fumantes e ex-fumantes acima dos 40 anos. “Na Bahia, são poucos os locais para atendimento e realização de exames para este tipo de doença”, afirma Jorge Alves, que procurou o Bahia Notícias para fazer a denúncia. “Tanto o SUS quanto a prefeitura limitam muito o número de atendimentos”, diz o pneumologista, que atende voluntariamente aos pacientes que não conseguem consulta nos dois únicos hospitais que oferecem tratamento especializado na capital baiana: o Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo, e Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), no Canela, gerido pela Universidade Federal da Bahia. De acordo com Guilhardo Ribeiro, muitos pacientes tentam “há meses” marcar uma consulta. “Desde 2010, estamos ouvindo do governo que não há recursos para os remédios e as pessoas não conseguem marcar uma consulta”, reforça Jorge Alves. Ele conta que a espera média por um atendimento no Hospital Otávio Mangabeira é de seis meses e os portadores de doenças pulmonares crônicas que procuram o Hupes para marcar uma consulta ouvem, desde o ano passado, a mesma sugestão: voltar no próximo mês.
 
A assessoria do Hupes informou ao Bahia Notícias que “todos os medicamentos” estão disponíveis para os pacientes, mas admitiu que “às vezes” falta algum remédio porque “quem compra é o [governo do] Estado”. Em relação às consultas, a assessoria garantiu que não houve interrupção no atendimento aos pacientes que são comprovadamente portadores de DPOC e são feitas “em média, 250 consultas por mês”. Mas admitiu que, “há mais ou menos três meses, o que não está acontecendo é a triagem” para pessoas que procuram o centro de saúde sem diagnóstico. Motivo: a médica responsável pela triagem está “de licença". Ainda não há previsão de normalização do serviço. “Estamos mais uma vez e ainda sem os medicamentos. Os pacientes são orientados a ficar ligando para a farmácia dos centros de distribuição para saberem se o medicamento chegou. Porém, nunca chega”, relatou Jorge Alves ao BN. O médico Guilhardo Ribeiro explica que, no período de chuvas, os pacientes sofrem mais com problemas respiratórios e o uso de medicamentos é “ainda mais importante” porque as drogas “dilatam os brônquios para que eles respirem melhor”. Procurada pelo BN, a assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela gestão do hospital, explicou que “neste momento” o Octávio Mangabeira atende “aos pacientes que já vinham tendo acompanhamento do hospital” e novas consultas “não estão sendo marcadas”. Quanto à distribuição de medicação, a assessoria da Sesab informou que aguardava informações da direção do hospital para fornecê-las ao BN, o que não aconteceu em 48 horas. Segundo o pneumologista Guilhardo Ribeiro, o tratamento envolve uma “associação de remédios, em geral, três medicações”. Entre as substâncias para o tratamento “básico”, diz o especialista, estão “formoterol, salmeterol, budesonida, forasec e brometo de tiotrópio”.
 
Em nota técnica enviada ao Bahia Notícias, nesta quinta-feira (23), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia esclareceu que “em virtude da paralisação por tempo indeterminado dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estamos com problemas no fornecimento de alguns medicamentos. O medicamento Brometo de Tiotrópio já se encontra em nossa Central Farmacêutica em processo de liberação e estará disponível nas unidades de saúde na próxima semana. Os medicamentos Salmeterol + Fluticasona e Formoterol + Budesonida ainda não estão disponíveis em nossa Central Farmacêutica, mas temos a previsão de regularização para o mês de setembro/2012”.  O texto é assinado pela Diretoria de Assistência Farmacêutica da Sesab. A reportagem do BN entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal da Saúde, mas até o fechamento da matéria não recebeu as informações solicitadas. 

   
Após prejuízo de R$ 1,3 bi na Petrobras, deputado baiano solicita informações sobre refinarias a ministro
Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara
O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) protocolou, nesta quarta-feira (23), um requerimento na Câmara, em que pede ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, informações sobre a situação de duas refinarias administradas pela Petrobras, devido ao primeiro prejuízo da história da companhia após 13 anos. Entre abril e junho deste ano, a estatal registrou déficit de R$ 1,3 bilhão. No primeiro semestre do ano, apesar do lucro líquido de R$ 7,8 bilhões, a queda é de 64% em relação ao mesmo período de 2011. “Em função desse prejuízo bilionário, eu gostaria de saber como estão essas unidades. Uma é a de Pasadena, que a Petrobras comprou de um grupo belga nos Estados Unidos. Há sete anos, esse grupo a adquiriu por US$ 42,5 milhões e a Petrobras pagou pela mesma refinaria US$ 1,180 bilhão – 28 vezes mais. Os belgas fizeram um negócio da China. O outro caso é da refinaria Abreu Lima (PE), que já está custando quatro vezes mais os custos praticados no mercado internacional. A nova presidente da Petrobras [Graça Foster] diz textualmente que é um exemplo que jamais deve voltara a acontecer”, listou Imbassahy, em contato com o Bahia Notícias. Segundo o tucano, a medida é “em proteção da Petrobras e dos seus acionistas”.

   
Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 00:00

Brust: ‘Completam-se 58 anos que suicidaram o presidente Vargas’

por Evilásio Júnior