Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sábado, 17 de julho de 2010

Realizado “Conversando com a Escola” em Balsas

O secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, e a equipe técnica da Seduc participaram, nesta sexta-feira (16), do Programa “Conversando com a Escola”, na cidade de Balsas. As Unidades Regionais de Educação (UREs) participantes deste momento foram as de Balsas e de São João dos Patos.

O objetivo do Programa é criar um espaço permanente e sistemático de discussão acerca da situação das escolas públicas estaduais e pensar coletivamente em alternativas e ações para se alcançar o modelo de escola ideal.

No total, 130 gestores, advindos dos 29 municípios que contemplam as duas UREs, participaram do segundo encontro do Programa.

Na parte inicial do encontro, Anselmo Raposo apresentou todos os secretários-adjuntos, gestores e assessores que compõe sua equipe e descreveu as funções que cada um exerce na Seduc.

“Quero que os gestores saibam a quem se dirigir em situações específicas e, por isso, é essencial que conheçam toda a equipe que trabalha diretamente comigo na Secretaria de Educação. Esta aproximação é fundamental”, apontou.

O secretário destacou ainda que, para que a educação no estado chegue à qualidade almejada, é essencial que os gestores tenham compromisso com a escola. “A escola pública do Maranhão têm que dar um salto de qualidade, esta é a hora da mudança”.

Para a gestora da URE de São João dos Patos, Hilda Oliveira, o encontro marca um novo momento para a educação na Região do Sul do Estado e, por conseguinte, para o todo o Maranhão. “Sempre tivemos uma carência de proximidade com o secretário de educação devido à distância da capital e, este Programa é fundamental para criar este elo. A administração da Seduc irá detectar as dificuldades que passamos e nos ajudará a resolver os problemas que as escolas possuem”, disse.

A metodologia do “Conversando com a Escola” se baseia na divisão de quatro grupos temáticos: Infraestrutura e Recursos Pedagógicos; Gestão de Talentos; Ensino com Foco na Qualidade e; Relações Interpessoais. Ao final, um representante de cada grupo expôs os relatórios “da escola que possuem e da escola que querem” ao secretário e sua equipe. Este documento será necessário para o planejamento da Seduc para o ano de 2011.

Anselmo Raposo disse aos gestores que deverão rediscutir tudo o que foi apresentado com os professores e, posteriormente, mandar um novo detalhamento à Secretaria, apontando ações que julgarem prioritárias para as escola. “A Seduc dependerá desses diagnósticos para elaborar o planejamento das escolas, tendo em vista que será a partir das dificuldades reais enfrentadas pelas unidades de ensino que a Seduc poderá tomar decisões, sejam elas emergenciais ou a médio e longo prazo,” acentuou Anselmo.



Materiais de qualidade

Durante o encontro, o secretário de Educação, Anselmo Raposo, afirmou que é necessário que tudo na esfera da educação pública seja de qualidade: da educação aos materiais escolares.

Como exemplo, ele citou as carteiras escolares: “todas as carteiras a serem distribuídas nas unidades de ensino do estado terão o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Educação. Nossos alunos têm que ir para a escola e se sentirem confortáveis, caso contrário, o aprendizado pode ser dificultado”, afirmou Raposo.

Serão entregues 3.500 novas carteiras para as escolas da Regional de Balsas e 1.800 para São João dos Patos.



Municipalização

“Nossa meta é que os municípios assumam, gradualmente, a educação do ensino fundamental e que o estado comece a trabalhar unicamente com um novo modelo de ensino médio” destacou Anselmo Raposo.

Esta nova gestão da Secretaria de Educação preza por um ensino médio em tempo integral e que, sobretudo, forme alunos capacitados e bilíngues. Este projeto de um novo ensino médio deverá ser estendido para todas as unidades regionais do estado.