Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sorocaba sedia evento sobre oportunidades do pré-sal

O Teatro do Sesi de Sorocoba sediou na quarta, 1° de dezembro, a 8ª edição de uma série de eventos pelo Estado sobre as Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural. No encontro, mais de 150 empresários da região tiveram a oportunidade de conhecer os mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do CadFor (Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), formado por nove operadoras internacionais que atuam na atividade petrolífera nacional.

O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo e a ONIP, com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - regionais Sorocaba, Botucatu e Indaiatuba, das prefeituras de Sorocaba, Salto, Tatuí, Botucatu, Itapetininga, Porto Feliz e Itu, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Durante o encontro, especialistas da ONIP, das operadoras do CadFor e da Petrobras apresentaram os mecanismos para participação nos seus cadastros para facilitar a inclusão dos interessados no registro. Segundo um estudo da ONIP, divulgado em agosto de 2010, elaborado pela consultoria internacional Booz & Company, deverão ser investidos, em toda a cadeia da indústria de P&G no Brasil, US$ 400 bilhões nos próximos dez anos.

Foram apresentadas ainda as ações da agência Investe São Paulo para auxiliar empresas interessadas em investir no Estado e as linhas de crédito da agência paulista de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento - que oferece as menores taxas do mercado para capital de giro e investimentos, com juros que chegam a 0,96% ao mês. Além disso, houve palestra sobre as ações do governo do Estado no setor de Petróleo e Gás Natural, e apresentações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Confira aqui as apresentações do evento.

Sobre o Cadfor
Patrocinado pelas operadoras internacionais Anadarko, BG Brasil, Chevron, Devon, El Paso, Shell, Maersk, Repsol e Statoil, o CadFor entrou oficialmente em operação em fevereiro de 2008, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional nos investimentos das empresas associadas. Com uma única inscrição, os fornecedores nacionais têm a vantagem de fazer parte do cadastro, que serve como base de consulta para compra das nove operadoras.
Atualmente, existem 306 empresas cadastradas, enquanto outras 1325 estão em fase de cadastramento. Após os seis primeiros encontros, realizados em São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santos, Piracicaba, Campinas, Sertãozinho, a procura pelo cadastro cresceu cerca de 30%. Os produtos e serviços prioritários para cadastramento estão relacionados às seguintes áreas: calderaria; elétrica; mecânica; equipamentos onshore e subsea; instrumentação; equipamentos de proteção individual; construção, manutenção e reparo naval; instalações e montagens industriais; manutenção industrial; serviços logísticos; apoio marítimo e instrumentação.

Homem que fez ex-mulher refém é baleado e vai para UTI

O ex-guarda municipal Moacir Gonçalves de Oliveira, de 46 anos, passou por uma cirurgia e foi encaminhado em estado grave para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Araçatuba, no interior de São Paulo. Ele foi baleado na cabeça, nesta manhã, após a Polícia Militar (PM) invadir o local onde ele mantinha como refém sua ex-mulher, Márcia Westpal Mello, de 41 anos.Márcia ficou em poder do ex-marido das 11 horas de ontem até as 8h30 de hoje. O Corpo de Bombeiros informou que ela recebeu atendimento médico e passa bem. A vítima não foi ferida.
O ex-guarda chegou no final da manhã de ontem ao Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Araçatuba com uma mochila. Ele entrou na sala onde Márcia estava e trancou a porta. Assustados, os demais funcionários saíram do prédio e acionaram a PM. Oliveira, que estaria inconformado com o fim da união do casal, ameaçou colocar fogo no local e matar Márcia. Ele portava uma arma de fogo e duas garrafas pet com gasolina.
O prédio, localizado na Rua Saldanha Marinho, foi cercado por policiais da 1ª Companhia do 2º Batalhão do Interior e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que tentavam negociar a libertação da refém.