Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 20 de julho de 2010

Governo da Bahia convoca mais 800 jovens do programa Mais Futuro

Com o objetivo de qualificar jovens para o mercado de trabalho, o governo da Bahia, por meio da Secretaria da Administração (Saeb) e apoio das Voluntárias Sociais, vai convocar mais 800 selecionados pelo programa Mais Futuro. Nesta terça-feira (20), gestores de diversas pastas da administração pública estadual receberam orientações e tiraram dúvidas sobre o trabalho que os jovens vão desenvolver nos órgãos.

O secretário da Administração, Manoel Vitório, afirmou que o processo seletivo é realizado pelas Voluntárias Sociais. Ele disse que o foco do programa é oportunizar o acesso ao mercado de trabalho de pessoas entre 14 e 24 anos que encomtram-se em situação de vulnerabilidade social.

“O Mais Futuro contempla as pessoas mais carentes. Observamos que, em especial, os jovens negros e pardos tinham dificuldade de encontrar o primeiro emprego. Estamos capacitando e facilitando o ingresso desse grupo no mercado de trabalho”, explicou Vitório.

A presidente das Voluntárias e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, destacou que o programa é um dos carros-chefe da instituição. A intenção, segundo ela, é aprimorá-lo para alcançar o status de excelência. “É apenas o início. Vamos ultrapassar a marca de mil jovens contratados este ano. Queremos ganhar prêmio com esse programa. Pretendemos ampliar cada vez mais a condição de dar aos jovens um mundo que eles merecem, um futuro melhor”, declarou.

Os jovens trabalham em jornadas diárias de seis horas e são remunerados com salário acima do mínimo. O contrato é de dois anos. Desde que começou o programa, os jovens foram lotados em diferentes órgãos e instituições, a exemplo dos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A estudante Evelin Santos está otimista quanto às possibilidades profissionais. “Para o futuro estarei muito mais capacitada”. E para Thaiane Correia, a oportunidade vai permitir que ela conheça melhor os trabalhos do governo. “Isso nos ajuda a compreender a administração pública”.
Na ocasião, foram assinados convênios com as instituições que vão receber os jovens aprendizes. Na primeira fase, a Saeb agregou 150 jovens nos postos do SAC. Graças ao convênio firmado nesta terça-feira, outros 150 aprendizes vão reforçar o atendimento nos postos.

Sesab terá número de colaboradores ampliado

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) terá o numero de colaboradores ampliado com as novas contratações. “Estamos completando um ano de trabalho com 100 jovens aprendizes que atuam no Hospital Roberto Santos, com resultado muito positivo. A avaliação dos usuários, dos trabalhadores é que eles deram um salto de qualidade em áreas importantes, como recepção, serviços de estatística e arquivo, especialmente no trato direto com os usuários, no primeiro atendimento”, declarou o secretário Jorge Solla.

O novo convênio firmado com a Sesab vai triplicar a atuação dos jovens na área da saúde. Conforme Solla, o engajamento dos jovens chamou a atenção dos demais diretores de hospitais. “Estamos firmando convênio com mais 200 jovens aprendizes que vão atuar no Hospital Geral do Estado, no Hospital Ernesto Simões Filho, no Hospital João Batista Caribé, na Maternidade Tsyla Balbino e no Iperba”, contou.

O processo seletivo foi realizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em setembro de 2008 e o encaminhamento dos jovens aos órgãos segue vários critérios. “Foram inscritos 13 mil jovens e três mil ficaram aptos. Dessa forma, constituímos o banco de aprendizes da Bahia. A partir daí, conforme a demanda das secretarias, vamos encaminhando os jovens por ordem de classificação e considerando o endereço (proximidade com o local de trabalho), atividades escolares, tudo para que o programa não atrapalhe a vida deles enquanto estudantes. Muitos já fazem faculdade”, informou a coordenadora-geral do Mais Futuro, Rita Rios.

No mês de junho, 20 jovens foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA).

“Em andamento, temos seis secretarias que vão receber 65 jovens. Também estamos em fase final do convênio com a Secretaria da Educação para incluir 400 jovens nas escolas. Eles serão capacitados para auxiliar nos laboratórios de informática, nas secretarias e nas bibliotecas. Ao final de dois anos, irão para o mercado de trabalho como técnicos nas áreas que atuaram”, ressaltou Rita Rios.