Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 27 de junho de 2013

Presidente do PDT baiano defende reforma política com envolvimento de partidos

Presidente do PDT baiano defende reforma política com envolvimento de partidos
Foto: Reprodução
O presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, enviou carta à presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (27), na qual defende uma proposta de reforma política que, segundo o pedetista, “somente será aprovada através de uma mobilização nacional nos moldes das Diretas Já”. No texto, Brust afirma que o atual modelo político é superado e tem gerado graves crises entre os poderes. Ele acredita que a “influência poderosa, maléfica e corruptora do poder econômico no financiamento das campanhas políticas” foi pensada para contrapor o modelo eleitoral que instituiu o título, o voto secreto e a apuração informatizada das urnas. “O processo é o mesmo desde o Império, apenas mudou a forma de alcançar os resultados. Antes o capital mantinha o controle das eleições via qualificação do eleitor. Atualmente, o capital domina o processo eleitoral via compensação financeira”, opina. A solução, para Brust, é o engajamento dos partidos por uma reforma política que contemple o financiamento público das campanhas, o sistema “misto alemão” nas eleições proporcionais e a fidelidade partidária. “Todos sabemos que só há democracia forte com partidos políticos fortes e, neste momento, todos estão fragilizados”, argumenta.

   
Barroso afirma que manifestações no país são um 'símbolo' para sua posse
Novo ministro foi empossado no STF nesta quarta-feira | Foto: STF
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (26), durante a solenidade em que foi empossado no cargo, que as manifestações que aconteceram no país é um “símbolo” para sua posse, por ser a “juventude e o povo na rua, pacificamente pedindo para o país melhorar”. Ele considerou que a instituições devem atender as demandas sociais. “Acho que há demanda social por reforma política, há demanda social pelo fim da corrupção e, portanto, as instituições têm que estar atentas a isso”. Sobre o mensalão, o novo ministro disse que é preciso “virar essa página”. “Temos uma agenda social, uma agenda política, precisamos olhar para frente e avançar”. Ele estudará o processo durante o recesso de julho, participará do julgamento dos recursos interpostos pelos réus condenados. Barroso foi conduzido ao posto pelos ministros Teori Zavascki e Celso de Mello, respectivamente o membro mais novo e mais antigo da Corte. A cantora Ellen Oléria cantou o Hino Nacional no evento. Participaram da posse os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara, Henrique Alves, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o senador José Sarney, ministros aposentados do STF, presidentes de tribunais, além de familiares e amigos de Barroso.

   
Quinta, 27 de Junho de 2013 - 09:00

Coluna A Tarde: Satanás senta ao lado


Nem a “mãe das reformas”, como vaticinou o governador Jaques Wagner, nem o que apressadamente decidiu Dilma Rousseff e seus cavaleiros da távola oval –governadores e prefeitos - na reunião da segunda feira para arranjar uma fórmula de estancar as manifestações nas capitais e cidades do interior do País. O plebiscito para autorizar uma mini-reforma constituição morreu no berço, logo após seu nascimento. Não encontrou respostas, a não ser negativas. Nem na base política da presidente, nem em instituições com a OAB e a CNBB, tampouco, entre os juristas e nos ministros do Supremo. Para os juristas seria melhor, se fosse o caso, um referendo, que seria a aprovação pela população de um projeto já votado no Congresso. Clique aqui para ler na íntegra a coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde desta quinta-feira (27).

   
Quinta, 27 de Junho de 2013 - 08:45

Governador autoriza construção da ponte Ilhéus-Pontal

Governador autoriza construção da ponte Ilhéus-Pontal
Foto: Clodoaldo Ribeiro
O governador Jaques Wagner autoriza na manhã desta quinta-feira (27) a emissão da ordem de serviço, pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), para o início da construção da ponte Ilhéus-Pontal. A obra é um trecho da rodovia BA–001, com 2,24 km de sistema viário e uma nova ponte de 497 metros sobre o Rio Cachoeira. Com investimento orçado em R$ 165,2 milhões, o equipamento deve beneficiar cerca de 176 mil moradores dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una e Itacaré.

   
Estado de saúde de Mandela piora e presidente sul-africano cancela viagem
O estado de saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, piorou nas últimas horas, o que levou o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, a cancelar uma viagem a Maputo, capital de Moçambique, agendada para esta quinta-feira (27). Por meio de comunicado divulgado pela Presidência, o governo disse que os médicos informaram a Zuma que “estão fazendo tudo para garantir o bem-estar” do antigo líder. “Eu sei que os nossos pensamentos e orações são para Nelson Mandela e sua família, assim como para os entes queridos, todos os sul-africanos e para as pessoas que foram inspiradas pela sua vida notável e pelo seu exemplo em todo o mundo”, afirmou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. Mandela foi hospitalizado há quase três semanas, no último dia 8, em Pretória, devido a uma infecção pulmonar.

   
Passam bem os 50 brasileiros que estavam a bordo do navio que pegou fogo na região de Veneza, na Itália. Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Milão, não há registro de feridos no incidente e os turistas não sofreram perdas materiais. De acordo com informações da Agência Brasil, o princípio de incêndio começou na casa de máquinas do navio Zenith, da empresa Pulmantur. O incêndio na embarcação, que levava mais de 2 mil pessoas, aconteceu na terça-feira (25). Passageiros e a tripulação ficaram sem água e energia até a tarde desta quarta (26), quando conseguiram entrar em contato com familiares e amigos. O navio está no Porto de Margueira, em Veneza, e será periciado. Ainda não há informações sobre a causa do incidente.