Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sábado, 6 de julho de 2013

Pinheiro cobra agilidade de bancos para atender agricultores

Com a desmontagem das estruturas temporárias da Copa das Confederações, logo no início da manhã deste sábado (06), a Transalvador pôde normalizar o tráfego de veículos nas vias que dão acesso ao Dique do Tororó e os condutores podem voltar a circular na região. Os locais liberados são a Avenida Presidente Costa e Silva, a partir da Ladeira Fonte das Pedras, e a Avenida Presidente Castelo Branco. As interdições vigoravam desde o dia 24 de maio.

   
Pinheiro cobra agilidade de bancos para atender agricultores
Foto: Agência Senado
O senador Walter Pinheiro (PT/BA) destacou, em pronunciamento no plenário do Senado nesta sexta-feira (5), que cabe aos agentes financeiros orientar os produtores sobre os benefícios do Plano Safra Semiárido, anunciados na última quinta-feira (4) pela presidenta Dilma Rousseff, em Salvador. “Agora, nós precisamos apertar os bancos. O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste precisam ter mais agilidade”, disse. Pinheiro ressaltou a necessidade de mobilizar os agricultores e os agentes financeiros para resolver o problema da dívida agrícola por meio de medidas reiteradas pela presidenta Dilma e já em vigor, desde a relatoria da MP 565 (MP da Seca), atual Lei 12.716. “Nós já tínhamos colocado a supressão da execução judicial na MP 565. Dessa forma, uma vez que o agricultor se posicione dizendo que quer renegociar, a ação judicial será suspensa e uma vez materializada a negociação o processo judicial se extingue”, lembrou o senador, que foi relator da MP 565 no Congresso Nacional. O senador também defendeu que se elimine ao máximo a burocracia para evitar desgastes desnecessários aos produtores. “Imaginem o que é chegar ao Banco do Nordeste, que já não tem capilaridade... O agricultor tem que se deslocar até onde há uma agência do Banco do Nordeste e, ao chegar lá, tem que ler um verdadeiro ‘Tratado de Tordesilhas’, para ver se adere ao crédito ou não. Aí ele tem que contratar alguém, para poder assessorá-lo e saber como se assina um contrato. Isso leva uma vida eterna. Então, é importante que essa burocracia seja eliminada”, completou.

   
Sábado, 06 de Julho de 2013 - 10:30

Marina critica plebiscito e diz que eleitor quer mudança

por Daiene Cardoso / Agência Estado
Marina critica plebiscito e diz que eleitor quer mudança
Apontada como uma ameaça potencial à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva criticou a proposta de plebiscito para reforma política sugerida por Dilma ao Congresso Nacional. Em entrevista ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado dedicado à cobertura política, a principal liderança da Rede Sustentabilidade - partido em fase de formalização junto à Justiça Eleitoral - disse que o governo não entendeu o "clamor das ruas" e cometeu o equívoco de pensar "que um plebiscito feito de afogadilho" pode ser a resposta que a sociedade espera. Segundo Marina, tanto o plebiscito quanto o referendo podem dar "no mesmo problema, que é tentar remendar um sistema falido com respostas imediatas e superficiais, mudando alguma coisa para continuar mantendo o controle e o monopólio da política pelos partidos". Para ela, o País só caminhará quando o exercício da política for compartilhado por toda a sociedade. "A reforma deve ser muito mais ampla", diz. Bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto, a terceira colocada na sucessão presidencial de 2010 associou a lembrança do eleitorado ao "desejo de mudança". "Entre o discurso da tábula rasa e o da terra arrasada, há que se buscar uma alternativa", frisou, citando que a inclusão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na lista dos presidenciáveis é um claro sinal de que o brasileiro busca algo novo. Marina advertiu que o cenário econômico brasileiro vive um momento ruim, com a combinação de baixo crescimento com a alta da inflação. "Talvez a queda de popularidade esteja preocupando mais a presidente e o PT do que deveria", alfinetou.

   
Saiba quais são os alimentos que se tornaram novos vilões da inflação
No começo deste ano, os alimentos foram os grandes responsáveis pela alta da inflação. E, embora o tomate tenha sido apresentado na maior parte do tempo como o maior vilão, no final desses seis meses outros alimentos emplacaram como líderes dos preços elevados. No IPCA, houve item que foi elevado em quase 67,84% em seis meses. Saiba os detalhes na Coluna Mercado!

   
Devido a mau tempo, travessia Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão
A linha marítima de catamarã que liga Salvador a Morro de São Paulo vai operar neste sábado (6) com conexão em Itaparica, informa a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Os passageiros embarcados no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, vão de catamarã até Itaparica e seguem por via terrestre o percurso até a Ponta do Curral, em Valença, onde acontece a travessia até o Morro. Com conexão em Itaparica, a viagem dura uma hora a mais – em vez de 2h e 20m, fica em 3h e 20m. A Astramab informa ainda que caso as condições de navegação melhorem durante o dia, a travessia Salvador-Morro de São Paulo voltará a operar sem conexão. Já a travessia Salvador-Mar Grande opera sem qualquer restrição neste sábado.