Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 31 de maio de 2011

Vigilância Sanitária interdita supermercado

Em ação realizada no final da manhã desta segunda-feira, a Vigilância Sanitária de Salvador interditou a loja Iguatemi da rede Atakadão Atakarejo. A interdição ocorreu após inspeção que constatou falta de limpeza de áreas internas, condições inadequadas de armazenamento de alimentos, equipamentos danificados e ausência de climatização específica na área de pré-preparo do restaurante. Por volta das 11h30, os portões que dão acesso a carros e pedestres foram fechados. Apenas os clientes que já estavam no estabelecimento puderam concluir as compras. Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (SMS) informou que a Vigilância Sanitária realizou a vistoria para apurar denúncias de consumidores. As queixas foram recebidas pelo sistema da ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta terça, 31, a Visa realizará uma nova inspeção no supermercado. O objetivo da ação será verificar se aconteceu a regularização das pendências e avaliar as normas higiênico-sanitárias adotadas pelo estabelecimento.

Mulheres fazem vigília contra a violência

Nesta terça-feira, o Movimento de Mulheres da Bahia faz uma vigília pelo fim da violência contra as mulheres. O ato acontece na Estação da Lapa, das 17h30 às 19h30, em Salvador. Apesar da aprovação da Lei Maria da Penha, do Pacto Estadual pelo fim da violência contra as mulheres e outros mecanismos de garantia de direitos ainda é grande o número de mulheres vítimas da violência doméstica, entre outros tipos de agressões. A Bahia figura em 3º lugar, segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), no ranking nacional em número de atendimentos do Ligue 180. Ainda segundo a SPM/PR, de janeiro a dezembro de 2010 foram registrados 734.416 atendimentos, um aumento de 82,8% em relação a 2009 (269.977). Quarenta e sete por cento das usuárias dos serviços de atendimento a vítimas de violência – que em 2010 chegou a 5.302 – possuem nível Fundamental de escolaridade. Dessas, 51,7% tem idade entre 20 e 35 anos; e 58,3% se declaram pardas ou pretas.

Dia Mundial Sem Tabaco tem exame de graça

Nesta terça-feira, Dia Mundial Sem Tabaco, fumantes vão poder fazer de graça o teste de espirometria, que mede a capacidade pulmonar. O exame começa às 8h, na Praça da Piedade, e será realizado para medir a capacidade respiratória de pessoas com mais de 40 anos que fumam. Nos casos em que os exames apresentarem algum tipo de alteração, os pacientes vão ser encaminhados aos centros de referência que fazem tratamento de graça na capital baiana. O atendimento faz parte das atividades da Campanha “Obrigada por não fumar. Sua saúde agradece!”. Durante toda a manhã, atividades educativas também serão realizadas na Praça da Piedade para destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo. As pessoas que quiserem parar de fumar serão encaminhadas para tratamento nas unidades de saúde. De acordo com a Prefeitura, em 2010, cerca de 700 pacientes foram atendidos gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo e 425 deixaram de fumar.

Sem delimitações, parques estão vulneráveis a invasores

Cinco parques de Salvador criados no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), promulgado em 2007, até hoje não tiveram as suas delimitações publicadas pelo prefeito João Henrique Carneiro (PP). Com isso, não há como saber onde começam e terminam as áreas de proteção, o que abre brechas para supostas invasões de limite dos parques das Dunas (Itapuã/Praia do Flamengo), do Povo (antigo Salvador Golf Club, em Cajazeiras), das ilhas dos Frades/ Bom Jesus dos Passos e do Vale Encantado (Patamares). A prefeitura afirma que projetos estão em fase final de conclusão. Com os interesses voltados para os projetos de intervenção urbana para a Copa do Mundo de 2014, a prefeitura prevê, por exemplo, a construção da Avenida Atlântica, que passa pelo Vale Encantado – alvo de polêmica no seio do Conselho de meio Ambiente do Município (Comam). Outro fato é a ampliação do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, projeto da Infraero, que ameaça invadir área do Parque das Dunas.

Acusado por morte de cartunista não pode responder por crime, diz Justiça

Carlos Eduardo Nunes, o assassino confesso do cartunista Glauco Villas Boas e do filho dele foi considerado inimputável pela Justiça Federal do Paraná.
De acordo com o juiz Mateus de Freitas Cavalcanti Costa, o réu deve cumprir pena, de no mínimo, três anos em um hospital psiquiátrico. A decisão foi tomada na sexta-feira (27).

Carlos Eduardo está internado no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele foi preso em março de 2010, na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), dois dias após o assassinato, quando tentava fugir para o Paraguai.

O rapaz, conhecido como Cadu, frequentava a Igreja Céu de Maria, fundada por Glauco, inspirada nos cultos do Santo Daime e matou o cartunista e o filho, na cidade de Osasco (SP).

Ele estava sob efeitos de maconha e haxixie no dia do crime. Cadu também é acusado de três tentativas de homicídio contra agentes federais, roubo, porte de arma com numeração raspada e tortura.

De acordo com o laudo apresentado pelo MP à Justiça, Cadu sofre de esquizofrenia paranoide, e por isso, é não é capaz de compreender a gravidade do ato cometido. A doença, também segundo o laudo, teria sido agravada “por conta do consumo imoderado de substâncias alucinógenas, do fanatismo religioso e da crença no sobrenatural”.

Enquanto os trâmites legais são seguidos para que Cadu seja encaminhado para um hospital psiquiátrico, ele deve permanecer no Complexo Médico Penal. Após o cumprimento da pena, Cadu deverá passar por exames para verificar se ele oferece ou não perigo à sociedade.