Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 25 de junho de 2013


Wagner descarta mudar agenda no Dois de Julho por causa de protestos
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O governador Jaques Wagner descartou alterar sua agenda nas comemorações do Dois de Julho em função dos protestos que têm ocorrido na capital baiana e no interior. “Vou manter a minha agenda exatamente como estava programada. É uma festa popular onde todo mundo tem o direito de se manifestar e eu espero que tudo aconteça dentro do padrão”, declarou o petista. Normalmente, o governador participa da transferência da capital da Bahia para Cachoeira, no dia 25 de junho (terça-feira), em homenagem à participação das cidades do Recôncavo nas lutas pela Independência da Bahia. E no dia 2 de Julho, ele participa do Desfile Cívico. Segundo informações do jornal A Tarde, Wagner avaliou que o confronto ocorrido entre manifestantes e policiais no último sábado (22), no Iguatemi, foi resultado de uma “precipitação”. “Eu não conheço nenhum outro caminho que não seja o do diálogo e da negociação. O que aconteceu no Iguatemi foi o ponto fraco de um processo que estava sendo muito bem conduzido. Acho que houve uma precipitação diante da preocupação em liberar logo a via", afirmou o chefe do Executivo estadual. Wagner voltou a defender a coexistência entre o direito de manifestação e o direito de deslocamento das pessoas. “Eu acredito que o protesto não deveria ter como objetivo necessariamente obstruir a cidade, porque isso acaba jogando o cidadão contra quem está protestando”, analisou.

   
O presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, repudiou aagressão sofrida pelos jornalistas Evilásio Júnior e Francis Juliano, bem como a prisão do último, durante manifestação ocorrida no último sábado (22), na região do Iguatemi. Por meio de nota, Pinheiro classificou como “profundamente lamentável” a forma como integrantes da Policia Militar da Bahia continuam a encarar o trabalho dos jornalistas, “confundindo-os com vândalos ou baderneiros, a ponto de agredi-los verbalmente, ou levá-los à prisão”. O presidente da ABI ainda anunciou que se manifestaria nesta terça-feira (25), junto com a OAB, diante do governador Jaques Wagner, “na tentativa de coibir definitivamente esta forma deprimente como a PM trata a imprensa, cuja atuação é fundamental na defesa dos interesses democráticos”.

   
Segunda, 24 de Junho de 2013 - 19:44

Manifestações continuam no interior de SP

por José Maria Tomazela/Agência Estado
Cerca de 300 manifestantes reuniram-se na frente da prefeitura de Marília, no centro-oeste do Estado, no início da noite desta segunda-feira, para exigir a municipalização do transporte coletivo e melhorias na saúde. O grupo tinha o apoio de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que estão em greve. O protesto seguiria em direção ao prédio da Câmara, onde vereadores discutiam projeto de aumento de 7,5% aos servidores municipais. O prédio da Câmara foi cercado por 50 policiais militares para evitar possível invasão. Em Pederneiras, noroeste do Estado, grupos de manifestantes reuniam-se às 19 horas desta segunda-feira na Praça da Matriz, no centro, para um novo protesto. A Polícia Militar, que acompanhava a manifestação, não tinha ainda uma estimativa do público. Com faixas e cartazes, os manifestantes pediam melhorias nos serviços públicos e o fim da corrupção. Uma passeata seguiria em direção à Câmara. Em Bauru, 180 motoristas de ônibus, em greve desde a sexta-feira, 21, saíram em marcha pelas ruas da cidade na manhã desta segunda-feira. Os manifestantes tiveram a adesão de moradores e estudantes. Em outro ponto da cidade, no bairro Pousada da Esperança, um protesto de moradores exigiu ação da Polícia. Um grupo protestava contra o atropelamento e morte de um ciclista e ateou fogo em pneus e paus para bloquear a rua principal do bairro.

   
A linha de ônibus Base Naval/Campo Grande será operada pelas empresas Expresso Vitória e São Cristóvão a partir desta terça-feira (25), em substituição à companhia Boa Viagem, suspensa por 30 dias pela Transalvador após acidente que deixou 21 pessoas feridas na manhã do último domingo (23). Em dias úteis, a linha funciona com frota de seis veículos coletivos para as 32 viagens programadas, que saem da Base Naval de Aratu a cada 40 minutos, a partir das 4h50. Ao contrário do que foi informado anteriormente pela Transalvador, a operação da linha Alto de Coutos/ Pituba não será transferida a outra empresa. Com isso, a Boa Viagem está proibida de realizar somente a linha do ônibus que bateu contra a traseira do outro veículo. A Transalvador também anunciou a suspensão dos dois motoristas envolvidos no acidente até o resultado da perícia. 

   
Segunda, 24 de Junho de 2013 - 18:13

Olívia Santana comete gafe e 'mata' Mandela no Twitter

por Rodrigo Aguiar
Olívia Santana comete gafe e 'mata' Mandela no Twitter
A ex-vereadora Olívia Santana (PCdoB) cometeu uma gafe e noticiou no final da tarde desta segunda-feira (24), por meio de seu Twitter, a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. “Salve Nelson Mandela! Se foi com todas as glórias o bastião da resistência negra do século XX”, tuitou a comunista. Segundo o último comunicado feito nesta segunda pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o estado de saúde de Mandela era “crítico”. Contatada pelo Bahia Notícias, Olívia disse que foi informada por uma pessoa do Movimento Negro sobre a “morte” de Mandela. “Estou em Cruz das Almas. Um dos companheiros me avisou. Disse que já estava no Facebook”, disse, ao ser questionada sobre a fonte da notícia. Com isso, a ex-vereadora de Salvador se juntou ao ministro da Cultura chileno Roberto Ampuero e ao tenista espanhol Rafael Nadal, que também “mataram” Mandela pelo Twitter. Alguns minutos depois, a própria Olívia percebeu o equívoco e telefonou para o BN. “É uma notícia falsa que está correndo na internet. Já mandei até retirar do Twitter”, desculpou-se.

   
Segunda, 24 de Junho de 2013 - 18:10

Salvador faz balanço positivo após receber dois jogos

por Paulo Favero | Agência Estado
Salvador faz balanço positivo após receber dois jogos
Fotos: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias | Tiago Melo/ BN
Satisfeito com a participação baiana na primeira fase da Copa das Confederações, Ney Campello, secretário estadual para assuntos de Copa na Bahia, vê um saldo positivo nos dois jogos da Fonte Nova (Nigéria x Uruguai e Itália x Brasil), mas entende que algumas coisas precisam ser aprimoradas para a disputa do terceiro lugar no próximo domingo. "Do que a gente observou na operação do estádio em si, temos de equacionar algumas questões que não necessariamente estão relacionadas ao nosso trabalho", diz. Uma delas é sobre a venda de produtos alimentícios no estádio, que é feita por uma empresa internacional. "O sistema de venda dos quiosques precisa sofrer uma alteração. Para comprar uma bebida ou alimento, tem de entrar na fila cada vez que quiser algo. Nos estádios, a cultura é comprar fichas e depois a pessoa vai progressivamente pegando. No sistema que foi colocado não se pode fazer isso. Assim, cada vez que volta é uma nova fila", explica. Isso foi constatado pela reportagem durante o confronto entre Brasil e Itália. Enormes filas se formaram porque muitas vezes o torcedor queria pagar no cartão e o processo demorava. Campello também observou a avaliação feita pelo Estado. "A Bahia ficou muito satisfeita, na percepção do torcedor ficamos bem colocados e fomos avaliados positivamente pelas pesquisas do Estado. Óbvio que as manifestações fora do estádio trazem um impacto direto para a visibilidade do País. Mas a operação em si dos jogos, e eu circulei por outros estádios, foi muito positiva. Mostramos nossa capacidade para realizar um evento de grandes dimensões."

O executivo lembra que foram quase quatro anos de trabalho e que os baianos foram aprendendo com os erros em outras arenas. "Nós estamos fazendo isso desde que nos constituímos como secretaria, para evitar possíveis falhas. Mas óbvio que por ter sido o estádio que estreou por último na Copa das Confederações, ficamos atentos a alguns aspectos, como falta de água nas arenas, questão de mobilidade e sinalização", diz. Ele comenta que em Salvador houve um resultado excelente em relação à telefonia, mas que a secretaria continua muito atenta porque viu problemas em outras sedes. Agora, para tentar fechar com chave de ouro a participação baiana no torneio, o foco está sendo os preparativos para a disputa do terceiro lugar. Campello admite que haverá uma atenção especial à limpeza, para evitar críticas, e revela que 60% dos ingressos para a partida de domingo, às 13h, já foram vendidos. "E isso sem saber qual será o confronto. Ainda falta um jogo, continuamos trabalhando para alcançar o melhor resultado. Tenho certeza que será uma segunda grande festa. Claro que depois temos coisas a fazer para 2014. Mas posso garantir que a Copa das Confederações foi um teste de fogo, em um contexto de manifestações públicas, e acho que passamos", conclui.

   
Segunda, 24 de Junho de 2013 - 17:50

Arrecadação federal bate recorde em maio e fecha em 5,8%

A arrecadação federal bateu recorde em maio e alcançou o maior índice já registrado para o mês. De acordo com a Receita, a União arrecadou R$ 87,858 bilhões, alta de 5,8% em relação ao mesmo período de 2012, já descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado do ano, o montante de R$ 462,790 bilhões representa elevação de 0,77% na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado, também subtraído o IPCA. Os principais fatores que impulsionaram os números foram o aumento da renda, com crescimento de 12,69% na massa salarial, e a aceleração das vendas, que saltaram 9,1% na mesma comparação. Além da recuperação da indústria, que saiu de uma queda de 3,32% em abril para crescimento de 8,38% em maio.

   
Com o fim do feriado prolongado de São João, a travessia marítima Salvador-Mar Grande registra movimento intenso de retorno nesta segunda-feira (24), informa a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Todas as 13 embarcações do sistema foram colocadas em tráfego para atender os usuários que retornam de localidades na Ilha de Itaparica. As saídas são realizadas a cada 15 minutos, e não como ocorre usualmente, com horários a cada 30 minutos. De acordo com a associação, está previsto para as 20h o final da operação. No entanto, o serviço funcionará enquanto houver demanda de passageiros.

   
Dilma propõe reforma política e defende corrupção como crime hediondo
Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo
A presidente Dilma Rousseff, em reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (24), firmou cinco pactos com governadores e prefeitos de todo o Brasil: responsabilidade fiscal e controle da inflação; reforma política, com combate e aumento das penas à corrupção; além de "salto de qualidade" na mobilidade urbana, educação e saúde. Entre os pontos mais polêmicos, ela sugeriu a instalação de um plebiscito para se convocar uma Assembleia Constituinte para tratar das mudanças e a criação de uma "nova legislação que classifique a corrupção dolosa como crime hediondo, com penas severas". Sobre a melhoria nos transportes, um dos principais pontos requeridos nas manifestações que tomaram o país, a mandatária nacional anunciou que pretende ofertar mais R$ 50 bilhões para investimentos no setor e, a fim de baratear a tarifa de ônibus, disse que o governo federal está disposto a ampliar a desoneração de impostos. Dilma pediu colaboração dos gestores para também diminuirem nos Estados e Municípios a carga de tributos sobre o serviço. Para a educação, a petista defendeu a alfabetização no tempo certo, o investimento em ciência e tecnologia e a valorização do professor. Para tanto, salientou a necessidade de o Congresso aprovar a destinação dos recursos do pré-sal na educação. "Confio que os senhores congressistas aprovarão esse projeto que tramita no Legislativo com urgência constitucional". Sobre a saúde, ela voltou a clamar pela contratação de médicos estrangeiros, com um dado de que o país tem uma das menores taxas de importação dos profissionais no mundo, de 1,79%. Ao comentar a onda de protestos, com a voz embargada, Dilma decretou: "Reafirmo meu compromisso de ajudá-los [manifestantes] no que for necessário para garantir a paz e tranquilidade nas grandes cidades."

   
Segunda, 24 de Junho de 2013 - 17:00

Duas mulheres morrem atropeladas durante protesto em GO

por Marília Assunção | Agência Estado
Pouco antes das 7 horas desta segunda-feira (24), quando interditavam a pista da BR 251, próximo à cidade de Cristalina, município goiano do Entorno do Distrito Federal, duas mulheres acabaram mortas por atropelamento durante um protesto. As vítimas foram atropeladas quando ajudavam a fechar a pista com pneus. Um levantamento preliminar apontou que o motorista de um Gol teria avançado contra o grupo de manifestantes. Ele teria fugido sem prestar socorro às mulheres, que morreram no local. As vítimas ainda não foram identificadas. A manifestação reivindica a legalização de lotes do setor Marajó e melhorias em serviços públicos como infraestrutura, saúde, segurança e transporte. A rodovia liga Cristalina a Unaí (MG), também no entorno do DF. Com esse caso, sobe para quatro o número de mortes ligadas à onda de manifestações pelo País. Na quinta (20), o estudante Marcos Delefrate, de 18 anos, foi atropelado e morto por um motorista que avançou sobre as pessoas que protestavam em Ribeirão Preto. Na sexta (21), morreu em Belém a gari Cleonice Moraes, de 54 anos, que foi intoxicada por gás lacrimogêneo ao tentar fugir da confusão de um protesto.

   
Ministro diz que tarifa zero será discutida 'em outro horizonte de prazo'
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, reconheceu nesta segunda-feira (24) a deficiência do sistema de transporte público brasileiro, após reunião da presidente Dilma Rousseff com integrantes do Movimento Passe Livre, em Brasília. “A qualidade do serviço precisa melhorar. [...] A presidenta colocou de maneira muito clara que é necessário se fazer um investimento em mobilidade para um transporte de qualidade. Não adianta reduzir tarifa e fazer com que o usuário leve o mesmo tempo, por exemplo, para se descolar”, declarou Ribeiro. Em entrevista coletiva concedida, o ministro afirmou que o governo federal tem destinados R$ 88,9 bilhões para investimentos em mobilidade urbana, mas não apresentou maiores detalhes. “Esses R$ 88,9 bilhões são recursos que estão sendo aplicados em obras como metrôs, VLTs e BRTs. Parte dos recursos é de obras selecionadas e que estão sendo contratadas. Outra parte aguarda contratação, mas temos boa parte dos recursos já em andamento – mais de 30 R$ bilhões contratados”, disse. Ribeiro definiu o encontro como amistoso e prometeu a manutenção de um fórum permanente para o debate relacionado à mobilidade urbana. Sobre a tarifa zero reivindicada pelo MPL, o titular da pasta das Cidades afirmou que a discussão será feita “em outro horizonte de prazo”.

   
Segunda, 24 de Junho de 2013 - 16:20

Ladrões arrombam pizzaria no Imbuí, quebram móveis e levam R$ 200

por Evilásio Júnior
A pizzaria Cantinho da Mama, no bairro do Imbuí, em Salvador, foi arrombada nesta segunda-feira (24). O proprietário do restaurante, Jorge Tadeu Pacheco Lauro, relatou ao Bahia Notícias que os bandidos levaram cerca de R$ 200 que estavam no caixa e danificaram móveis "possivelmente em busca de mais dinheiro".  Ele só percebeu os danos por volta das 14h, quando foi ao local para abrir o estabelecimento. Apesar de a queixa ter sido feita logo depois, até as 16h, a polícia ainda não tinha comparecido à área.

   
PRF apreende nove quilos de crack em operação no sudoeste baiano
Foto: Divulgação/ PRF
O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, apreendeu nove quilos de crack com um homem de 29 anos, natural de Vespasiano (MG). De acordo com o acusado, a droga era levada de Belo Horizonte a Recife. A apreensão foi feita por volta das 10h, durante uma operação de combate ao narcotráfico realizada no Km 932 da BR 116, próximo a Encruzilhada. O acusado e a carga foram levados para a Delegacia de Polícia Judiciária de Cândido Sales.