Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sábado, 19 de novembro de 2011

Governador diz que metrô estará, no mínimo, perto da conclusão em 2014

Após ser questionado por este Política Livre, durante a coletiva após o anúncio das verbas para a linha 2 do metrô, sobre se há o risco de haver repetição no que aconteceu com a linha 1 do metrô, agora que foi dito que não há obrigatoriedade de entregar o metrô até o início da Copa, o governador Jaques Wagner (PT) garantiu que, se não estiver pronto, o empreendimento estará quase concluído em 2014. “Eu garanto a você que eu não funciono nessa lógica. Tá aí o viaduto do aeroporto. Tá aí a Via Expressa, que nada tinha a ver com a Copa e que o elemento central dela, que é a Rótula do Abacaxi, a gente concluiu em dois anos. Vamos ter a Via Expressa até, no máximo, o final do ano que vem. Óbvio que tem problemas, que precisa de desapropriação. Eu posso garantir a você, que o metrô, se não estiver entregue, estará muito perto de estar entregue até 2014. Aí é a questão de ter um projeto bom. Eu prefiro gastar um pouco mais de tempo no projeto e no edital. Depois que você starta (sic) a obra financeira, ela vai embora, como está indo a Fonte Nova”, argumentou.


Confusão do cerimonial deixa irritados Dilma e Wagner

Informações chegadas ao Política Livre dão conta que a confusão feita pelo Cerimonial da Presidência em relação ao espaço – considerado pequeno para a importância do anúncio – para convidados e imprensa – que ficou em um verdadeiro cubículo – deixou irritados a presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner. A consequência: diversas cadeiras vazias no espaço, com alguns convidados chegando após o início da solenidade.

Leão diz que Metrosal vai realizar obra do tramo 2 da linha 1 do metrô

O chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, afirmou que o consórcio Metrosal, responsável pela demorada obra do tramo 1 da linha 1 do metrô – que liga a Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi – vai concluir o tramo 2 da linha 1 – da Rótula do Abacaxi à Estação Pirajá. O governo do estado, no entanto, diz que gestão do sistema inteiro do metrô e construção da linha 2 estarão sob responsabilidade da empresa ganhadora da licitação. “Já demos entrada no trabalho que o Exército fez, no levantamento de preço, tudo já tá na mão do TCU”, declarou Leão.


BNDES nega financiamento de quase R$ 5 bi para Usina de Belo Monte

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje, por meio de sua assessoria, que o único valor liberado, até agora, para a Norte Energia S/A – consórcio formado por empresas públicas e privadas para construir e operar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) – foi um empréstimo-ponte no valor de R$ 1 bilhão. A informação contradiz denúncia de que o BNDES já teria celebrado dois contratos com a empresa no total de R$ 4,7 bilhões, como consta em pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que o Banco Central fiscalize todas as operações de crédito do BNDES em favor da Norte Energia S/A. A requisição, feita no final de outubro, estabelece prazo de 90 dias para que o BC conclua o relatório. Consultada a respeito, a assessoria do BC informou que ainda não dispõe de elementos que permitam avaliar o caso. Já a assessoria do BNDES antecipou que o projeto de financiamento do empreendimento continua sob análise. O banco público de fomento não pretende se pronunciar, especificamente, sobre a questão levantada pelo MPF.


União anuncia mais R$ 560 mi para a linha 1 do metrô

O Governo Federal anunciou, além das verbas destinadas para a linha 2 do metrô, R$ 560 milhões para a construção do tramo 2 da linha 1 do metrô – ligando a Rótula do Abacaxi à Estação Pirajá. Questionado durante a entrevista coletiva se não era um absurdo ter a necessidade de mais estes recursos para concluir a obra, o governador Jaques Wagner (PT) ressaltou que “esta obra não começou com o atual prefeito”. “Esta (obra) é uma montanha de equívocos que foi feita por outros que, hoje, sentam na cadeira da crítica. Eu não tô dizendo que foi tudo perfeito no governo atual. Só para lembrar isto tem 10 anos. Ele tem sete. O erro foi ter mudado lá atrás. Acho que está demorando excessivamente. Agora, eu não posso entrar no papel de crítico, porque a obra não está sob a minha gestão. Teve interrupção do TCU”, concluiu. Ele salientou ainda a necessidade de abastecer o metrô com passageiros e, por isso, estar sendo analisado a ligação do metrô até Cajazeiras, que pode ser feito por BRT.