Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



domingo, 7 de julho de 2013

Vencedor do Nobel da Paz é nomeado primeiro-ministro do Egito

Vencedor do Nobel da Paz é nomeado primeiro-ministro do Egito
Foto: Reprodução/ BBC
Três dias depois do golpe militar que depôs o presidente Mouhamed Mursi, o vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2005, Mohamed ElBaradei é o novo primeiro-ministro do Egito. Segundo Jaled Daud, porta-voz da Frente de Salvação Nacional, ele foi nomeado neste sábado (6) pelo presidente interino, Adli Mansur. O novo presidente egípcio recebeu, separadamente, representantes da oposição ao presidente deposto Mouhamed Mursi, entre os quais o oposicionista El Baradei. A deposição de Mursi, primeiro presidente democraticamente eleito há um ano, foi rejeitada pela Irmandade Muçulmana, que pediu que seus apoiadores saíssem às ruas para exigir a volta do presidente islamita. As autoridades detiveram vários dirigentes da organização acusados de incitação à violência, mas já libertaram o presidente do braço político da Irmandade, Mohamed Saad al Katatni.

   
Pelegrino defende financiamento público de campanhas eleitorais
Foto: Max Haack/ Ag. Haack / Bahia Notícias
Com o debate de reforma política motivado pelos protestos em todo o país, o deputado federal Nelson Pelegrino defendeu, neste sábado (6), o financiamento público de campanhas políticas como forma de combater a corrupção e neutralizar a influência de grupos econômicos interessados que, segundo ele, distorcem o processo eleitoral.  “Essa medida que vem sendo cobrada pelo povo nas ruas, entre outras que deverão mudar a vida do país daqui por diante”, afirmou, em encontro do PT em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Por outro lado, durante a campanha a prefeito da capital baiana, em 2012, o ex-candidato recebeu a maior fatia da arrecadação oriunda do ramo empresarial, com investimento de grupos como a Construtora OAS e a UTC Engenharia. Ainda no discurso do encontro regional da sigla, o petista disse que o Congresso Nacional e o governo federal têm adotado medidas para atender às reivindicações da população, principalmente ao colocar em pauta propostas para melhoria do transporte público. 

   
Domingo, 07 de Julho de 2013 - 08:20

Coluna A Tarde: A briga pelo plebiscito

Coluna A Tarde: A briga pelo plebiscito
Estabeleceu-se um desencontro envolvendo os poderes Executivo e Legislativo em torno da viabilidade do plebiscito, de sorte que a novas regras ainda possam ser exercidas pelo eleitorado nas eleições do próximo ano. Para que isso fosse possível seria necessário que sua aprovação acontecesse até quatro de outubro próximo, um ano antes do pleito, como determina a legislação. O desencontro das partes está no tempo. É muito improvável a sua viabilidade. Daí um choque entre a presidente Dilma e parte dos parlamentares, em especial a oposição, que vê no processo uma manobra política para dar espaço a Lula em horários de tevê. O ex-presidente está, estranhamente, silencioso. Não se manifestou quando deveria fazê-lo, no auge do movimento popular, e assim ainda continua. Confira a íntegra da coluna de Samuel Celestino deste domingo (7) aqui.

   
Governador se reúne com representantes de centrais sindicais
Foto: Adenilson Nunes/ GOV
O governador Jaques Wagner e representantes das centrais sindicais e associações profissionais se encontraram, na tarde deste sábado (6), para debater a atual situação do país após os últimos protestos. A reunião ocorreu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia,  com a presença da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf), Sindicato dos Médicos (Sindmed), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Durante o encontro, que durou cerca de duas horas, os trabalhadores apresentaram suas análises sobre as reivindicações populares, fizeram sugestões e reivindicações. Para a presidente da Força Sindical na Bahia, Nair Goulart, “foi um momento importante para fazer uma reflexão, trocar ideias e informações”. Já o presidente da CUT, Cedro Silva, avaliou a reunião como positiva. “Saímos com a sensação que o governo está atento e agindo para atender o que o povo quer”. “Nossa ideia é aprofundar esse diálogo e vamos ter encontro com os setores empresariais, organizações sociais de modo geral, com o movimento acadêmico, segmentos religiosos, tudo isso também com o objetivo de retomar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia”, avaliou o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa.

   
Domingo, 07 de Julho de 2013 - 07:40

Bilhete único será antecipado em Salvador

Bilhete único será antecipado em Salvador
A prefeitura de Salvador decidiu antecipar a implantação do bilhete único integrado nos ônibus de Salvador antes mesmo do lançamento do edital da licitação do sistema de ônibus, previsto para agosto. De acordo com o prefeito ACM Neto afirmou, em entrevista ao A Tarde, diferente do que foi anunciado durante a campanha eleitoral, a medida será executada gradualmente. “Estamos analisando o impacto operacional e financeiro. Não quero implantar um sistema que acabe se perdendo. É preciso tempo para que o sistema se ajuste, por isso deve ser gradativo”, diz o prefeito. O bilhete único prevê que o usuário pague apenas uma tarifa para utilizar mais de um transporte público, no período de 3 horas. Atualmente, o cidadão pode fazer o mesmo caso use um ônibus de outro grupo, no sistema divido em quatro blocos, no período de 2 horas.